Qual a versão do linux, que vocês recomendam para utilizar em casa?
Para um usuário que deseja utilizar o OpenOffice.org, Gimp e desenvolver pequenos programs em Java.
A versão Gento 2005.0 que está na revista Linux Magazine 9 deste mês é boa ?
Qual a melhor versão do linux para utilizar em casa?
21 Respostas
Para quem está começando sugiro:
Debian-br-cdd
Kurumin
http://www.fedora.org.br
Eu utilizo o Debian…
A distribuição que vem ganhando destaque para ambiente domestico brasileiro é o
Debian-BR-CDD 1.0 …
Sou um fã do Debian 
Ecomo fã, recomendo o Kurumin, o Debian-br 1.0 pre 5, BigLinux, Kalango, e mais recetemente e altamente recomendável o Ubuntu ou Kubuntu os quais você pode pedir cds de graça pelo site www.ubuntu.com .
Todos baseados no Debian, diga-se de passagem.
Eu usei o Mandrake 10 e o SuSE 9.1 aqui em casa e achei os dois bem tranquilos (mais tranquilos de instalar que o windows, inclusive)
Só que se vc for instalar o SuSE tem q tomar cuidado; a versão “personal” dele não vem nem com gcc, então é um saco pra fazer a instalação dos requisitos mínimos pra qualquer programa…mas depois disso é tranquilinho 
Eu amo o gentoo
Debian na veia!!! :lol: :lol: :lol:
Alguém pode me explicar o que tem de tão especial nesse Ubuntu que eu tanto odiei!??
Suse 9.3 ta muito 10!!! 
E o que você não gostou nele?
Caramba, nunca achei tão fácil usar um Linux antes… Ubuntu é legal porque é simples. E tem apt-get. 
[]'s
Que tal se explicar primeiro? Pq vc “tanto odiou”?
Eu sou fã do Slackware!
Utilizo o slackware 10 em casa… e é da hora compilar o postgre + mysql tudo na unha…!
Mas viu… como recomendado em outras threads, hoje comprei a revista que vem com o cd do Ubuntu 4. algumas coisa!
Vou experimentar ele e ver se funca da hora! Caso funcione bém, vou ver se ele realmente vale a pena para substituir meu querido slackware, ou se eu deixo ele para os usuário comuns lá de casa usar ele, enquanto eu desenolvo no Slack!
Só uma coisa… peguei o cd na revista Linux Magazine… não sei se é deste mês ou mês passado… sacho que a revista é a número 9!
Abraços!
Thiago
E quanto à pergunta:
Gentoo Linux is proud to bring you the long awaited Gentoo Linux 2005.0 release!This release has had a few setbacks including a complete security rebuild, but with the help of the many teams within the Gentoo developer community, we believe that this release will be one of the best that we have ever had.
This release includes new installation media from Alpha, AMD64, PPC, PPC64, SPARC, and x86 and includes stages for IA64 and SPARC32. Please check out our mirrors to find the closest one to you. As with 2004.3, you will be able to download optimized PackageCD images for x86 and PPC via our bittorrent server, and also our “unofficial” secondary bittorrent server, provided by Friends of Gentoo e.V. in Germany.
sei lah, pra mim não tem nada demais…
se for por facilidade de uso, tem o kurumin 3.1 (a partir da 3.21 da pau no cliente dhcp…)
sei lah, pra mim não tem nada demais…
se for por facilidade de uso, tem o kurumin 3.1 (a partir da 3.21 da pau no cliente dhcp…)
pau dhcp? nunca tive problemas 
O Ubuntu é igual o kurumin, só que existe uma comunidade por tras cuidando dele e não ó uma pessoa 
Além das otimizações dos pacotes debian para o ubuntu, todos os pacotes que estão no repositório do debian, tem no ubuntu.
E o mais legal é existir um grupo que disponibiliza o java para ubuntu, que na da mais é o pacote da sun em .deb, algo que o kurumin não fez, tá qualquer um poderia fazer, então pq não fez? licenças? bah…
Qualquer usuário comum pode simplesmente usar o apt-get e ter java instalado na máquina para desenvolver.
versões 1.4 e 5
[]s
O Kurumin 4 em casa não deu nada de errado com o dhcp não…
E o Ubuntu eu não gostei muito só por ter umas dificuldades em algumas tentativas de customização, mas também não insisti, to tentando pegar o Kubuntu (também não gosto do Gnome, fazer o que, isso é pessoal de cada um
)
Mas realmente, nas varias distros que já testei, as Debian-based são as mais tranquilas pra ter em casa e a família usar.
Se bem que pra instalar e esquecer falta ainda algo do tipo um script que faça de tempo em tempo o apt-get upgrade, mas com dialogs e que de a opção da pessoa escolher o que prefere no momento (update all, escolher, deixar pra próxima, etc)
Pra quem prefere o KDE existe uma versão do Ubuntu pra ele:
Fedora Core 3
muito bom, e agora tá saindo do forno o core 4 
Para iniciantes acredito que a melhor opção seja o Linux Kurumin:
http://www.guiadohardware.net/kurumin/
O Carlos Morimoto tem feito um trabalho excelente criando diversos
scripts e melhorias em cima do Knoppix; sem falar nos seus projetos
paralelos, como o Kurumin Games.
A versão 4.2 tá bem interessante, assim como a 5 beta.
As ISOs podem ser baixadas daqui: http://fisica.ufpr.br/kurumin/
fedora