Boa Tarde Pessoal
Estou no meio do desenvolvimento de um sistema, um projeto pessoal, e queria que eu pudesse reutilizar facilmente esse mesmo sistema com o mínimo de alterações para outros futuros clientes também.
Como não tenho muita noção do que vou encontrar por aí, até agora desenvolvi as telas me baseando em uma resolução de 800 x 600, que eu penso ser o mínimo da maioria dos computadores.
Trabalhar em uma resolução baixa assim, gera algumas limitações quanto a quantidade de componentes em uma mesma tela, as vezes é necessário um pouco mais de espaço para acrescentar informações importantes sem deixar tudo “amontoado” na tela.
Alguém sabe se eu poderia trabalhar com resoluções maiores?
Obrigado pela atenção.
Olha, 800x600 realmente vai rodar em qualquer computador, mas acho meio antiquado já. Fica bem feio…
Acho que um padrão que dá pra se basear hoje em dia é 1024x768. Todo computador consegue rodar. Tenho em casa um monitor tubão ligado num PC com uma GeForce 2 de 2003, que roda 1024x768 tranquilamente.
Se for Web, dá uma olhada em design responsivo.
Se for desktop você pode usar uma arquitetura MVC pra separar a interface do resto do sistema e criar uma interface pra cada resolução que resolver suportar.
[quote=Mendigo_do_Futuro]Boa Tarde Pessoal
Estou no meio do desenvolvimento de um sistema, um projeto pessoal, e queria que eu pudesse reutilizar facilmente esse mesmo sistema com o mínimo de alterações para outros futuros clientes também.
Como não tenho muita noção do que vou encontrar por aí, até agora desenvolvi as telas me baseando em uma resolução de 800 x 600, que eu penso ser o mínimo da maioria dos computadores.
Trabalhar em uma resolução baixa assim, gera algumas limitações quanto a quantidade de componentes em uma mesma tela, as vezes é necessário um pouco mais de espaço para acrescentar informações importantes sem deixar tudo “amontoado” na tela.
Alguém sabe se eu poderia trabalhar com resoluções maiores?
Obrigado pela atenção.[/quote]
isso não me afeta pq trabalho mais com formularios.
os formularios tem um padrão:
width de 550px e o resto é preenchido pela tabela.
Se o teu sistema for web você precisa considerar ainda que usuários podem acessá-lo por meio de tablets e smartphones, e, neste caso, você realmente vai precisar suportar resoluções bastante baixas. Não é tão complicado, o natanaelv já mencionou sobre design responsivo. Dê uma olhada em como o framework bootstrap lida com isto:
Você usa um modelo de grid, numa resolução alta você pode ter várias colunas dispostas horizontalmente. Em resoluções baixas elas ficam dispostas verticalmente.
[quote=wagnerfrancisco]Se o teu sistema for web você precisa considerar ainda que usuários podem acessá-lo por meio de tablets e smartphones, e, neste caso, você realmente vai precisar suportar resoluções bastante baixas. Não é tão complicado, o natanaelv já mencionou sobre design responsivo. Dê uma olhada em como o framework bootstrap lida com isto:
Você usa um modelo de grid, numa resolução alta você pode ter várias colunas dispostas horizontalmente. Em resoluções baixas elas ficam dispostas verticalmente.[/quote]
Utilizei bootstrap em um projeto recente e achei fantástico. Recomendo.