Qual caminho devo seguir? (RESOLVIDO)

Boa noite galera!

Sou recém-formado em Análise e Desenv. de Sistemas e sai cru da universidade (sem experiência). Mesmo assim mandei o currículo para VÁRIAS empresas. Consegui entrar em 2 processos seletivos para programador Java Jr, mas infelizmente não consegui a vaga porque alguém mais experiente apareceu.

Percebi então que devia tentar outro caminho. Primeiro decidi completar o curso de Android Básico e Intermediário do TreinaWeb pra rechear mais o meu currículo e ter mais opções além do Java.

Depois pesquisei como um profissional pode ganhar experiência (inclusive aqui no fórum) achando alguns caminhos e chegando as seguintes conclusões:

1-Trainee: Descobri essa opção meio tarde, pois só no começo do ano que teve mais vagas. Pelo que notei, a maioria das vagas pediam Inglês FLUENTE e algumas no mínimo intermediário/avançado. Meu inglês é básico, se eu conseguir um emprego fora da área e pagar o meu inglês talvez consiga participar de algum processo seletivo, provavelmente, ano que vem.

2-Estágio: Não tentei até agora algum processo seletivo de estágio, porque só achei vagas para São Paulo capital (sou de Avaré-SP). O problema está em ganhar pouco e o custo de vida ser alto, não ligo de ganhar pouco no começo, mas tenho medo de sair com o saldo negativo nessa história.

3-Freelancer: Pelo que vi tem a vantagem de trabalhar em casa e ganhar uma grana. Mas pelo que vi muitas pessoas que já são assalariadas fazem esse papel pra tirar o extra. Concorrer com elas sem experiência não me parece uma boa. Também pensei em desenvolver um sistema qualquer pra alguém do comércio da minha cidade (batendo em porta em porta e conhecendo o negócio).

4-Projetos Open-Source: Esse é o caminho com o qual mais me identifiquei até o momento, pelo que vi não se ganha dilmas (me corrijam se estiver errado). Eu não teria os custos de trabalhar fora assim como o freelancer, a diferença crucial em minha opinião é que não se exige tanta experiência para se participar de um projeto.

Gostaria da opinião de vocês, acredito que muitos já passaram por essa etapa de escolhas.
Ahh e preciso de mais contatos na área, então se quiserem me add avisem. (não deixei face/linkedin porque não sei se pode)
Muito Obrigado.
Marcus.

Kitosanches tenta desenvolver um projeto com algo que você quer trabalhar para poder apresentar para as empresas…

Tenta entrar em qualquer coisa agora na areá de Ti pelo menos para pegar uma experiência e constar na sua carteira de trabalho que você trabalha com Ti…

Depois enquanto estiver trabalhando continua estudando para trabalhar com o que você quer…

Eu moro em Guarulhos-SP mesmo morando perto as coisas não é tão fácil assim rs…

Entre no GitHub e participe de tudo o que puder.
Quem realmente quer contratar alguém que manje de TI não vai perder tempo olhando currículo. Curriculo não diz muita coisa na nossa área. O que importa é mostrar aquilo que você é capaz de fazer, e pra isso temos o GitHub.

Bom, pelo que percebi você demorou demais pra tomar decisão de trabalhar na área, mas não se preocupe, ainda tem saída. Estágio não tem como fazer depois de formado, pois o estágio é justamente o tempo para você aproveitar e aprender enquanto ainda está se graduando, visando obter experiência profissional e conseguir ser contratado antes de concluir a graduação.
Continue enviando currículos para JR e vá nas entrevistas, mesmo que a vaga exija mais do que você sabe, pois tem casos que eles te contratam como “Trainee” e te deixam em treinamento por certo tempo para só depois começar com as atividades reais.
Tente vagas para JR e como o amigo acima disse faça projetos na área de seu interesse e mostre nas entrevistas.
Se você não conseguir uma vaga para desenvolvedor um saída que pode funcionar também é entrar numa empresa de desenvolvimento de software para trabalhar na equipe de testes ou suporte, depois você pode migrar para a equipe de desenvolvimentom, dessa forma você obtém conhecimento do negócio da empresa e já uma experiência na área.

Tenta esses processos pra Trainee que algumas empresas oferecem…
Outra coisa seria tenta algo como analista de negocios… documentação… essa área é uma boa, exige mais conhecimento teórico…
Não desanime e corra atras…

Eu também estou quase na mesma situação sua, a diferença é que estou terminando o curso de ADS agora em junho. Em relação a trainee quase todos pedem inglês intermediário/avançado, então pra quem ainda não tem um bom inglês fica complicado, mas mesmo assim acho tentar esses trainee vale a pena, não custa nada tentar né?!
Em relação ao que você disse que decidiu só depois tentar outro caminho, isso é normal. As vezes a gente percebe outro caminho melhor só depois ter tentado algo e não dado certo ou “olhando para traz” e percebendo que deveria feito as coisas de outra maneira.
Como você já esta formado acredito que haja um pressão sua em conseguir começar logo uma carreira, to certo?
Pelo menos comigo acontece essa pressão, pressão por conseguir experiência, conseguir um trabalho, conseguir dinheiro, logo após a formatura. Isso não acontece de uma hora para a outra, demanda tempo e muita dedicação. Por isso para você e outras pessoas minha dica é não ter tanta pressa, única coisa que precisamos fazer é estudar e estudar, arriscar, e saber aproveitar as oportunidades, o resto virá.
Bom, acho que certificação seria uma boa opção, como você disse que já se inscreveu em processos seletivos para programador Java Jr, então tire uma certificação Java, pela realidade do mercado ajuda muito.
Poderia também fazer o projeto pessoal que você citou, para atender alguma demanda de sua cidade. Isso de dará experiência e credibilidade em entrevistas. Se você tiver um espírito empreendedor, melhor ainda. Procure alguma ideia que resolva algum problema, e foque nela.
Sobre freelancer você tem razão, a experiência é essencial. É uma ótima opção.
Estágio é muitooooo importante. No seu caso não dá mais. Minha dica para outras pessoas é procurar estágio o quanto antes, logo na sub área que você quer, se não souber, procure em qualquer subárea, e depois vá a procura do que você deseja. Quando se formar seria importante está em um estágio do seu gosto, assim já teria experiência e possibilidade de contratação. Outra dica é: não se acomode em estágio ou em qualquer outra coisa. Se você está em um estágio e percebe que deveria sair ou tem uma oportunidade, mesmo que ganhando menos, saia, não perda tempo.
Participe de projetos open source, ajudando no que você pode, você ira aprender muito com isso.
Responda dúvidas em foruns, etc.
Sobre a continuação da carreira acadêmica também tenho esse dilema. Pós acho que no nosso momento não vale a pena, talvez mais tarde quando tiver experiência seria uma boa. Especialização pode ser legal, como desenvolvimento para dispositivos móveis.
Pronto, escrevi demais porque me identifiquei com seu post. Deve ter ficado um pouco meio confuso, mas é isso…boa sorte.

Algumas coisas que eu posso dizer a vocês:

Continuem estudando, seja com cursos técnicos, seja através de livros, videos, seja o que for. Continuem estudando.

Comecem a trabalhar, seja em projeto próprio com a tecnologia que vocês tiverem interesse, seja em projetos open source. Ponham a mão na massa.

E fiquem tranquilos que logo a oportunidade aparece. São poucos os que saem da faculdade com vontade e condições de programar e as empresas cedo ou tarde absorvem toda a mão de obra produtiva nessa área.

Na boa eu perco tempo sempre que venho ao GUJ (devia nem passar mais perto), porém enquanto estudava TI, via que aqui era o melhor fórum que existe da área, mas vi tbm a grande qtde de pessoas sem chance de atuar na área, isso me fez enxergar que eu tinha que largar ela urgente msm!
Desculpe, mas falar que “fique tranquilo que logo a oportunidade aparece” é forçar a barra para mim, me perdoe! Eu é que não devo ter tentado nd corretamente e acabei ficando frustrado com TI, me perdoe YvGa vc tem td a razão!

[quote=desmotivado]Na boa eu perco tempo sempre que venho ao GUJ (devia nem passar mais perto), porém enquanto estudava TI, via que aqui era o melhor fórum que existe da área, mas vi tbm a grande qtde de pessoas sem chance de atuar na área, isso me fez enxergar que eu tinha que largar ela urgente msm!
Desculpe, mas falar que “fique tranquilo que logo a oportunidade aparece” é forçar a barra para mim, me perdoe! Eu é que não devo ter tentado nd corretamente e acabei ficando frustrado com TI, me perdoe YvGa vc tem td a razão![/quote]

Isso depende, se você não gosta da área, não gosta de programar, não tem saco para estudar sobre o assunto e entrou pela (falsa) promessa de grandes salários, a chance é pequena mesmo.

De resto estudo e paciência são suficientes para ingressar na área, não necessariamente no seu emprego dos sonhos já de cara. Lógico que ser honesto na entrevista e não ficar nervoso na hora de demonstrar conhecimento são importantes também, mas acho que isso nem há necessidade de mencionar.

E morar numa, ou se mudar para, cidade grande também pode ser decisivo.

Bom dia galera,
Primeiro queria me desculpar por demorar em responder, meu note velho se foi e só ontem que chegou o novo.
Segundo gostaria de agradecer a todos que comentaram, eu nem esperava tantos coments assim.
Após ler todos os coments, ficou mais claro que o melhor no meu caso é desenvolver algum projeto aqui na cidade mesmo e tentar ajudar em projetos no GitHub.
Meu maior medo é o de ficar o ano desempregado e vivendo as custas dos meus pais. Como disse o Prjava, existe essa pressão de que agora que estou formado PRECISO de um emprego pra ontem.
Mas enfim, agradeço a todos novamente
Abraços.

Foi nada cara,te desejo boa Sorte !!!

Quer trabalhar com Java mesmo? Qual seu nível de conhecimento?

Se for básico, sugiro assistir no YouTube vídeo aulas de Java da “Universidade XTI”, ler também a apostila da FJ-11 da Caelum, depois o livro Core Java, depois o FJ-21 da Caelum, …

Pode fazer também cursos no Alura.com.br, que é mantido pela Caelum, e depois ler livros e mais livros.