Sempre trabalhei com a arquitetura MVC ( Struts ) e na camada view uso JSP + EL, estou estudando webwork por curiosidade própria, e vi que ele faz uso do freemarker, implementei alguns exemplos mas não vi nenhuma vantagem, ele faz o mesmo que o jsp + EL faz, gostaria de um motivo forte para usar esses frameworks de view, já que visam tanto a produtividade.
oi daniel
antigamente velocity e freemarker eram tremendamente superiores ao JSP pois não havia EL (quando não havia JSTL então, era incomparavel).
Hoje em dia tem o EL, e tem ate o ELResolver que da para voce customizar como parsear a expression language.
Mesmo assim, dado um List, nao podemos pegar o tamanho de uma lista com ${x.size} nem o ultimo elemento com ${x.get(x.size - 1)}, que é facilmente feito com Velocity ou freemarker (obviamente no JSP podemos criar .tags, usar fn:length, etc, mas não fica tao simples e direto). Algumas pessoas argumentam que escrever ${x.get(x.size - 1)} é muita logica dentro da camada de visualização.
Ja que hoje em dia o JSP+EL nu e cru é “quase tao bom” (contestavel) como Velocity e Freemarker, o pessoal acaba preferindo ficar com o padrão.
Há… entendi, é realmente com ( jsp + el + jstl ) não vi vantagem em usar framework de view.
Me diz uma coisa Paulo eu sempre usei Struts 1.x , e acho que ele da conta do serviço, vc acha que o mercado vai ou esta adotando outro framework mvc para novos projetos ?
Ouvi falar tão bem do webwork que ele é mais facil para implementar conjuntos de testes pois não depende da interface de servles como o struts…etc…
O struts 2 é baseado no webwork ?
Abs.
Ola Daniel
Os frameworks baseados em action estao muito divididos no mercado (felizmente ou infelizmente?). Existem varias opcoes muito famosas: spring mvc, struts 2 (que adotou muita coisa do webwork), etc. Eu sou suspeito pra falar, mas diria pra vocer dar uma olhada no www.vraptor.com.br
abracos
apesar de certa inexperiencia no assunto acho que da pra eu dar meu pitaco… =p