Qual certificação tirar depois da SCJP, SCBCD Ou SCWCD OU SCDJWS?

E ai pessoal?

Tirei minha certificação de SCJP esta segunda passei com 86% :P.

Gostaria de saber qual certificação Web esta sendo mais exigida pelo mercado ( SCBCD Ou SCWCD OU SCDJWS )

t++

SCBCD (Sun Certified Business Component Developer) e SCDJWS (Sun Certified Developer for Java Web Services)
não são certificações Web.

Sugiro fazer uma pesquisa sobre cada uma dessas tecnologias para saber o propósito de cada uma.
Mas, respondendo sua pergunta, se pretende tirar uma certificação web estude para SCWCD.

Ultimamente tenho ajudado a selecionar desenvolvedores/arquitetos na empresa onde eu trabalho e as certificações da Sun estão ajudando bastante na hora de filtrar os candidatos: se o currículo traz qualquer sigla dessas em destaque, está praticamente descartado :slight_smile:

Nossa experiência é aquilo que muita gente desconfia: é melhor mostrar o conhecimento com experiência do que com certificados.

Não é pra jogar balde de água fria na sua empolgação, mas fica a dica.

Mas entre pessoas sem experiência com certificação, e sem experiencia e sem certificação.
Acho que o melhor seria a primeira opção.Mas como não to no mercado não posso afirmar nada, sei que existem vários que programam muito bem mas que não tem certificação, achei que a certificação seria um modo de mostrar que tu tem esse conhecimento.

Antes de responder: pra mim experiência não é só anos trabalhando. É como tem aplicado o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Fico ainda mais desconfiado em contratar alguém sem experiência e com certificação. Se a pessoa tirou a certificação antes de usar o conhecimento para algo útil, alguma coisa está errada.

[quote=s4nchez]Ultimamente tenho ajudado a selecionar desenvolvedores/arquitetos na empresa onde eu trabalho e as certificações da Sun estão ajudando bastante na hora de filtrar os candidatos: se o currículo traz qualquer sigla dessas em destaque, está praticamente descartado :slight_smile:

Nossa experiência é aquilo que muita gente desconfia: é melhor mostrar o conhecimento com experiência do que com certificados.

Não é pra jogar balde de água fria na sua empolgação, mas fica a dica. [/quote]

Acredito que será um problema para os projetos de sua empresa… pessoas com vasta experiencia como vejo o mercado pedindo tipo para arquiteto 8 anos, 6 anos… se o cara tiver em uma empresa que tb sabe da deficiencia de encontrar profissional como o arquiteto q ela tem, concerteza a gestao dessa empresa vai sempre fazer de tudo para manter esse cara dentro da empresa, pq nao é simples e facil substituir um arquiteto por outro…

E se a empresa que você trabalha, nao valoriza certificacoes, vejo que nao é uma boa empresa para trabalhar. Certificacoes tem um objetivo que nao é provar experiencia, porem vejo que isso é confudido ainda no mercado. A mesma nao diz que vc é um genio, mais diz outras coisas que está alem do que parece obvio.

E acredito que apenas as empresas com espirito de empreendedor na gestao que consegue visualizar e encaixar profissionais certificados no seu quadro. E outra nao contrata certificados, mas se o cara entra e tira o certificado a empresa faz questao de passar a informacao para os clientes informando o nivel de conhecimentos dos colaboradores. Incrivel ne?

Outro ponto, que acontece em poucas empresas, é o investimento humano de pequeno e medio prazo, os departamento a maioria nao sabe filtrar os candidatos e saber quais podem entrar como programador e em medio prazo conseguir ser um arquiteto da empresa. E isso dar como descobrir no curriculo, no historico do profissional, em uma entrevista informal - no formato de bate-papo e nao de questionario. Claro depende muito do nivel de competencia dos recrutadores.

Falo isso, por que na empresa onde trabalho os diretores cansaram de ficar buscando gerentes, importando profissionais, por exemplo. Os mesmo analisam o historico do profissional, analisa o curriculo, entrevista informal, paga dentro do mercado. E com tempo as vezes de curto à medio prazo, ver que a pessoa tem o perfil para tal cargo na empresa e promove o cara. Foi a melhor maneira de agilizar os negocios da empresa, e manter clientes satisfeitos também, por que depender do cargos, perdia mais tempo procurando um profissional, ja chegou a ficar 6 meses ou ate mais procurando um profissional qualificado.

Enquanto as empresas (principalmente boa parte nacionais) nao aprender como selecionar seus colaboradores, sempre vao sofrer com essa questao de falta de mao de obra…

O problema das nacionais que quer buscar profissionais, como em paises desenvolvidos onde ter dois idiomas é default. E isso nao é facil de encontrar em um pais subdesenvolvido por exemplo. A educação nossa nao é uma das piores, mais nao é uma das melhores. Exceto na regiao sul/sudeste do pais que é melhor que em relacao à outros estados do Pais, mais em modo Geral a educação é a base.

Posso está equivocado mais acho que os empreendedores acham que o negocio dele nao depende de outras areas como educacao, como o status do pais… etc

Vejo muita gente perguntado po, como a empresa X virou multinacional? A marca está nos 4 cantos do mundo?
Ai uns responde claro eles estao em um pais desenvolvimento a matriz. Certo mais acredito que lá tenha outras empresas tb e pq elas ninguem conhece mundialmente? Isso prova que gestao é mais importante que qualquer outro fator.

flw!!

Respondendo a pergunta inicial :
Depende do que vai mais ajudar no que vc está atualmente trabalhando, se vc está trabalhando com EJB, então seria bem util que vc estudasse para tirar a SCBCD; agora se a sua area é mais para o desenvolvimento de Jsps e Servlets, o melhor seria a SCWCD, pois contempla um conhecimento que é muito util para quem desenvolve aplicações web, tudo vai depender de qual conhecimento mais seria util para vc no momento. A SCDJWS está meio desatualizada pelo que sei.

Respondendo o tema “utilidade da certificação” :
Acredito que a certificação no cv diz :

• “este profissional aceitou o desafio de estudar um conteudo muitas vezes intenso para passar em uma prova”

Acredito também que a certificação no cv NÃO diz :

• “este profissional tem experiência suficiente para entender complicações que podem ocorrer ao trabalhar em um determinado ambiente de trabalho utilizando tal tecnologia”

Certificação para mim não é algo negativo de maneira alguma, o conhecimento que eu adquiri ao estudar para as certificações que eu tirei, hoje me ajudam muito a entender os sistemas que desenvolvo, mas de maneira alguma me colocam à frente de uma pessoa que não tenha nenhuma certificação mas tenha mais experiência. Ao meu ver experiência é muito mais importante que uma certificação, porém quem tem uma certificação tem também o seu crédito, no mínimo por ter aceitado o desafio.

Enquanto tiver um monte de projeto de software mal gerenciado por aí eu estou tranquilo. A quantidade de profissional experiente desanimado com o trabalho atual que ando vendo ultimament me mostra isso. E mesmo se eu estiver errado, ainda não vejo certificação como solução para este problema.

Eu não tenho do que reclamar da empresa onde trabalho :slight_smile: E ainda creio que a empresa “com espirito de empreendedor na gestao” consegue encaixar os mais diferentes perfis de profissionais para conseguir os melhores resultados, independente de certificação ou não.

[quote=esantana]Ao meu ver experiência é muito mais importante que uma certificação, porém quem tem uma certificação tem também o seu crédito, no mínimo por ter aceitado o desafio.
[/quote]

Concordo plenamente. Por isso que não sou contra certificações, e sim quem se apóia principalmente nelas pra mostrar seu valor :wink:

[quote=s4nchez]Antes de responder: pra mim experiência não é só anos trabalhando. É como tem aplicado o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Fico ainda mais desconfiado em contratar alguém sem experiência e com certificação. Se a pessoa tirou a certificação antes de usar o conhecimento para algo útil, alguma coisa está errada.
[/quote]

Acho que isso resume tudo.

Concordo com o s4nchez, apesar de estar na faculdade e querer tirar algumas certificações e fazer mestrado, antes de trabalhar :slight_smile:

Abraço.

Edit.: na verdade nem sei o que quero :|. Acho que um mestrado em IA e trabalhar seria legal. Alguém faz isso hoje?

eu acho que a vantagem de vc tirar uma certificação técnica é você ter um plano de estudos e um objetivo… para mim pelo menos fica dificil sair baixando tutoriais e frameworks da internet apenas para ver como funciona sem que tenha o tal plano de estudos…

[quote=dedejava]Concordo com o s4nchez, apesar de estar na faculdade e querer tirar algumas certificações e fazer mestrado, antes de trabalhar :slight_smile:

Abraço.

Edit.: na verdade nem sei o que quero :|. Acho que um mestrado em IA e trabalhar seria legal. Alguém faz isso hoje?[/quote]

dedejava,

acho que pouca gente da nossa área sabe exatamente o que quer, eu tb penso em fazer um mestrado um dia, mas preciso trabalhar pra me manter tb, ai fica difícil…rs

“Ultimamente tenho ajudado a selecionar desenvolvedores/arquitetos na empresa onde eu trabalho e as certificações da Sun estão ajudando bastante na hora de filtrar os candidatos: se o currículo traz qualquer sigla dessas em destaque, está praticamente descartado”

Isso me surpreendeu. Então se você recebe um currículo com certificação você descarta? Isto me impressionou.

É como eu disse: se o cara dá mais valor a certificação do que a própria experiência, isso não é um bom sinal.

[quote=s4nchez]Ultimamente tenho ajudado a selecionar desenvolvedores/arquitetos na empresa onde eu trabalho e as certificações da Sun estão ajudando bastante na hora de filtrar os candidatos: se o currículo traz qualquer sigla dessas em destaque, está praticamente descartado :slight_smile:
[/quote]

Como não é contra certificações se descarta o currículo de um profissional antes mesmo de entrevista-lo?? :?
Baka…
O conhecimento esta ai espalhado por diversos lugares em diversas formas e há vários caminhos para se chegar a ele, se vc tem bastante experiência então parabéns por ter adquirido, se vc estudou para tirar uma certificação vc tb está de parabéns(e pq não?) pois vc demonstrou ter um objetivo e conseguiu alcança-lo. Agora tolice é ser como aqueles “caras” que vivem “catando” código no google sabendo apenas sintaxe sem saber o porquê daquilo e se dizem “programadores” e também aqueles caras que acham que quem tem certificação é rei ou que acham que sabem tudo só pq são certificados, mas pior que tudo isso são aquelas pessoas que fazem um pré-julgamento de seus semelhantes sem ao menos dar uma chance para conhece-los só pq tem sigla X ou Y no currículo,isso pra mim é pré-conceito e é uma coisa que eu não admito de maneira alguma e nunca trabalharia numa empresa como essa.
O ideal é vc abraçar tudo que tiver pela frente: estude, faça faculdade,pós,mestrado,etc. tire certificações,trabalhe bastante, participe de projetos open-source pois pelo menos para mim todo tipo de conhecimento é válido. Só não é válido ter a mente fechada e não olhar o que acontece ao seu redor.

Se você descarta quem tem certificação, eu diria que isto não é um bom sinal.

Mais uma vez repito: não descarto quem tem certificação, e sim quem dá a ela destaque principal no currículo. Até hoje não vi nenhum tipo desses passar da nossa entrevista por telefone, por exemplo.

Veja, não se trata de preconceito, e sim empirismo: já entrevistamos MUITA gente e sabemos o perfil que se encaixa na nossa cultura. No nosso ponto de vista existem outras formas muito mais interessantes de demonstrar suas qualificações. Você mesmo citou algumas.

Sei que piso no calo da multidão de certificados do fórum, mas esta é a minha realidade e de outras empresas que conheço. Tem gente que dá muito valor à uma prova, enquanto a gente simplesmente valoriza mais a experiência, iniciativa, capacidade de aprender, trabalhar em grupo etc etc…

Sobre certificacao java para web: a unica que existe no momento e a SCWCD.
A SCBCD e pra ‘enterprise’ envolve JPA/Transacoes/Seguranca/EJBs.
E a SCDJWS e pra WebServices - reza a lenda que so indiano tem essa. :lol:

Engracado como deram com os dois pes no sanchez.
Mesmo que ele nao contratasse quem tem certificacao, qual o problema?
Ueh a empresa dele vai bem assim? Como ela ja disse, “vai bem obrigado…”

Questao nao e ter certificacao ou nao, e uma questao de perfil,
so acho que foi infeliz em generalizar. :slight_smile:

Eu acho que tá faltando um pouquinho de interpretação de texto aí: “se o currículo traz qualquer sigla dessas em destaque, está praticamente descartado”.

O s4nchez não disse “descartar quem tem certificação”, mas sim “descartar quem acha que certificação significa mais que experiência”. :roll:

Btw, trabalha onde s4nchez? Multinacional?