Boa noite galera!
Sou recém-formado em Análise e Desenv. de Sistemas e sai cru da universidade (sem experiência). Mesmo assim mandei o currículo para VÁRIAS empresas. Consegui entrar em 2 processos seletivos para programador Java Jr, mas infelizmente não consegui a vaga porque alguém mais experiente apareceu.
Percebi então que devia tentar outro caminho. Primeiro decidi completar o curso de Android Básico e Intermediário do TreinaWeb pra rechear mais o meu currículo e ter mais opções além do Java.
Depois pesquisei como um profissional pode ganhar experiência (inclusive aqui no fórum) achando alguns caminhos e chegando as seguintes conclusões:
1-Trainee: Descobri essa opção meio tarde, pois só no começo do ano que teve mais vagas. Pelo que notei, a maioria das vagas pediam Inglês FLUENTE e algumas no mínimo intermediário/avançado. Meu inglês é básico, se eu conseguir um emprego fora da área e pagar o meu inglês talvez consiga participar de algum processo seletivo, provavelmente, ano que vem.
2-Estágio: Não tentei até agora algum processo seletivo de estágio, porque só achei vagas para São Paulo capital (sou de Avaré-SP). O problema está em ganhar pouco e o custo de vida ser alto, não ligo de ganhar pouco no começo, mas tenho medo de sair com o saldo negativo nessa história.
3-Freelancer: Pelo que vi tem a vantagem de trabalhar em casa e ganhar uma grana. Mas pelo que vi muitas pessoas que já são assalariadas fazem esse papel pra tirar o extra. Concorrer com elas sem experiência não me parece uma boa. Também pensei em desenvolver um sistema qualquer pra alguém do comércio da minha cidade (batendo em porta em porta e conhecendo o negócio).
4-Projetos Open-Source: Esse é o caminho com o qual mais me identifiquei até o momento, pelo que vi não se ganha dilmas (me corrijam se estiver errado). Eu não teria os custos de trabalhar fora assim como o freelancer, a diferença crucial em minha opinião é que não se exige tanta experiência para se participar de um projeto.
Gostaria da opinião de vocês, acredito que muitos já passaram por essa etapa de escolhas.
Ahh e preciso de mais contatos na área, então se quiserem me add avisem. (não deixei face/linkedin porque não sei se pode)
Muito Obrigado.
Marcus.