Qual arquitetura nova seguir?

Olá,

estamos querendo mudar a arquitetura , framework pois atualmente
temos um legado com Servlet.

Fui em uma palastra de Demoiselle e achei interessante o projeto

por outro lado tem o Spring que é um integrador de framework também .

Duvida o que usariam nesse caso a nivel de frameqork e arquitetura

para sistemas WEB , se alguém puder me ajudar.Pois a idéia é usar Hibernate,JSF,acesso
a DataSource no servidor de aplicação,Jasper,Log4j.

Agradeceria.

abs

kra se vc ja decidiu por JSF, vai de Jboss Seam tb.

Ele traz muitas facilidades.

[quote=rafaelmeireles]kra se vc ja decidiu por JSF, vai de Jboss Seam tb.

Ele traz muitas facilidades.[/quote]

++

[quote=leoramos][quote=rafaelmeireles]kra se vc ja decidiu por JSF, vai de Jboss Seam tb.

++[/quote]
++;
E Facelets, LÓGICO! =D

Atualmente fica implicito JSF+Facelets :slight_smile:

Não tem o q argumentar hehe…

[quote=rafaelmeireles]Atualmente fica implicito JSF+Facelets :slight_smile:

Não tem o q argumentar hehe…[/quote]
Cara, é a segunda vez que ouço/leio isso hoje.
Preciso parar de ser tão chato hehehehe

mais tua colocação foi boa, pois o paribe pode não conhecer…

[quote=rafaelmeireles]kra se vc ja decidiu por JSF, vai de Jboss Seam tb.

Eu acho o Seam pesadão. Prefiro, qdo tenho que desenvolver em JSF, pegar no Facelets e incluir o Spring + Hibernate juntos.

[quote=djemacao][quote=rafaelmeireles]kra se vc ja decidiu por JSF, vai de Jboss Seam tb.

Eu acho o Seam pesadão. Prefiro, qdo tenho que desenvolver em JSF, pegar no Facelets e incluir o Spring + Hibernate juntos. [/quote]

Também achava, principalmente o fato de rodar os testes unitários em um Jboss Embedded.

Então alterei a arquitetura, utilizando agora: Seam + Spring + JPA com Hibernate, tudo isso rodando no JETTY.
Fiquei com toda o poder do container leve do Spring + o poder do SEAM.
Rodando no jetty então, outra coisa…

Tudo isso configurado para ser gerenciado pela MAVEN.

É outra coisa :lol:

Gbzao qual foi a vantagem em ter Seam + Spring + JPA com Hibernate ao invez
de Seam + JPA com Hibernate?

[quote=rafaelmeireles]Gbzao qual foi a vantagem em ter Seam + Spring + JPA com Hibernate ao invez
de Seam + JPA com Hibernate?[/quote]

Principalmente TDD.
Os testes unitários do seam rodam no Jboss Embedded, o que tornam tudo muito lento e burocrático.
Sinceramente, o SeamTest que deveria ser uma das vantagens, acaba sendo um transtorno do SEAM.

O Spring provê testes em componentes com IoC muitoooooo rápidos.
O que o favorecem muito para ser utilizado em ambientes TDD.

Então, em minha arquitetura atual, todos componentes/serviços/repositórios são components SPRING.

Deixando o Seam mais para integração e camada de visão.
Nos componentes SEAM posso utilizar tanto injeção de componentes seam, como de componentes Spring.

Foi um saco configurar tudo para rodar bem, mais depois que fiz uma vez, e deixei o Maven gerenciando as dependências,
acabou virando um modelo para minhas próximas aplicações.

struts 1.2.x + jdbc

:lol:

brincadeira

Sera que vale a pena um framework a mais so para os testes
ficarem mais eficaz?

Primeiramente, arquitetura não se limita ao conjunto de frameworks que você vai usar, mas é algo muito, muito maior. Arquitetura são decisões “macro” que, preferencialmente, precisam ser tomadas no começo do projeto. E não existe essa de arquitetura “nova”. Você escolhe as decisões que forem mais adequadas, independente da “fabricação” Então, a sua pergunta deveria ser “Qual conjunto de frameworks usar?”.

“Segundamente”, ainda que você fizesse a pergunta sugerida acima, a resposta é algo que ninguém, mas ninguém mesmo, pode responder por você. As pessoas dirão aquilo que elas gostam, não aquilo que é melhor pra você.

“Terceiramente”, sendo você o responsável por essas escolhas, não seria melhor você encarar os riscos da sua decisão, ao invés de se resguardar numa “pesquisa” na internet?

O que ele esta querendo saber sao as opnioes das pessoas q ja utilizaram certos frameworks
o que eles acharam quando usaram, quais as vantagens e desvantagens e por ai vai…