Qual caminho pode ser mais vantajoso?

Boa tarde pessoal.

Bom estou com uma dúvida quanto aos meu passos seguintes.

Bom atualmente trabalho com Suporte e tenho chances dentro da empresa de ir para a área de programação.

Tenho 16 anos e estou fazendo o ensino médio e o técnico de informática numa etec.

No próximo ano ja é ano de vestibular e estou com várias idéias na cabeça, mas que não sei qual pode se tornar mais vantajosa.

Inicialmente eu iria prestar FATEC aqui na minha cidade (Jundiaí) para o curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Assim eu poderia fazer a faculdade aqui perto e vir ao trabalho normalmente.

Porém também tenho o objetivo de fazer uma faculdade pública, USP, Unicamp, UFScar, Unesp ou até mesmo uma particular mas de bom nome, como PUC, Mackenzie…

Tenho também uma enorme vontade de estudar em Curitiba, na UFPR… O problema é que se fizer isso terei de sair do emprego atual, e me arriscar sozinha em Curitiba…

Pensei também na possibilidade de fazer um cursinho de 6 meses, assim que acabar meu técnico, pois atualmente não me resta tempo…

Na opnião de vocês o que poderia ser mais vantajoso?

Cara, se eu fosse vc iria para faculdade.

Se depois eles te mandam para rua vc fica sem emprego e sem faculdade.

Faz a facul e depois vc volta para o trabalho ganhando ainda mais! [=

Sua dedicação vale muito mais que o nome da faculdade (uma boa base é indispensável, não é porque eu disse isso que você fará a primeira faculdade que irá encontrar ao virar a esquina). Mas a dedicação é algo que será necessário, se você gosta do seu emprego, acha que terá uma boa base com um bom salário na sua carreira profissional, por que arriscar? Ou pode fazer a Fatec aí, trabalhar e futuramente pensar numa especialização na UFPR e aproveitar para conhecer um novo mercado.

[quote=jakefrog]Cara, se eu fosse vc iria para faculdade.

Se depois eles te mandam para rua vc fica sem emprego e sem faculdade.

Faz a facul e depois vc volta para o trabalho ganhando ainda mais! [=[/quote]

Mas qual faculdade?? a Fatec mesmo?

Quanto à base aqui na empresa, acredito que sim… Já quanto ao salário não sei muito bem… Faz 1 ano e meio que estou aqui e não tenho o desejo de sair daqui não até a época da faculdade… Aqui tenho a oportunidade entrar na área de programação tanto com VB quanto Java. E ao terminar o técnico acredito que já vou ter uma boa base para poder começar a mecher só com Desenvolvimento aqui dentro, isso aliado aos estudos por fora do técnico…

Uma coisa que meu chefe me falou: “Coloca uma faculdade de primeira linha no teu CV”.

Escolhe a que tem melhor reputação.

Infelizmente tem muito candidato que é eliminado por ter estudado em faculdade desconhecida.

Uma coisa que meu chefe me falou: “Coloca uma faculdade de primeira linha no teu CV”.

Infelizmente tem muito candidato que é eliminado por ter estudado em faculdade desconhecida.[/quote]

Bom se eu quiser uma faculdade de boa reputação terei que fazer um esforço para o vestibular, acredito que isso não seja o problema… Porém o fato de ter de ir morar em SP e ter de sair do emprego, conseguindo um novo na capital, para poder ter meu sustento garantido…

Pensei também na possibilidade de fazer um curso no começo do ano que vem de Java, na Caelum ou na GlobalCode…

Infelizmente tem muito candidato que é eliminado por ter estudado em faculdade desconhecida.[/quote]

Infelizmente isso é verdade, estudo numa faculdade pública e de nome, ao participar de um processo seletivo os primeiros cortados foram esses que não tinham nome no currículo. Mas você já tendo experiência já é algo que pesa.

Como vc ja tem tecnico, nao fazeria FATEC não, fazeria um bacharel

Quando entrei na Etec tinha um objetivo muito forte de tentar ITA, Usp, Unicamp e UFscar…

Porém acho que já desencanei do ITA…

Infelizmente isso é verdade, estudo numa faculdade pública e de nome, ao participar de um processo seletivo os primeiros cortados foram esses que não tinham nome no currículo. Mas você já tendo experiência já é algo que pesa.[/quote]

Engraçado eu já vi o contrário
Pessoal da publica de acomoda , do vendo teoria e saiu com pouco conhecimento técnico , maioria sai de lá sem ser bom em uma linguagem , só com base.

Quanto ao amigo do tópico, sou seu coterrao e na região de Jundiaí as melhores faculdades da área sao faccamp e anchoeta.

Alias a faccamp foi a segunda particular do Brasil a ter mestrado aprovado pelo mec/capes para ciências da computação , também teve enade 4 , de uma nota que vai ate 5.

voce nao perde nada fazendo faculdade só tem a ganhar. diria que voce fazendo é muito melhor que não fazer.
ainda que não vá utilizar da mesma na pratica, isso não importa. se voce pensa em trabalhar pra grandes empresas terá de fazer e pronto.

faculdade só não compensa pra quem quer abrir seu proprio negocio e ser empreendedor, geralmente só estará perdendo tempo.

Lucas,

A nao ser que voce veja muito futuro na sua empresa, eu aconselho fazer faculdade em outra cidade. Nao pelo curso, mas pela experiencia em si. Eu tambem cresci em Jundiai e aos 18 me mudei pra Floripa pra estudar na federal de la. Soh o fato de sair da minha zona de conforto me fez aprender muito.

Quanto a faculdade, infelizmente eh algo que no Brasil vc ainda precisa ter no curriculo. Por outro lado, na nossa area 80% do que se aprende eh fora da sala de aula, entao eu nao me preocuparia tanto com o nome da instituicao, e sim com a experiencia que vc vai ter durante o curso. Qualquer cidade que tenha uma comunidade de TI ativa pode te ajudar muito a ganhar experiencia atraves de estagios, conferencias, eventos de grupos de usuario etc enquanto aprende os fundamentos na faculdade.

No caso a Fatec é uma faculdade muito conhecida e com bastante nome, acho que valeria a pena sim.

Aqui na região tenho a opção da Faccamp, da FATEC, São Franciso de Itatiba…

Será que um curso como por exemplo o Academia Java da Global Code ou o Formação Java na Caelum seria uma boa para o ano que vem?

Ja que trampa com suporte continue na area e se especialize em redes, tire certificações da sisco e trampe como analista de infra estrutura que vc tira uma nota…

Eu até curto rede, me dou bem e talz, mas meu negócio é programação mesmo ^^

Eu até curto rede, me dou bem e talz, mas meu negócio é programação mesmo ^^[/quote]

Entao via pra programação.

Tenho um amigo que tem várias certificações como suporte. O cara saca muito, mas direto e reto ligam para ele oferecendo 1.4 mil em média. O.o