Qual a solução mais simples e não (tão) intrusiva para problema de escopo em aplicações JSF

Estou usando JSF (richfaces + spring injetando até os managedbeans) e normalmente utilizo duas ou mais páginas e para manter os valores eu declaro os beans todos de “session” e não gosto disso. Procurei na Net soluções para “esse problema”. Econtrei (mas não testei) o spring annotation module jsf e também li (pouco) sobre o jboss seam e seu escopo conversasional. Vi e testei o t:save e deu muitos problemas. (além de exigir ou implementar serializable ou bean handler… algo assim)
ps: eu uso o spring (DelegatingVariableResolver) para resolver meus beans, talvez isso tenha alguma importância sobre qual solução seria mais “fácil”.

então o que gostaria, finalmente, era saber qual desses seria a opção menos dramatica… e se possível um exemplo simples de uso desse ou link.

No mais obrigadão.

Como você usa o RichFaces você pode optar pelo keepAlive do a4j passando apenas o nome do MBean, ele tem a duração maior que o request porém menor que o session

eu tentei fazer isso em duas paginas… (listar e editar) porém ele não manteve o bean… a primeira tela listou e escolhi um item para editar e fui normalment pra outra tela, mas na outra tela quando fui salvar deu null pointer nas propriedades… tem que fazer algo além de colocar a tag?