Qual carreira seguir?

Bom, galera. Estou na 5ª fase de Sistemas de Informação e estou muito na dúvida de qual carreira seguir, mais especificamente web ou desktop. Em desktop tenho alguma experiência em projetos pessoais como softwares pra agenda, controle financeiro e outros (nenhum 100% completo, mas encaminhados), porém no desenvolvimento web sou iniciante.
Se puderem dar uma luz aí, indicando as linguagens corretas… Tenho experiência com Java e C# até agora.

Valeu!

Quando eu concluí minha graduação, em 2009, eu estava crente e certo de que desktop era meu futuro.
Desde 2010 trabalho com java para web em sistemas corporativos.
Ou seja, desde aquela época, 8 anos atrás, que o mercado desktop vem definhando. O que cresceu, realmente, foi o mercado web e o mobile.
Acho que nem preciso falar que eu investiria em ambos.

2 curtidas

Entendi… Realmente vale a pena investir em web e mobile, pois ambos vem crescendo cada vez mais. Tenho bastante segurança em programar desktop por ser algo que já sou acostumado. Vou procurar aprender mais sobre desenvolvimento web também

Desenvolvimento web, começa por HTML, CSS e Javascript. Depois vai para Java ou .Net ou PHP, etc…
Mobile também é interessante, mas depende do projeto. Se o projeto não exigir por exemplo push notification ou geolocalização(2 exemplos de recursos que são mais fáceis de serem manipulados no mobile do que na web), você pode fazer um sistema web responsivo que rode em bowsers desktop e mobile.

1 curtida

Estou me dedicando a aprender essas linguagens pra ampliar meus conhecimentos e começar a desenvolver web. Com certeza com a ajuda de vocês eu chego lá :laughing:

Desktop e web estão morrendo.

Mobile e backend é o que vira.

whoah! Discordo!
Desktop eu posso concordar, mas por que web?

Mobile sim, mas o backend é pra que? Pra web, claro. Mas dizer “backend é o que vira” é meio complicado.

2 curtidas

Pois é. Em quesito de inovação, mobile está crescendo muito. Mas muitas empresas estão em web e ainda em desktop para sistema de gestão, por exemplo

É bem pessoal, na minha opinião, web sem dúvidas, pois com web você consegue conhecimentos em webservices, api, rest, etc… e pode até no futuro utilizar esse conhecimento com algum forms e talz para desktop.

Um abraço!

1 curtida

imagem

Móbile e backend é o que vira.

Web é SPA e PWA. Eu procuro estar afinado em móbile e backend porque tenho síndrome das três letrinhas. :sweat_smile: