Qual a melhor vantagem do soft livre? preço ou fonte aberto

36 respostas
R

Preço…

sinceramente, a maior parte dos softs livre que eu uso, eu uso por ser gratuito, apenas um ou outro eu fuço no fonte pra aprender

36 Respostas

J

Oi

Eu acho legal por ser aberto, por vc poder participar e trocar experiencias com outros desenvolvedores, aprender formas diferentes de se fazer uma coisa, ver a cagada que alguns fazem, se alguem copia coisa dos outros, etc, etc, etc…

T+

D

Na minha opinião, o fato de ser aberto é mais do interessante do que ser gratuito, pois há a possibilidade de vc adecoar as suas necessidades. outro fato importante é o de que quando encontrado um bug,este bug é solucionado mais rapidamente, por existirem mais pessoas pensando na correção daquele erro.

C

TP… eu gosto das duas partes!!!

F

Como o micrófilo falou, eu quase nunca olho o fonte…

Deve ser pq ainda não precisei. Por isso a idéia do preço me atrai mais.
Mas vale a idéia do código, pois eu sei que de vários casos em que o código ajudou a adptar o programa para uma melhor solução.

O que eu acho muito legal no mundo do SoftWare Livre, é a comunidade.
Por exemplo aqui no PJ. Quem precisa chega aqui e não fica decepcionado. Tem acesso ao maior suporte que nenhuma corporação, por maior que seja, é capaz de oferecer. Só aqui no PJ são 12500 cadastrados, fazendo aí uma filtragem sobram uns 5000 técnicos que estão dispostos a ajudar uns aos outros. É o maior centro de HelpDesk do mundo!!!

VIVA O PJ!!!

VIVA O OPENSOURCE!!!

E VIVA O JAVA!!! :triunfo: :roto: :banda:

M

o bom do software livre é q eu não preciso correr atráz de crack pra instalar alguma coisa :lol: :lol: :lol:

A

Eu tbm acho q as duas coisas são interessantes, mas pra ser sincero, nunca abri o fonte de um programa q eu uso, para adequar às minhas necessidades, então na verdade, o q mais me atrai é o preço…

M

Não consigo acreditar que alguem, por exemplo, de ixe de comprar o Microsoft Offise (que nao é barato) e use o OpenOffice só pelo código ser aberto. Acho que no minimo aproveitamos as duas partes, nao esquecendo de outras vantagens de utilizar o free.

H

oi,

Existem dois pontos, 
                As empresas
                Os desenvolvedores
     Para as empresas eh bem mais vantagem usar algo open source(ou apenas free) do que software pago :), o desenvolvedor pode aproveitar o source para analizar,pegar experiencia, comparar com seu codigo...etc.

Para um usuario domestico ser open souce nao influencia, oque influencia para ele eh o preco :)

eh oque eu acho…

D

Hehehe, tow com o matheus!!
Realmente ficar correndo atrás de Cracker é muito chato, por ser código aberto não sei, nem por curiosidade abri um para ver!.

B

Lembrem-se: soft livre NÃO quer dizer soft gratuito. O lance do soft livre é que pode ser modificado, então o fato dos fontes passa a ser mais interessante, aliás essa é mesmo a idéia… já rolou um outro tópico sobre isso, mas não me lembro qual…
Valeus! :wink:

F

ah, pra mim o q importa eh o codigo! ser pago ou nao pra mim nem faz diferenca… consigo a maioria dos programas pagos crackeados (ou consigo um serial key de alguem) procurando na internet com algum amigo/parente…

agora eu sou meio curioso, eu gosto de ficar bisbilhotando os codigos dos programas opensource q tenho… mesmo q eu n esteja entendendo muita coisa (como qndo eu inventei de ver os sources do kernel aauhuahauhauhau)… e vi o como isso eh realmente bom a pouco tempo, eu tava dando uma olhada nos codigos do azureus (eh um software livre feito em java, pra qm n conhece), e vi umas coisas bem interecantes q acho q vou implementar em alguns programas meus (nao vou copiar o codigo deles, vou copiar a ideia eehehehe)…

e tem outra coisa tb, mesmo q vc n saiba programar na linguagem q o programa foi feito, ou vc nem viu o codigo, outra pessoa, q esteja um pouco mais interecada pode ver o codigo, e pode fazer melhoras no programa, podendo criar um outro projeto ou mandar pro dono do projeto pra ser implementado, dai VC tb foi beneficiado pelo codigo ser aberto e OUTRA pessoa ter visto o codigo…

R

“Bleeder”:
Lembrem-se: soft livre NÃO quer dizer soft gratuito. O lance do soft livre é que pode ser modificado, então o fato dos fontes passa a ser mais interessante, aliás essa é mesmo a idéia… já rolou um outro tópico sobre isso, mas não me lembro qual…
Valeus! :wink:

99,99% dos softwares livres são gratuitos…

eu acho que esse pessoal que curte pirataria devia deixar de ser egoista e começar a pensar em quem fez o software. imagine se fossem vcs que fizessem o software e começassem a piratear o seu software?

ha pouco tempo atraz eu não pensava assim…
mas agora mudou…
se vc não quer pagar, use software livre

S

“microfilo”:

se vc não quer pagar, use software livre

bom…existe essa questao tb…mas existe a questao de nao poder pagar…mto pouca gente pode dar 800 reais em 1 programa por exemplo…ai qual eh a solucao? pirateia =XX haheheaueuhauheau :grin: :grin:

flws

F

kra, se fosse questao de 5 ou 10 reais, ai tudo bem, mas os kras metem a faca tb! o kra faz o software e depois fica soh copiando e vendendo a uma fortuna e faturando so tendo o trabalho uma vez…

acho um absurdo esses jogos q custam mais de 100 reais… e imagina, eu uso MUITO mais o linux do q o ruwindows, soh tenho o ruwindows pra jogo mesmo, eu q nao vou pagar 600 reais pra usar o software raramente…prefiro piratear mesmo…

J

Hehehe… discussao do caraleo hein?!
hauiehiauhea

nem vou opinar…
mas gostaria de deixar um link de um video auqi para vcs!
http://200.134.10.2/jujo/prodigy90_med.avi

baixem e assistam!

Bem interessante, pode mudar a filosofia de muitas pessoas!

Cya!

S

pois é…eu acho q a maneira certa de se combater a pirataria de soft é baratear os precos…e nao fazer soft livre…msm se eu tivesse o $$ em maos eu jamais daria 600 reais em 1 windows…msm precisando dele… :lol: :lol:

flws

D

Cara eu to com o microfilo nessa… sou contra a piratária. Ta certo q eles praticam uns precos absurdos com relacao a software, mas pirataria naum ta com nada! Existem varios softwares livre, e alguns gratuito (embora nao sejam free, como Jude Take por exemplo) para a gente poder utilizar. É claro q softwares pagos sao relativamente mais simples e intuitivos de se utilizar, mas naum eh tao absurdo aprender a utilizar um software sem janelinhas bonitas heeheh…

R

caramba
se vc não pode ou não quer pagar 100 reias num jogo e 600 num sistema operacional, não use!
pow, se fosse com uma televisão, uma carro, uma bicicleta, sei lah, vc não cometeria um crime para usa-los se vc não pode pagar! pq com software tem que ser diferente

de boa, quem faz tem direito de cobrar qnto quiser
se vc achar muito abusivo, faça como qq outro produto, não compre

e felipe

faça um super-jogo 3d e começe a vende-lo por 10, 15 reais por aí… vamos ver se compensa…

S

“microfilo”:
caramba
se vc não pode ou não quer pagar 100 reias num jogo e 600 num sistema operacional, não use!

ca pra nos…vc usa windows? Se a resposta for sim…vc comprou ele na loja? ehhehehe… :lol: :lol:

F

“microfilo”:
caramba
pow, se fosse com uma televisão, uma carro, uma bicicleta, sei lah, vc não cometeria um crime para usa-los se vc não pode pagar! pq com software tem que ser diferente

de boa, quem faz tem direito de cobrar qnto quiser
se vc achar muito abusivo, faça como qq outro produto, não compre

e felipe

faça um super-jogo 3d e começe a vende-lo por 10, 15 reais por aí… vamos ver se compensa…

kra, eu prefiro roubar do q ser roubado!

e tipo, vc acha q nao compensa verder o jogo por 10, 15 reais? kra, se eles vendessem por esse preco MUITO mais gente iria comprar original, e tb tem outra, eles podem ter custos muito elevados pra produzir o jogo, mais eles soh vao produzir uma vez, depois eles vao soh fazer copias e mais copias… entaum pra eles eh a mesma coisa vender 1 mil de copias a 100 reais ou vender 10 mil de copias a 10 reais…

e eu n cometeria um crime por cusa de uma televisao, bicileta ou etc por um motivo: com o software pirata eu n to dando PREJUISO, eu simplesmente nao estou dando LUCRO, e a mesma coisa q eu NAO ultilizasse… mas uma blicileta, o fabricante, mesmo que esteja tendo um lucro absurdo (q proporcionalmente jamais sera tao grande qndo de um software pago), teve despesas com materia prima, com funcionarios e etc, dai eu estaria dando prejuiso a alguem…

S

pois é…eu concordo com o Felipe…a relacao custo beneficio de 1 software é muuuiiitooo menor do q a relacao custo/beneficio de 1 tv…eu acho q é bem + justo dar 500 reais numa televisao do q 600 num soft…

flwss

J

soh vou dar duas opinioes:

• CS, jogo mais jogado e quanto custa?! 20 reais!!!

• e não acho televisao melhor que software… nem assisto televisao mais… soh uso ela para conectar o note para assistir filme! e olha la ainda!

Tudo tem sua relação custo benefício, e sempre será relativo!!!

E pra que essa discussão?! Ridículo!
O meu time eh melhor que o seu! Gnome, é melhor que KDE. Grub é melhor que LILO! Office 2003 nao faz nada a mais que o 2000! OpenOffice ta batendo o MSOffice?!

Ta e dai?! É tudo relativo… é uma discussão que nunca chegará a uma conclusão descente, e que tenha valido o tempo!

Abraço!

F

CS eu tenho original aki!!! foi meu irmao q compro mais como agora ele ta fazendo faculdade em outra cidade e o pc q ele tem lah eh lerdo e nao roda, agora eh meu :lol: :lol: :lol:

20 reais jah ta um bom preco pra um jogo… se fosse tudo 20 reais eu ateh pagava (como meu irmao pagou o CS)…

F

O único incoveniente de Software Livre gratuito é que pra nós (do ramo da informática) é simples aprender a usar, mas e pra quem não vive de informática, é apenas usuário? Fica dependendo em muitos casos de um técnico pra realizar a maioria das tarefas.

Esse é o único incoveniente de se usar Software Livre.

F

“feliperod”:
O único incoveniente de Software Livre gratuito é que pra nós (do ramo da informática) é simples aprender a usar, mas e pra quem não vive de informática, é apenas usuário? Fica dependendo em muitos casos de um técnico pra realizar a maioria das tarefas.

Esse é o único incoveniente de se usar Software Livre.

eu acho isso uma vantagem… esse eh o nosso ganha pao :grin: :grin: :grin:
alem de oportunidade de trabalhar fazendo programas, podemos estar modificando ou dando suporte tecnico pro usuario…

R

“Felipe”:

e tipo, vc acha q nao compensa verder o jogo por 10, 15 reais? kra, se eles vendessem por esse preco MUITO mais gente iria comprar original, e tb tem outra, eles podem ter custos muito elevados pra produzir o jogo, mais eles soh vao produzir uma vez, depois eles vao soh fazer copias e mais copias… entaum pra eles eh a mesma coisa vender 1 mil de copias a 100 reais ou vender 10 mil de copias a 10 reais…

e eu n cometeria um crime por cusa de uma televisao, bicileta ou etc por um motivo: com o software pirata eu n to dando PREJUISO, eu simplesmente nao estou dando LUCRO, e a mesma coisa q eu NAO ultilizasse… mas uma blicileta, o fabricante, mesmo que esteja tendo um lucro absurdo (q proporcionalmente jamais sera tao grande qndo de um software pago), teve despesas com materia prima, com funcionarios e etc, dai eu estaria dando prejuiso a alguem…

cara, se a empresa por preços altos atrapalha a venda, azar dela
pirataria é ilegal e imoral

embora vc não esteja dando prejuizo a empresa, tenho certeza que a empresa não gostaria de saber que vc esta usando o software pirata

e vc acha que não custa fazer um software!!! caramba!!!

repito: pirataria é ilegal e imoral!
se vc tiver alguma conciencia ou moral, vc vai entender isso

o elevado custo impede que vc use um software original, e a empresa que fez o software que perde com isso? azar da empresa, não suje as suas mãos com isso

alias, vc fala tanto de linux, linux e linux, saiba que o pior inimigo do linux é o windows pirata

vc que prega tanto o software livre, etc, deveria então usar um software livre. pois um dia vc vai trabalhar de verdade e aí então vc não vai ter como usar softwares piratas, ou corre risco de levar uma puta multa, que eu acho injusta, mas tudo bem…

S

ei microfilo ca pra nos…vc comprou o original de todos os programas q usou?

F

“microfilo”:
“Felipe”:

cara, se a empresa por preços altos atrapalha a venda, azar dela
pirataria é ilegal e imoral

embora vc não esteja dando prejuizo a empresa, tenho certeza que a empresa não gostaria de saber que vc esta usando o software pirata

e vc acha que não custa fazer um software!!! caramba!!!

repito: pirataria é ilegal e imoral!
se vc tiver alguma conciencia ou moral, vc vai entender isso

o elevado custo impede que vc use um software original, e a empresa que fez o software que perde com isso? azar da empresa, não suje as suas mãos com isso

alias, vc fala tanto de linux, linux e linux, saiba que o pior inimigo do linux é o windows pirata

vc que prega tanto o software livre, etc, deveria então usar um software livre. pois um dia vc vai trabalhar de verdade e aí então vc não vai ter como usar softwares piratas, ou corre risco de levar uma puta multa, que eu acho injusta, mas tudo bem…

claro q custa fazer um software, soh q eles vao ter q fazer uma unica vez, em pouquissimo tempo se cobre os gastos e o q vier em seguida eh lucro…

e tipo, eu USO software livre, eu tenho mais softwares livres do que piratas, e os queeu tenho de pirata, a maioria eu quase nao uso (tem uns q eu instalei e nem usei, ou usei soh uma ou duas vezes e depois n precisei mais), vc acha q vale a pena pagar uma facada pra raramente usar o software?

no linux aki nao tem um unico software pirata, soh o ruwindows q tem os piratas, pq o ruwindows eu uso soh pra jogo e pra software q n roda em linux, qnto aos jogos, eu ateh q tenho alguns originais, alguns soh tenho pq me deram, pq se fosse com meu dinheiro eu n pagava nem morto, e os outros programas, alguns nem executei, alias, tem muitos q eu tenho em CD e nem instalei, e os outros se eu executei 3 vezes foi muito…

no linux, eu n uso nenhum software pirata ou pago, sao todos gratuitos (alguns sao ateh de codigo fechado, mas sao gratuitos), a grande maioria eh livre, e acho q todos jah sabem q eu quase nao uso o ruwindows…

o que eu quis dizer nao minha primeira mensagem, foi q o q me atrai no software livre eh o codigo aberto, pq se eu quiser um software livre q eh pago, eu tb vou tentar conseguir de graca, apesar q vai ser uma copia legal (segundo a licensa GPL, o usuario eh livre pra redistribuir o software desde q seja acompanhado pelo codigo (ou informe onde consegui-lo) e com uma copia da licensa)…

mas agora, nao me venha com esse papo de “pirataria eh ilegal” ou “pirataria eh imoral”, pq eu duvido q nao tenha um unico software pirateado no seu computador, duvido q vc nunca tenha baixado uma musica na internet, duvido q vc nunca tenha feito nada de ilegal…

R

EU não uso nem instalo softwares piratas em meu computador…

o pessoal usa apenas o Photoshop pirata, mas eu não uso nem compro nem instalo softwares piratas adoidado…

se software livre é tão bom, pq usar softwares piratas???

F

“microfilo”:
EU não uso nem instalo softwares piratas em meu computador…

o pessoal usa apenas o Photoshop pirata, mas eu não uso nem compro nem instalo softwares piratas adoidado…

entaum vc deveria convencelos a comprar jah como vc eh tao “correto”…
e antes de comecar a usar o linux vc usava o ruwindows, ele eh original? duvido…

e o topico nao eh pra decidir qual eh melhor, e sim qual a vantagem do software livre, depenendo do q vc precisa vc soh vai encontrar algo bom software livre ou soh vai encontrar software proprietario…

e caso vc n saiba, existem bastante softwares proprietarios gratis tb, soh q eh muito mais dificil um software com codigo fechado, q nao seja feito por uma empresa, ter alguma qualidade do que um software livre, pois com o software fechado a(s) pessoa(s) que fazem o software vao estar sozinhas, agora no software livre qquer um pode dar uma olhada no codigo e fazer sua contribuicao…

S

q nada…eu axo q nao tem nada d+ se usar softs Piratex.ehhee…quem de nos aki tem o $$ suficiente pra dar nos programas q precisa…imagina ai se alguem de nos precisa comprar 1 Photoshop, Corel Draw, JBuilder etc…nao da msm…eu ainda nao vi 1 cd original do windows XP…hehehehe quem tiver 1 ai me manda 1 foto…eheheh :lol: :lol:

D

hahahaha… é verdade… tb nunca vi um CD original do windows XP…
o máximo q ja vi é desses q vem qdo compra um pc… mas aí nao vale…

o q ta na moda agora é q as lojas tao vendendo computadores sem SO, pra baratear no preço… e alguns casos os PCs estao vindo com Linux Kurumin… meu amigo comprou um computador assim assim… pq o preço do computador era mais de 500 reais mais barato com o Linux… e em vez dele gastar uma puta grana com o windows, ele comprou uma puta placa 3D! hehehe…
só q chegando em casa ele detonou as partições linux e mandou ver num WinXP piratao… hehehe… fazer o q… hehehe

ah! tem outra coisa… mtas lojas vendem computadores com windows pirata ja…
achei mto boa dessa outra loja entregar os PCs com o Kurumin instalado…

outra coisa… ridículo esse tema desse tópico… como o jujo disse:

“jujo”:
O meu time eh melhor que o seu! Gnome, é melhor que KDE. Grub é melhor que LILO! Office 2003 nao faz nada a mais que o 2000! OpenOffice ta batendo o MSOffice?!

Ta e dai?! É tudo relativo… é uma discussão que nunca chegará a uma conclusão descente, e que tenha valido o tempo!

flw!
abraços!

R

ridículo é essa sua atitude de ricularizar esse tópico
a intenção dele era descobrir pq o pessoal usa softwares livres e não promover a pirataria

devido a falta de ética de certos cidadãos, tivemos essa discução

S

“microfilo”:

ridículo é essa sua atitude de ricularizar esse tópico
a intenção dele era descobrir pq o pessoal usa softwares livres e não promover a pirataria

devido a falta de ética de certos cidadãos, tivemos essa discução

meu irmao cara…sem querer botar lenha na fogueira(mas ja botando)…microfilo vc eh um dos caras(se nao o unico) que é mais ignorante aqui no PJ…certa vez vc veio com 1 certo preconceito so pq eu moro em Campina Grande…mermao cara relaxe…com qq coisa vc ja quer comprar briga…q ninguem quer ridicularizar ninguem aqui nao…e ninguem aki quer apoiar a pirataria nao, todos aqui sabem muito bem que é errado, mas cada um faz o que pode, se nao pode dar 600 reais no windows, compra 1 pirata :grin: mermao…tente relaxar e ser mais tolerante com a galera aqui, e com o que voce fala. Ok???

flws

R

vou entender que vc escrever seu post sem pensar antes de falar em um momento de fraqueza…

B

Para acalmar os ânimos, leiam esse link, é interessante…
http://lie-br.conectiva.com.br/licenca_gnu.html"

:wink:

…be cool… :cool:

Criado 8 de novembro de 2004
Ultima resposta 18 de nov. de 2004
Respostas 36
Participantes 16