Qual caminho seguir ? Java e o mercado de trabalho-Certificações é realmente um diferencial.?

Boa noite caros amigos do GUJ , pesquisando pelo forum , pensando na vida e na minha futura carreira , me deparei com este POST :

http://www.guj.com.br/java/227321-preciso-de-um-mentor-para-tracar-meu-plano-de-carreira

Acredito que não seja este exatamente meu caso , mas possuo as mesmas duvidas (talvez receio) do nosso amigo igor972

Acompanho já a algum tempo o fórum , e admito que aprendi muito com todos amigos da comunidade . OBRIGADO

Hoje trabalho com Eletrônica e um pouco de programação em C .
Eu já iniciei 3 faculdades ,Matemática ,Banco de Dados e Sistemas de Informação está ultima tive a oportunidade de participar como
Estagiário JAVA em uma ótima empresa de TI aqui na minha cidade, onde consegui aprender muito , porem não consegui associar meu Emprego CLT 23:00 - 07:00 +

Meu estagio 08:00 - 15:00 e ainda ir para a faculdade … Acreditem eu fiz esta vida por 3 meses e amava (ficava morrendo pois dormia cerca de3 - 5 horas a tarde + umas 2h de madrugada no Horário destinado a refeições no trabalho noturno ) , realmente descobri que quero trabalhar com TI ! ,
Porem era um processo seletivo muito rigoroso onde foi oferecido um ótimo treinamento pela empresa neste período e fui eliminado na ultima prova (É eu sei … ) porem eu sou bolsista na faculdade e também não podia jogar tudo para o alto, e infelizmente não consegui conciliar tudo, querendo ou não meu emprego CLT é que paga minhas contas e eu não estava sendo lá o funcionário exemplar…

Hoje acredito que conheço um pouco de cada coisa , no estagio e em outro curso que fiz em escola particular + estudos de apostilas e talz Aprendi Servlets+JSP , JSF2.0 , Hibernate e alguns outros frameworks e a própria linguagem em si , tenho uma noção legal de OO , porém fiquei em um nível que com plena humildade e consciência não posso afirmar
Sou Programador Java , porém gosto muito e acredito que também não sou leigo no assunto…(UFFA ACABEI !)

Eis a questão , e agora ?

Lendo e acompanhando o fórum vi que as certificações principalmente no meu caso (iniciantes na área) , é um grande diferencial , sei que não são garantia de emprego , porem estou estudando para SCJP (adiada para novembro =\ ) , cursando faculdade , tenho um nível intermediário de Inglês (estudando intensamente tbm) com isto da para almejar uma vaga de JR pelo menos ?

Se não , como posso me qualificar para isto , conciliando meus compromissos atuais, mais certificações ajudariam ? OCWCD ? SCBCD ?

Estou pensando o seguinte como já estou em um ritmo de estudo intenso , após a SCJP deveria dar continuidade nos estudos e já focar nessas outras 2 … Compensa?

O meu medo é que por enquanto não tive retorno algum deste aproximadamente 1 ano de estudo (tirando os 3 meses de estagio que recebi em media 1500 no total) , onde gastei com livros ,Cursos, Notebook novo (meu pc travava com eclipse…xD) , certificação SCJP $125 , video-aulas , etc… Tenho medo de ralar pra caramba para ser um profissional qualificado (certificado …) e não conseguir oportunidades por não ter muita experiencia …

Minha realidade é que não posso abandonar meu emprego e também não da para estudar e trabalhar em 2 lugares …Experiencia própria ! Mas não quero esperar mais 3 anos até terminar a faculdade para trocar de emprego e finalmente começar a atuar na área …

Preciso mais uma vez da ajuda,opinião e experiencia de vocês amigos !
Estou traçando a linha certa? Será este o caminho ? Devo ou Não investir tanto nesta carreira mesmo sem ter retorno imediato visto que tudo é muito caro , provas , livros etc… Com esta qualificação voce’s contratariam um JR. ( 1k5 ± ) ?,
Já pensei até em procurar algum consultor sei lá e realizar um estagio não remunerado porem Flexível Home-Office , assim eu conseguiria a tal da experiencia !

Sei que são muitas perguntas , mas fico muito grato pela ajuda e atenção de todos…

Boa a noite amigo veja por outro angulo vce ta investindo e necessita do retorno quase que imediato mas vce já observou o passo que vce ja deu?Aconselho sim a continuar estudando. Eu estava pensando nisso to cursando Automação Industrial na Federal desejo ainda cursar engenharia de Elétrica com enfase em Telecom e depois partir para o doutorado, mestrado e tudo isso com uma filha de 1 e meio agora é ela e minha família que me impulsionam a continuar por que é difícil mas não podemos desistir dos nossos sonhos. este é a minha opinião. Força amigo.

Eu também sou técnico em eletrônica pleno, a verdade é que não a garantias, o jeito é se arriscar, dificilmente você conseguira um estágio com as mesmas garantias e benificios do seu emprego atual. Entendo o seu dilema de um lado da balança o emprego que mantem as suas contas e paga seus estudos do outro o emprego que você sonha mas não têm garantias de como será. Você é muito esforçado e eu creio que você chega lá, com esses esforços aos poucos você vai ganhando experiencia na area e mais confiança pra seguir. Espere mais um ano a partir do quarto semestre as vagas e os salários de estagio costumam aumentar e se prepare pra tomar melhor essa escolha.

programeando

Então cara , como você eu também tenho tudo para me dar bem com eletrônica , Sou Técnico SN aonde trabalho , porem trocaria por um JR com Java ctz, o melhor mesmo é ir estudando e almejar uma boa vaga quando tiver conhecimentos relativamente compatíveis.O dificil mesmo é entrar na área !

E sobre a certificações é realmente um diferencial?

Os entrevistadores creio que Adorão sopas de letrinhas , mas e quando o papo chega no Analista/Arquiteto , tem mesmo valor?

Segue minha humilde opinião:

1. Vc precisa decidir o que vc quer ser na vida? Ficar pendendo por varias vertentes é prejudicial…
  2. Não existe formula magica para se arrumar um emprego bom com um otimo salario. Vc tem q ralar…
  3. Toda certificação é um diferencial. Depois q vc escolher sua area, invista nas cerificações. No caso de java, eu desconheço um certificado desempregado.
  4. Certificação não prova q vc sabe fazer, prova q vc tem conhecimento do conteudo. Não espere ganhar X quando for certificado.
  5. Salario é somente resultado…
  6. MEU LEMA PRINCIPIPAL DE VIDA:
    Corra atraz de capacitação na area que vc escolher atuar, seje o melhor… que o salário uma hora ou outra acaba correndo atraz de vc.
    Comigo tem acontecido…

Dica para reflexão - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/

Certificação é importante como plano de estudos, mostra o que você deve conhecer como básico para dizer que sabe tal tecnologia. Esqueça que o entrevistador
irá te contratar só por causa porque você tem marcado algumas certificações no currículo.

O conhecimento aprendido ao estudar para as certificações irá te ajudar à ir bem nas provinhas de seleção de qualquer vaga disponibilizada.

Se em uma entrevista, você quiser impressionar um arquiteto, ou um senior, fale sobre seu conhecimento de design patterns, técnicas de refactoring,
como achou uma solução elegante para um problema complexo. Se numa entrevista com um senior você somente focar na primeira certificação OCJP,
ele irá te achar um júnior que conhece a linguagem, mas que ainda não sabe programar.

O johnny quest esta correto !!!
Veja bem…
Um curriculo de muitas outras coisas deve apontar pelo menos 2:

1) Experiencia
Vc tem experiencia comprovada que fez algo de verdade?
Quais empresas?
Tem referencias?
OBS - A experiencia somente prova que vc ja fez algo…mas não prova que o fez da melhora maneira possível!

2)Capacitação
Como vc pode comprovar q esta capacitado para desempenhar algo?

• Graduação e especialização são obrigatórios hoje…é inquestionável.
  • Na area de T.I. as cerificações entram aqui como uma luva. Elas provam que vc estudou e assimilou um conjunto de conhecimentos em algum contexto.
    OBS - certificações provam que vc tem conhecimento para fazer algo…mas não prova que vc saiba ou que conseguira fazer/desempenhar.

Vc quer matar pau na entrevista? Ganhar de todos os candidatos? Quer pedir o valor do seu salario?
Se seu currículo contiver os 2…vc pode tudo meu querido!!!
isso não quer dizer que o contratando vai pagar…kkkk mas já é outra historia…
Nesse contexto …vc se torna um clássico jogador de futebol…Quem paga mais , leva…

FernandoFranzini, cara este artigo , foi no minimo,falando da forma mais humilde possível, MOTIVADOR !

Parece que aquele artigo foi escrito para mim .

Parecia que estava conversando com aqueles mestres budas ou "AQUELE MENTOR JAPA MESTRE NINJA 神々のスーパーファックの知識に恵まれ "
que tem como aprendiz o teimoso e indeciso jovem Java Ninja.

Cara Novamente PARABENS , sobre a ideia das metas , este ano voces vão comemorar comigo no minimo a SCJA e SCJP .
e minhas metas para o ano que vem já estão definidas :wink:
Mauricio Carvalho"

O que o FernandoFranzini disse está correto.

Só com a união da experiência e capacitação se consegue ter bons argumentos para negociar seu salário,
escolher uma boa vaga, em vez de aceitar qualquer salário, somente para se entrar no mercado de trabalho.

Mas algo que pode atrapalhar e muito é a cidade onde se vive. Dependendo da cidade
as empresas não valorizam, e não aceitam pagar um salário X, mesmo que tal profissional valha tal salário.
Nesse caso a solução mesmo é mudar de cidade e ir atrás das melhores oportunidades.

[quote]Se numa entrevista com um senior você somente focar na primeira certificação OCJP,
ele irá te achar um júnior que conhece a linguagem, mas que ainda não sabe programar.[/quote]

johnny quest

Captei a mensagem que você quis passar , a certificação vai mostrar que eu me esforcei e busquei assimilar algo de x assunto para conquista-la , mas nunca deixara de ser um Plus , mas talvez associado com as qualidades certas , possa fazer alguma diferença , porem ela não é o foco !

[quote]Mas algo que pode atrapalhar e muito é a cidade onde se vive. Dependendo da cidade
as empresas não valorizam, e não aceitam pagar um salário X, mesmo que tal profissional valha tal salário.
Nesse caso a solução mesmo é mudar de cidade e ir atrás das melhores oportunidades.[/quote]

Intendo este ponto também é crucial na carreira , mas creio que falta muito para chegar a este nível , porem quando acontecer não quero ser só mais um.Serei um PROFISSIONAL 8)

[quote=mausexdd]FernandoFranzini, cara este artigo , foi no minimo,falando da forma mais humilde possível, MOTIVADOR !

Parece que aquele artigo foi escrito para mim .

Parecia que estava conversando com aqueles mestres budas ou "AQUELE MENTOR JAPA MESTRE NINJA 神々のスーパーファックの知識に恵まれ "
que tem como aprendiz o teimoso e indeciso jovem Java Ninja.

Cara Novamente PARABENS , sobre a ideia das metas , este ano voces vão comemorar comigo no minimo a SCJA e SCJP .
e minhas metas para o ano que vem já estão definidas :wink:
Mauricio Carvalho"[/quote]
Fico feliz em poder ajudar de alguma forma…
Bola frente…se precisar de algo…estamos juntos!
A paz.

Cara, CERTEZA de que você, gostando do que faz (o que é essencial para trabalhar na nossa área) e tirando certificação, consegue uma ótima oportunidade.
Um conselho que sempre dou pra meus amigos iniciantes na área: façam certificação, vocês não vão se arrepender!!!