Depois de concluir o curso básico de programação em Java, fico a me perguntar qual rumo tomar?
o que estudar, em que especializar-se?
Para quel seguimento o mercado esta mais aberto? e qual trará um maior retorno inicial?
Java ME?
ou
Java para WEB?
alguma dica dos mais experientes?
WEB e Desktop acho que tem mais oportunidades. Embora ME seja ótimo, acredito que ainda não está na proporção de web e desktop.
sanzo
Não sei, mas acredito que seja comum dentre os iniciantes como eu… assim que começam a ter mais segurança ao programar. Fiquem com vontade de criar algo grandioso ou pelo menos que seja verdadeiramente útil… Eu estou nessa, mas pradizer a verdade nem ao menos passa pela minha cabeça uma ideia decente, ou que pelo menos possa valer o esforço…
Lindberg
Se tem recursos financeiro suficiente !!!
Consegue investir muito !.. Com um bom planejamento, e uma equipe focada para tal objetivo …
sabendo-se que, neste cronograma deve-se contar o tempo para retorno.
voce nao vai atropelar a sequencia natural dos acontecmentos !
consegue-se tudo com muita perceverância !
é isso ai
S
SolloS
sanzo:
Depois de concluir o curso básico de programação em Java, fico a me perguntar qual rumo tomar?
o que estudar, em que especializar-se?
Para quel seguimento o mercado esta mais aberto? e qual trará um maior retorno inicial?
Java ME?
ou
Java para WEB?
alguma dica dos mais experientes?
Antes de dar um passo desses, veja se você tem realmente uma base sólida. Um curso de 40, 80 ou 120 horas, na Caelum ou em qualquer outro lugar, não vão te garantir autonomia alguma para fazer algo realmente ‘grandioso’. Você pode ter aprendido ou decorado bem o que vistes no curso, mas isso pode não ser o suficiente para poder seguir com proficiência adequada em assuntos mais avançados. Treine bastante, não adianta por o carro na frente dos burros.
Mas ao questionamento do tópico, ME é algo que vem crescendo bastante mas Web já é uma área bem grande, e não está tão saturada quanto desktop. Ambos são boas áreas, principalmente em Java. A média aqui no RJ para um júnior tem corrido entre 2000 a 3000 + benefícios, em grandes empresas.
marmadeoli
Realmente esta pergunta me interessa bastante.
O fato é que quando fazemos um curso e aprendemos o básico ficamos nessa sem saber para onde ir. Se não arrumamos um trabalho imediato para podermos praticar neste próprio trabalho corremos o risco de estagnar ou mesmo perder o pouco de prática que adquirimos no período do curso.
O que o colega falou no tópico logo acima procede bastante e por isso acrescento a pergunta a este tópico no sentido de o que fazer para não perder a pouca habilidade adquirida com grande esforço e mais ainda, para sempre ir avançando no conhecimento. Como não estamos ainda engajados numa empresa ou equipe de produção não temos muito o que praticar e o saber fica só por saber mesmo.
Creio que uma orientação de projetos opensource, ou coisas do tipo onde pudéssemos constantemente por em prática e adquirir experiência seria de grande valia. Onde podemos encontrar isto?
sanzo
É exatamente esse o ponto!
participar de grandes projetos é sonho de todo programador… mas o proposto mesmo é praticar e estudar, adquirir mais segurança no que se faz… Foi por isso que a pergunta inicial era o “melhor para estudar”…
Claro, sou iniciante e não me garando a fazer muita coisa… ainda mais sozinho… Mas pra corrigir isso! Estudar e Praticar deve ser a chave… OBRIGADO