Se estiver começe com o J2SE, que é o CORE do java. Não necessariamente ele vem com o Netbeans, vc pode pegar só o J2SDK.
Depois, com calma vc começa a estudar a parte de J2EE pra desenvolver pra web e coisas de porte maior
No J2SE vc vai ter, basicamente, JRE( que é a Java Virtual Machine (JVM) ) e o compilador de bytecode. Não se esqueça de configurar o Classpath. Caso não tenha entedido o que eu escrevi, pergunte que eu terei prazer em explicar.
Luiz, desde o Java 1.2 não é mais preciso configurar o classpath e há muitos anos que não tenho mais isto na minha máquina.
Gilcecler, conforme o André falou, baixe o j2sdk1.4.2_05 e siga as instruções de instalação criando a variável JAVA_HOME e incluindo no PATH $JAVA_HOME/bin (ou %JAVA_HOME%\bin caso ainda use Windows).
Achei as seguintes opceos:
Estou baixando a Primeira de 51mb
Windows Offline Installation, Multi-language (j2sdk-1_4_2_05-windows-i586-p.exe, 51.09 MB)
Windows Installation, Multi-language (j2sdk-1_4_2_05-windows-i586-p-iftw.exe, 356.00 KB)
[quote=“Luca”]Olá
Luiz, desde o Java 1.2 não é mais preciso configurar o classpath e há muitos anos que não tenho mais isto na minha máquina.
Gilcecler, conforme o André falou, baixe o j2sdk1.4.2_05 e siga as instruções de instalação criando a variável JAVA_HOME e incluindo no PATH $JAVA_HOME/bin (ou %JAVA_HOME%in caso ainda use Windows).
Eu pensava que quando vc ajusta a variável de ambiente, JAVA_HOME, no Windows, no fundo o que vc está fazendo é configurando o ClassPath, não é :?: :?: :?: Então, será que vc's poderiam extermiar minha ignorância e explicar isso melhor :?: :?:
Até o Java 1.2 a gente usava esta variável CLASSPATH. A partir do Java 1.3 não é mais necessário. Há um lógica para localizar as classes que todo programador precisa conhecer para evitar que classes de versões erradas sejam carregadas. O mecanismo de extension existe desde o Java 1.2, veja http://www.docs.cs.huji.ac.il/java/tutorialaug98/ext/ Para ajudar na busca é possível colocar parâmetros na linha de comando dentro de scripts tipo ant, .bat ou shell scripts.