Qual Banco de dados?

Boa tarde, Galera

Sou iniciante em java e estou começando a estudar a parte de conexão com Banco de Dados.

Gostaria de saber o seguinte qual o Banco de Dados mais utilizado com java no mercado?

qual banco de dados deveria estudar??

Sql, MySql ou Oracle.

Mesmo sabendo que para ser um programador não é necessario um conhecimento amplo em Bd, gostaria de me aprofundar em pelo menos um.

Aguardo respostas e sugestões.

Obrigado. :smiley:

Bom com relação a qual banco de dados é mais usado atualmente em aplicações java, acho que o Oracle e o MySQL são os mais usados, sem contar o PostgreSQL que tmb é um otimo banco de dados, aqui na empresa onde trabalho temos aplicações que utilizam Oracle e outras com PostgreSQL.

Flw.

Boa tarde!

A escolha do banco de dados está intimamente ligada ao objetivo da Aplicação. Quanto mais robusta e criticidade for sua aplicação, mais atenção deverá ser fornecida na escolha do SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).
O Oracle é a melhor escolha para aplicações de grande porte, alto desempenho e segurança. Seu potencial é afirmado pela vasta quantidade de empresas que utilizam seus recursos. Normalmente aplicações de missão critica como softwares de gestão de bancos utilizam o Oracle.

O MySql não deixa a desejar em relação a desempenho, segurança e recursos e é uma escolha comum no meio acadêmico para quem está começando a conhecer e utilizar um SGDB.

Caso seu objetivo seja apenas aprendizado, recomendo iniciar com o MySql e posteriormente utilizar também o Oracle para que você mesmo entenda as diferenças e escolha o melhor SGDB para sua aplicação.

Espero ter ajudado,

Há Braço,

Marcos

Rotiv, vou simplificar a sua vida: vai de Postgres, mas não vai no meu bico :slight_smile:
Não deixe de ponderar sobre o que os colegas falaram acima, falou?

Abraço

[quote=Rotiv]Mesmo sabendo que para ser um programador não é necessario um conhecimento amplo em Bd
[/quote]

Não confie nisso :smiley:

Há que se ter um bom conhecimento de triggers,procedures,functions,views,linguaguens procedurais etc

[quote=msousa.set]Boa tarde!

A escolha do banco de dados está intimamente ligada ao objetivo da Aplicação. Quanto mais robusta e criticidade for sua aplicação, mais atenção deverá ser fornecida na escolha do SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).
O Oracle é a melhor escolha para aplicações de grande porte, alto desempenho e segurança. Seu potencial é afirmado pela vasta quantidade de empresas que utilizam seus recursos. Normalmente aplicações de missão critica como softwares de gestão de bancos utilizam o Oracle.

O MySql não deixa a desejar em relação a desempenho, segurança e recursos e é uma escolha comum no meio acadêmico para quem está começando a conhecer e utilizar um SGDB.

Caso seu objetivo seja apenas aprendizado, recomendo iniciar com o MySql e posteriormente utilizar também o Oracle para que você mesmo entenda as diferenças e escolha o melhor SGDB para sua aplicação.

Espero ter ajudado,

Há Braço,

Marcos[/quote]

O Marcos está certo, se você vai começar. Utilize o MySQL com tempo comece a utilizar o Oracle, pois esse é chato até para instalar!

olhe :arrow: :arrow: http://javafree.uol.com.br/artigo/1356/Acessando-banco-de-dados-em-Java-PARTE-1.html

são três partes de como usar eles!

flou abrxx

MySQL e Oracle pois são os mais utilizados entre esses dois não sei dizer qual dos dois pra mim os dois são excelentes

abrass

:wink:

É galera mais o menos oq eu esperava ouvir até mesmo pq todos os exemplos que vejo de Java são em MySql e as vagas são a maioria pelo menos as que eu vejo
MySql ou Oracle.

Agora galera sem querer abusar, Mais porque quase nenhuma vaga de java exige " SQL" ?

Tipo o que faz um banco de Dados ser bom…?

Bom galera Obrigado pelas respostas até o momento.

:shock:

Quando vc trabalhar com o MySQL você vai trabalhar com a linguaguem SQL eu acho que talvez se num anúncio diz

Necessidades

Trabalhar com Mysql

o cara já acha que você sabe SQL

espero ter ajudado

abrass

:wink:

[quote=AlissonSchneider]Quando vc trabalhar com o MySQL você vai trabalhar com a linguaguem SQL eu acho que talvez se num anúncio diz

Necessidades

Trabalhar com Mysql

o cara já acha que você sabe SQL

espero ter ajudado

abrass

;)[/quote]

Bem lembrado ^^

[quote=Rotiv]É galera mais o menos oq eu esperava ouvir até mesmo pq todos os exemplos que vejo de Java são em MySql e as vagas são a maioria pelo menos as que eu vejo
MySql ou Oracle.

Agora galera sem querer abusar, Mais porque quase nenhuma vaga de java exige " SQL" ?

Tipo o que faz um banco de Dados ser bom…?

Bom galera Obrigado pelas respostas até o momento.

:shock:
[/quote]

Algumas exigem sim, mas um desenvolvedor sempre tem que saber no mínimo o básico de SQL. Mesmo que não deixem claro.
Um bom banco de dados, tem respostas rápidas, grande capacidade de armazenamento e processamento, ser multiplataforma, compatível com muitas linguagens, entre vários outros recursos.

Eu também aconselho estudar MySQL e depois Oracle.

Ok, Galera

Muito Obrigado mais uma vez.

Ja que você ta começando acho bom dar uma geral em todos(firebird,mysql,sqlserver,oracle,postgre) para poder ter mais conhecimentos e sabe na pratica a diferença entre eles,depois disso eu recomendaria a você trabalhar com postgresql, oracle e mysql pois são ótimos banco e com certeza os melhores do mercado,fica ai a dica :wink: