Qual BD gratuito utilizar !?

Ola Amigos, preciso da opiniao de vcs, relacionado a opcoes de BDs gratuitos atuais, eu necessito esta informacao pelo fato que eu estou para comecar o desenvolvimento de um “sistema desktop” de nivel basico - intermediario, eu possuo estes bancos de dados em mente:
INTERBASE, MYSQL, POSTGREE !!

No meu caso eu apenas mexi na pratica com o acess (nao sei se podemos considerar com bd…rs) e o interbase…!

preciso de dicas e opinioes de vcs !!??

grato!!

Aconcelho o mysql e o postgres

O PostgreSQL e o MySQL possuem ótimas documentações e exemplos de seu uso na internet. Dentre essas duas, deixarei como sugestão o MySQL.

Eu particularmente prefiro MYSQL.

Interbase não é free, mas FireBird sim.

MySql é free para sistemas de código aberto, se não estou enganado. Sistemas proprietários precisam pagar por uma licença. A não ser que seja web e vc vai alugar um servidor, dai não precisa se preocupar com isso.

O PostGreSql parece que é totalmente livre.

Tem também o HSQLDB que também é livre.

legal galera, mas quais desses vcs me aconselhariam para desenvolver um programa voltado para ambiente desktop, eu nao quero fazer um programa voltado para ambiente web… !

Qualquer um desses. Tente o PostgreSQL dizem que e muito bom, uso ele e o mysql e os dois sao otimos

Eu prefiro o MySql.

:-o

Eu prefiro o MySql.

alguem ja usou o interbase…quem usou ja, qual e a sua opiniao referente a ele?!

Minha opinião sobre o Interbase:
POR FAVOR, use Postgre
Se não for possível usar ele, use MySQL.
Se nem o MySQL for possível, use o HSQLDB.
Se mesmo depois de todas essas alternativas você ainda insistir em querer usar o Interbase, então use ele mesmo.

[quote=romarcio]Interbase não é free, mas FireBird sim.

MySql é free para sistemas de código aberto, se não estou enganado. Sistemas proprietários precisam pagar por uma licença. A não ser que seja web e vc vai alugar um servidor, dai não precisa se preocupar com isso.

O PostGreSql parece que é totalmente livre.

Tem também o HSQLDB que também é livre.[/quote]

ESSE HSQLDB, caramba… ele e desenvolvido em JAVA ???

Só utilizei interbase com Delphi.
Eu até que gostava do interbase, mas precisei fazer um trabalho em PHP e acabei usando o MySql, dai quando fui para o Java, preferi seguir com o MySql.

Não tenho mais certeza, mas se não me engano o Interbase não tinha Auto-Incremento de ID, vc precisa se preocupar com isso na hora de inserir, e o MySql tem a opção de Auto-Incremento.

Só utilizei interbase com Delphi.
Eu até que gostava do interbase, mas precisei fazer um trabalho em PHP e acabei usando o MySql, dai quando fui para o Java, preferi seguir com o MySql.

Não tenho mais certeza, mas se não me engano o Interbase não tinha Auto-Incremento de ID, vc precisa se preocupar com isso na hora de inserir, e o MySql tem a opção de Auto-Incremento.[/quote]

o lance do auto incremento do codigo e real o que vc falou o interbase e tudo na mao praticamente, ele e bom para estudo, para um projeto no dia a dia nao sei se seria viavel nao, pq eu sou utilizava ele para treinar ele como ferramenta para estudo das sintaxes sql… !!

Isso mesmo, tem um outro chamado Derby, que também é feito em java se não estou enganado.

Esse HSQLDB constuma ser utilizado em alguma aplicações como JBoss e também no OpenOffice.

E esses dias, alguém falou aqui no forum que o Bradesco utiliza ele, mas não lembro agora em que situação que ele é utilizado pelo Bradesco.

Já utilizei ele para aplicações StandAlone ou banco de dados embutido, e gostei. Sempre que tenho aplicação nesse modelo utilizo ele.

MySQL com certeza…

vc ta falando isso nos programa que tem no caixa eletronico ou em aplicacoes internas da empresa?

Até aqui muito desconhecimento…

• Vamos la, INTERBASE,a Borland abriu o codigo do 6.0 a long long time ago, depois fechou, neste tempo que ficou aberto a comunidade pegou e criou o FIREBIRD, então se for usar algo do genero USE o FIREBIRD!!
    Sim o interbase tinha/tem auto incremento, não como o sqlserver(identity) mas sim como o Oracle e PostGreSQL, com generators(mesmo que sequence).

• Sobre o Firebird entao: eu usei ele quando trabalhava com delphi, o sql ansi dele é bem completo, aceita quase tudo, é facil de transportar pois basta copiar um unico arquivo banco.fdb, que ta tudo ali dentro, mas por ser um unico arquivo tambem é visto como ruim, pois se corromper ja viu.

• Na epoca do Delphi meu bd corrompia direto, parece que tem um problema na biblioteca DBExpress ou no trio SQLDataSet + ClientDataSet + Provider, bom nao lembro ao certo, ouvi falar disto depois que ja nao usava mais delphi, o que sei é que hoje, em java nunca vi um BD Firebird ser corrompido, inclusive o FreedomERP usa Firebird.

• Eu tenho birra com o MySQL até hoje por causa do Firebird/Interbase, que eu usava na epoca, ai me deram um MySQL 3.xx pra mexer, la vou eu fazer meus super SELECTS e BUM, simplesmente nao aceitava meus joins, left joins e afins, acho que por isto nunca segui em frente com o MySQL, mas hoje ele esta muito bom.

• Em resumo eu acho o Firebird um bom banco, a instalação é super leve, muito bom quando nao tem servidor dedicado e roda tudo junto a app e o bd na mesma maquina.

Mas sobre os tres, hoje eu escolheria o PostgreSQL.

PostreSQL

Pra inserções concorrentes, ninguém bate o Interbase/Firebird (fá fizemos esse teste e ele ganhou até do Oracle). E hoje em dia eles não se corrompem como antigamente, mas a má fama ficou. O Interbase é melhor nos recursos de administração, o Firebird na sintaxe SQL.

Dependendo do seu banco, você também pode optar pelas opções gratuitas do Sybase, DB2 e Sybase, a não ser que haja possibilidade do banco passar dos 4Gb de dados e mesmo assim não querer uma licença.

MySQL só é gratuito pra aplicações web e programas abertos, apesar de que na prática, ninguém respeita isso.