Qual ambiente ideal para o desenvolvimento descentralizado?

Gostaria de uma ajuda para definir um padrão de trabalho no desenvolvimento de aplicações web, analisei várias possibilidades, mas cada uma esbarra em algum inconveniente.

1.) O design das páginas será executado em Adobe Dreamweaver por um designer.

2.) O perfil das aplicações será baseado em cadastro e manutenção no estilo master/detail

3.) Qual a melhor forma de persistência ?

Sendo assim, existe a possibilidade da utilização de jsf ? Enfim, como é um ponto de decisão e a coisa ficou um tanto truncada, solicito à comunidade uma orientação sobre o assunto.

Obs: Na solução eu gostaria de códigos limpos e fluxos simples, sem muita geração de código automático, que sempre geram códigos impossíveis de interpretar, adaptar e manter, ou seja quero ter o controle total do que está sendo produzido.

Desde já agradeço a toda comunidade

Jair Menezes

Defina uma arquitetura simples, disponde de bastamte “Java puro”, não utilize EJB senão precisar de acesso remoto e controle detransação, utilize Struts com Tiles, ficará tudo simples nop controle…

Para o modelo utilize uma camada de “service” (que substitui o EJB) para fazer a inteligencia (utilize o padrão session facade se quiser) e para persistir o nosso amigo DAOFactory com pool de conexões.

Camadas e padrões:

MVC é claro
Composite view com Tiles + Jsp
Session Facade, DAO Factory e Singleton

cara, tem muito mais pra falar… se quiser me manda um e-mail, te ajudo a definir a arquitetura completa pro seu sistema…

Acho que isso é opinião pessoal. Como o pessoal sempre diz: A melhor framework é aquela que você sabe trabalhar. Porém existem pontos positivos e negativos entre elas.

Eu aconselharia a utilização de JSF caso você tenha uma Interface rica em componentes, assim podendo criar componentes personalizados e reutilizáveis, caso contrário, você pode dar um olhada no SpringMVC, Mentawai, VRaptor2, Struts2… veja qual te ajuda melhor :slight_smile:

Sobre persistência, na maioria dos casos eu aconselho Hibernate + Spring Transaction, a não ser que você queira trabalhar em um sistema em cluster, onde o EJB3 seria mais aconselhável.

Como eu disse, isso é opinião pessoal.

Espero ter ajudado

A única coisa importante que eu teria a dizer sobre isso é: mantenha o designer longe dos JSPs. Dê um Photoshop pra ele gerar PSDs, e um programador implementa o design nos jsps.

[]'s

Rodrigo Auler

[quote=Rodrigo Carvalho Auler]A única coisa importante que eu teria a dizer sobre isso é: mantenha o designer longe dos JSPs. Dê um Photoshop pra ele gerar PSDs, e um programador implementa o design nos jsps.

[]'s

Rodrigo Auler
[/quote]

Apoiado !!! :smiley: