Qual a real utilidade das Collections?

Fala galera, seguinte, estou estudando Collections e me veio a dúvida.

Pra que usar elas.

Ex.: se posso fazer tudo que elas fazem no sql do banco?

Qual a utilidade delas alem de fazer o agrupamento de objetos?

Por que preciso aprender a usar uma chave Phillips quando posso usar só uma chave de fenda?

Nunca aprenda apenas uma coisa (por exemplo, SQL) achando que ela resolve tudo.

A essência de aprender é aprender sobre tudo e esquecer seletivamente; não tente aprender “só o que você precisa”, porque na verdade você não sabe o que vai precisar.

Não tem mta coisa, mas soh pra t mostrar aew…

http://www.ibm.com/developerworks/br/java/library/j-5things2/index.html Cinco coisas que você não sabia sobre… a API de Coleções Java, Parte 1
http://www.ibm.com/developerworks/br/java/library/j-5things3/j-5things3.html Cinco coisas que você não sabia sobre… a API de Coleções Java, Parte 2

aprender uma coisa sem saber quando vai usar é ruim mesmo,

1- pense em fazer uma aplicação sem banco de dados que grava tudo em memória. (jogos, matematico, conversores, parsers, apis)

2- usando collections os objetos ficam ali guardados, referênciados, ja com seus tipos, com um get você pega o objeto,

3- imagina eu ficar escrevendo SQL lendo resultSet e convertendo tipo a tipo no JSP ou na tela swing ali tudo junto e desorganizado.

4- pra mim falar em não usar collections é a mesma coisa de dizer não use vetores!

5- collections te ajudam em vários tipos de estruturas de dados. e te facilitam a vida.

Pra que aprender Banco de dados se posso salvar em arquivo…

faça um classe simples chamada Menu.

cada item do menu tem cod|descrição|subMenus

usarei essa classe em vários sistemas com banco de dados diversos, para usá-la faço assim:

[code]new menu(1,“inicio”);

menu.addMenu(new menu(11,“cap 1”);

menu.addItem(“aqui apenas um item”);

menu.getIMenu(11).addItem(new menu(111.“cap 1.1”);[/code]