Editado para evitar exposição.
Qual a pior faceta de um gerente de projetos?
15 Respostas
Agora, eu que já tinha viagem marcada para o feriadão desde julho, não vou poder vir no fds e não vou desmarcar a viagem nem fodendo, e é capaz de ficar com fama de não comprometido ainda.
Meus parabéns, você passou a ser o mais novo alvo a não vestir a camisa 
pelo que li do seu depoimento, até entendo, e você não tem culpa da gerencia ineficaz, e eu acho que assim, o cara que definiu os prazos, e pra mim ele que se vire auhauhuha.
Cada situação é uma situação, como vc compreende a situação da empresa, ela também deveria compreender a sua.
Gerente de projeto sem uma ferramenta de gestão, onde possa definir as prioridades e prazos de forma planejada sem esses atropelos… Até quando?
Não tô falando de planejar a década inteira. É colocar numa lista o que há para fazer (com prioridades) e detalhar periodicamente (quinzenalmente) as tarefas para o período seguinte… Por que é tão difícil?
SCRUM, tão simples que ninguém acredita!
Quem define os prazos normalmente são os clientes, mas o gerente tem responsabilidade em ajudar a definir, pois o cliente pensa no seu problema, o gerente deve pensar na equipe como um todo, e saber definir os prazos.
Agora, eu que já tinha viagem marcada para o feriadão desde julho, não vou poder vir no fds e não vou desmarcar a viagem nem fodendo, e é capaz de ficar com fama de não comprometido ainda.
Sim ficará com essa fama, mesmo porque se você não aceitar fazer (e tem todo o direito disso) outros (estagiários) aceitarão
abs
Gerente de projeto sem uma ferramenta de gestão, onde possa definir as prioridades e prazos de forma planejada sem esses atropelos… Até quando?
Não tô falando de planejar a década inteira. É colocar numa lista o que há para fazer (com prioridades) e detalhar periodicamente (quinzenalmente) as tarefas para o período seguinte… Por que é tão difícil?SCRUM, tão simples que ninguém acredita!
x__________________
Sabe o que mais chateia velho, se fosse um gerente formado em administração de empresas eu até entenderia.
Problema é cara com muitos anos de experiência na área técnica simplesmente “esquecer” (conforme sua conveniência é claro) como as coisas funcionam.
Sabe o que mais chateia velho, se fosse um gerente formado em administração de empresas eu até entenderia.Problema é cara com muitos anos de experiência na área técnica simplesmente “esquecer” (conforme sua conveniência é claro) como as coisas funcionam.
Cara… isso realmente é OSSO…
é aquela coisa do tipo “Pobre que luta contra a desigualdade social” e quando fica rico passa a odiar os Pobres
Sabe o que mais chateia velho, se fosse um gerente formado em administração de empresas eu até entenderia.Problema é cara com muitos anos de experiência na área técnica simplesmente “esquecer” (conforme sua conveniência é claro) como as coisas funcionam.
Cara… isso realmente é OSSO…
é aquela coisa do tipo “Pobre que luta contra a desigualdade social” e quando fica rico passa a odiar os Pobres
Isso me lembra um certo molusco que virou presidente de um país em desenvolvimento auhauhuhauha
O cliente define as prioridades
O time informa o prazo (horas / programadores)
O gerente equilibra as necessidades e supervisiona a lista de tarefas
O cliente define as prioridades
O time informa o prazo (horas / programadores)
O gerente equilibra as necessidades e supervisiona a lista de tarefas
Talvez não tenha sido claro quando fiz minha afirmação, o gerente não pode passar por cima da necessidade do cliente, se o cliente precisa de uma alteração em um regra em 15 dias, isso pode ser inadiável, e não gerente que consiga alterar isso, é uma necessidade fundamental para o cliente.
o Gerente que é quem normalmente define os prazos deve ter uma visão ampla e saber o que a equipe está desenvolvendo para saber dizer pro cliente um prazo, e lembrar o cliente que esse prazo pode variar.
Bem vindo ao clube… :twisted:
cada caso é um caso…
pela experiencia que tenho em TI isso pode acontecer em qualquer lugar com qquer um… então a solução para a maioria dos problemas é negociação e conversa madura
[] 's
Depois do desabafo, vou editar meu post por uma questão de exposição, acho que todo mundo já leu o tópico, a discussão pode continuar numa boa.
Acho que o que mais falta nos gerentes de projeto são duas coisas:
a) Capacidade de lidar com a pressão, e não te repassar todas as reprimendas que ele mesmo sofre. Gerentes sem isso fazem pedidos esquizofrênicos. Quando falam com o cliente, reclamam para os programadores sobre qualidade. Quando falam com o chefe, sobre prazo. Quando falam com o gerente financeiro, sobre custo. Aí você fica naquela de “poxa, o cara quer em pouco tempo, sem recursos e com alta qualidade?” Um bom gerente tem uma visão clara de como ele mesmo balanceou essas três caraterísticas e evita repassar cobranças fora de sua visão.
b) Peito. Um bom gerente de projetos deve saber defender as equipes e se posicionar quando é cobrado mediante a uma decisão tomada. Deve ser capaz de lidar com histórico, e se defender. Deve saber quando dizer não a um pedido, se ele for feito fora de condições cumpríveis pela equipe. Deve ser capaz de negociar com sua chefia prazos e condições. E deve ter hombridade de assumir, de vez enquando, seja para a sua equipe ou para a chefia, que a decisão tomada não foi a melhor. Infelizmente, não acertamos sempre.
É muito difícil ser gerente de projetos. Claro que somado a isso o caboclo ainda tem que ter organização e comunicação. Mas isso muitos gerentes tem, embora sem os quesitos acima, acaba sendo para comunicar mudanças de cronograma e repassar broncas dos mais diversos lados.
Acho que o que mais falta nos gerentes de projeto são duas coisas:a) Capacidade de lidar com a pressão, e não te repassar todas as reprimendas que ele mesmo sofre. Gerentes sem isso fazem pedidos esquizofrênicos. (…)
b) Deve saber quando dizer não a um pedido, se ele for feito fora de condições cumpríveis pela equipe (…)
Gerente sem essas capacidades é o que mais tem por aí… Eles acham que podem ficar startando threads em cada profissional da equipe, para lidar com as inúmeras ordens simultaneamente.
Passei por um caso bem extremo no tempo em que trabalhava como analista de suporte.
Sempre que alguém (diretor, cliente) ligava pra o gerente pedindo alguma coisa ele levantava a cabeça… dava uma olhadinha em volta… aí escolhia alguém aleatoriamente e dava a ordem. As vezes calhava de ser a mesma pessoa várias vezes seguidas em poucos minutos hehe
Teve até ocasião que ele mandou um colega ir a uma reunião no cliente e ao mesmo tempo instalar linux em um dos nossos servidores. Ficou bravo quando o cara disse que não dava.