Caros Javamigos…
Terminei de fazer um curso de Java Total e Java com conexão a um BD,
mais estou meio perdido, em qual direção tomar. Já desenvolvo ha muito tempo Sistemas voltado para desktop.
Sou órfão da Data Access, e fui obrigado a está mudando de ferramenta, agora estou precisando de uma bússula para definir qual caminho devo tomar, pelo pouco que estou vendo a respeito de JAVA, o profissional tem uma infinidade de caminho a seguir, por isso que me sinto meio perdido (tonto) em qual direção tomar. 
Não sei se alguém do grupo já se sentiu assim, e tanta coisa (J2SE, J2ME, J2EE, Jboss(???), etc…), acabo ficando meio perdido em que caminho seguir.
Qual é a atual necessidade de profissionais dentro do mercado JAVA?
O que as empresas estão procurando?
Qual o veio de ouro JAVA? (risos, se alguém poder dividir esse veio.)
Qualquer informação será bastante útil. :razz:
Muito obrigado :oops:
Irmao… a base e J2Se, pra desktop!! Td comeca aqui… J2se e pra desktop, j2ee pra web, e j2me pra cels, palms, etc. entendeu ??
Espero q tenha ajudado!!
Cara, hoje o mercado está para J2EE(WEB) e crescendo muito para J2ME(P/Moveis).
É difícil hoje em dia vc encontrar uma empresa que queira que vc desenvolva em Swing(J2SE).
Flw… 
[quote=“renan_daniel”]Cara, hoje o mercado está para J2EE(WEB) e crescendo muito para J2ME(P/Moveis).
É difícil hoje em dia vc encontrar uma empresa que queira que vc desenvolva em Swing(J2SE).
Flw…
[/quote]
è verdade , o mercado J2EE vem crescendo muito e tomando conta de todo o mercado. Mas de ves em quando eu acredito que sempre va rolar um aplicativozinho em swing (apoiado é claro pelo JWS heeh)…
Mas assim, eu acho que o primeiro passo pra se aprender java é pelo J2SE , existem exceções mas é o qiue ei acho !
Olá fcosilveirajr
Hoje o mercado está se voltando muito para a area web, pois a tendencia é que a grande maioria das empresas que tenha sistema Desktop o refaçam para Web (J2EE) e as que ainda não tem, já o implemente na área web.
Creio que como em qualquer tipo de mercado nada ficará perdido, sempre haverá os desktops (J2SE) a serem implementados ou serem alvo de manutenção.
Há também agora uma crescente busca pela área de Mobile (J2ME) a qual o pessoa de java está bem a frente das demais plataformar de linguagem. Esta para palms, celulares e outros dispositivos moveis.
Sobre o JBOSS ele é um container (Servidor web) que processa informações (J2EE - JSP - EJB).
Bom acho que ficou mais claro né?
Basta ver o que vc mais se encaixa e seguir na área.
Com certeza! A população de desenvolvedores java estão extremamente empolgados com o “boom” do mercado WEB, mas na verdade desktops é um mercado que nunca vai morrer, pois exte sistuações em que é no mínimo inviável migrar um sistema de desktop pra web. Alguns exemplos são os aplicativos de altomação comercial, aplicações de controle financeiro, etc…
Porém todo programador deve conhecer e saber desenvolver tanto pra web quanto para desktops, pois no meu modo de ver as duas areas tem seu espaço e suas sistuações.
Trabalho com desenvolvimento para automação comercial, area financeira, RH, e por ai vai.
A alguns dias atrás um cliente ma solicitou que fosse feita a implantação do seu sistema na WEB. Trata-se de uma locadora de automóveis que decidiram ter sua home na net onde seus clientes poderiam fazer reservas, verificar os automóveis disponiveis e outras finalidades.
Isso pra mim é um exemplo de necesidade de desenvolvimento web. Ela continuará com seu sistema local (J2SE) e tera um sistema web na net para o uso de seus clientes.
Pra finalizar acredito que existe espaço no mercado tanto pra uma quanto pra outra.