Qual API e IDE usar para a criação de jogos em 2D e 3D?

Olá galera, gostaria de saber qual é a API e o IDE mais aconselháveis para a criação de jogos em 2D? E para jogos em 3D?

Desde já agradeço.

Olá NinjaGabriel,

Para criação de jogos 2d eu te recomendaria a API Slick2D http://slick.cokeandcode.com/, eu uso essa biblioteca nos jogos que crio,
Já para jogos 3d a JMonkeyEngine www.jmonkeyengine.com/, eu nunca usei mas pelo que vejo ela é muito boa.

Quanto a IDE vc pode usar a IDE q vc tem mais afinidade msm, Eclipse, netbeans

[]s

[quote=NinjaGabriel]Olá galera, gostaria de saber qual é a API e o IDE mais aconselháveis para a criação de jogos em 2D? E para jogos em 3D?

Desde já agradeço.[/quote]
Qualquer IDE ! mais use o NetBeans.
API - > AWT
Olha isso:

http://java.sun.com/javase/technologies/desktop/java3d/

vlw

Para programar jogos 2D e 3D voce pode usar qualquer IDE, preferencialmente a que voce mais gosta. (No meu caso eclipse)

Voce vai programar jogos na mão mesmo usando alguma API. Para 3D recomendo a JMonkeyEngine que é a mais facild e usar.

Ou voce esperava D&D que nem o Flash?

Mark_Ameba, eu estou ciente de que precisarei programar os jogos na mão… Sem problemas. =)

Então parece que para jogos em 3D a melhor mesmo é a jMonkeyEngine.

Quanto a API para jogos em 2D, o Naruffy aconselhou-me a Slick2D, e o UMC falou-me sobre uma tal de AWT. Vocês poderiam me explicar melhor sobre essas duas? Os recursos que são oferecidos por elas, etc…
Estou aberto a mais sugestões sobre APIs para a criação de jogos em 2D.

Vlw!

AWT e Swing fazem parte da api do próprio java

aliás, dependendo do que você quer fazer, da pra passar tranquilo com elas :wink:

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

[quote=ceb10n]AWT e Swing fazem parte da api do próprio java

aliás, dependendo do que você quer fazer, da pra passar tranquilo com elas :wink:

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/
[/quote]

Não sei se vc reparou mas a outra de que falei foi Slick2D, e não Swing.

Inicialmente eu pretendo criar um MMORPG em 2D.

Essas APIs em 2D que foram citadas no tópico, quais recursos já prontos elas têm? Como por exemplo, sistema de colisão.

Vlw galera!

:wink:

entenda swing como uma “evolução” do awt

:wink:

entenda swing como uma “evolução” do awt
[/quote]

Ah, okay… =)

Inicialmente eu pretendo criar um MMORPG em 2D.

Essas APIs em 2D que foram citadas no tópico, quais recursos já prontos elas têm? Como por exemplo, sistema de colisão.

entao, a slick2d tem tds os recursos q o Java2d/AWT tem, soh que mais mastigado, eh mtu simples criar um jogo com ela, se vc quiser dar uma olhada na minha assinatura tem o link pro meu site com alguns jogos q eu fiz com essa biblioteca, tem os fontes tbm, apenas detecção de colisões q a biblioteca naum tem, pelo menos se tem eu desconheço, mas eh bem facil implementar isso com outras bibliotecas.

Qualquer duvida fla awe

[]s

So comentando, naum sei se vc jah criou algum jogo antes, mas se naum tiver criado ainda, eu recomendo fortemente a naum começar por um MMORPG, comece com coisas bem simples, tipo os joguinhos q eu fiz

[]s

[quote=Naruffy]entao, a slick2d tem tds os recursos q o Java2d/AWT tem, soh que mais mastigado, eh mtu simples criar um jogo com ela, se vc quiser dar uma olhada na minha assinatura tem o link pro meu site com alguns jogos q eu fiz com essa biblioteca, tem os fontes tbm, apenas detecção de colisões q a biblioteca naum tem, pelo menos se tem eu desconheço, mas eh bem facil implementar isso com outras bibliotecas.

Qualquer duvida fla awe

[]s[/quote]

Vlw mesmo cara… =)

Eu dei uma olhada no site da API, e vi algumas GUI para download lá. Alguma dessas ajuda na criação dos jogos?

ajuda sim, jah usei pra ver como funciona, eh bem util qnd se quer criar RPGs, telas de configurações e essas coisas

[]s

[quote=Naruffy]ajuda sim, jah usei pra ver como funciona, eh bem util qnd se quer criar RPGs, telas de configurações e essas coisas

[]s[/quote]

=)

Parece-me que usarei a Slick2D mesmo.

Alguém tem mais alguma sugestão?

Saudações. Eu estou no 3º ano do curso e já pensei na minha monografia. Estou a pensar falar sobre a Engenharia de Software e, no caso prático quero montar um projecto demostrando todas as fases. Como “cobaia” quero desenvolver o jogo Monopólio em Java. Alguém aqui já tentou fazer isto? Gostaria que pessoas que já tenham programado jogos em Java (ou em qualquer linguagem) dessem uma ajuda. (Do tipo: qual a melhor abordagem, como desenvolver o IA…). :wink:

:?: :?: :?: :?: :?:

Cara sobre inteligencia artificial e recomendo o seguinte link
http://www.programadoresdejogos.com.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=10882&sid=ee420cf74eac42285a1771fc4e820c3a

Este link é um tópico do forum programadores de jogos, e lah tem vários links sobre inteligencia artificial com artigos muitos bons.

[]s

API2D eu recomendo o próprio Java 2D. É um pouco mais braçal, mas você não terá dependência absolutamente nenhuma de coisas externas. Outras possíveis são a Slick e a JGame.

Para API3D, JMonkeyEngine. Ela praticamente reina absoluta. Existe também a Xyth3D, mas parece meio abandonada.

Se quiser fazer 3D no braço, você pode usar a JOGL ou a LWJGL. Uma pena não termos binding de DirectX para Java.

Cara procura pelo “andrerios” aqui no forum. Ele já fez um TCC exatamente sobre isso.

[quote=ViniGodoy]API2D eu recomendo o próprio Java 2D. É um pouco mais braçal, mas você não terá dependência absolutamente nenhuma de coisas externas. Outras possíveis são a Slick e a JGame.

Para API3D, JMonkeyEngine. Ela praticamente reina absoluta. Existe também a Xyth3D, mas parece meio abandonada.

Se quiser fazer 3D no braço, você pode usar a JOGL ou a LWJGL. Uma pena não termos binding de DirectX para Java.
[/quote]

O Java 2D já está incluso nas bibliotecas padrões do Java?

Qual é a melhor? A Slick2D ou a JGame? Quais as vantagens e desvantagens delas?

E quanto a JOGL e a LWJGL? Qual a melhor? E quais são suas vantagens e desvantagens?

Se alguém puder me indicar bons tutoriais para as APIs 2D, ficarei bastante grato.

Vlw! =)