Qual certificação tirar depois da SCJP, SCBCD Ou SCWCD OU SCDJWS?

"

Ninguém aqui comentou a SCJD?

Na minha opinião a SCJD é a única certificação capaz de provar que o cara realmente sabe programar (assumindo que ele não tenha trapaceado no processo de certificação, obviamente). E é uma certificação bem rara de se achar por aí.

Mas, para você que completou a SCJP. Eu recomendo a SCWCD.
A SCBCD eu recomendaria que você tirasse depois da SCWCD, pois é meio difícil entender EJB sem entender a estrutura de java na web. Obviamente, há muita gente que foi para a SCBCD primeiro e se deu bem, mas na minha opinião acho que será melhor para você ir na SCWCD primeiro.

Quanto a SCDJWS, a versão 1.4 dela será descontinuada e não vale a pena. A versão 5 está por vir. Eu fiz a prova beta e lhe digo: se você não tiver uma profunda experiência com webservices, vai rodar (como eu não tenho, só estou esperando a nota para ter certeza que rodei). Essa certificação é raríssima.

SCJA não vale a pena. A menos que o voucher esteja vencendo e você não queira perdê-lo (como foi o meu caso) ou então a empresa que você esteja trabalhando tenha pago ela para você.

Sobre a SCEA, ela é bem rara e difícil (principalmente a fase 2). Quanto a SCMAD, não sei o que dizer.

Pois é Marcos, cada empresa tem sua cultura e seus critérios. Eu trabalho numa empresa com equipes pequenas e ágeis, onde os desenvolvedores tem a palavra final na hora da contratação. Tanto que sequer lemos o currículo antes de ver algum código do sujeito. (pra saber mais sobre nosso processo seletivo pode ler aqui e aqui).

Filtrar candidatos com ou sem certificação é um critério simples pra empresa contratar quem julga mais adequado ao que ela procura. É obviamente um pré-julgamento, mas não deixa de ser válido. Contratação é um processo muito mais caro (e chato) do que a gente imagina…

Respondendo a questão do tópico:

Vai depender da tecnologia em que você está trabalhando no momento. Se ja trabalha a algum tempo com Web, então estude para a SCWCD. Também acredito que essa seja a menos complicada de estudar e passar.

Quase 1 ano depois e minha opinião mudou completamente. É incrível ver o que acontece com as pessoas, com o passar do tempo :slight_smile:

Abraço!

[quote=Andre Brito]Quase 1 ano depois e minha opinião mudou completamente. É incrível ver o que acontece com as pessoas, com o passar do tempo :slight_smile:

Abraço![/quote]

e qual a sua opinião agora?

Certificação não prova nada a ninguem.

A maioria das certificações da sun podem ser adquiridas na base da decoreba dos mocks, ou até mesmo certificações em inglês serem adquiridas por profissionais que nao tem uma nocao basica do idioma. Digo isso não de opinião, mas do que já vi.

Agora veja o lado bom da certificação:

Mostra que o funcionário é dedicado aos estudos e que busca crescer profissionalmente.

Mostra o esforço de um profissional, pois sabemos que para se adquirir uma certificação é necessária uma certa dedicação de algumas semanas ou meses.

É muito valiosa as empresas que “alugam” os seus funcionários às empresas… alocam funcionários, etc…etc…

Eu ainda não tenho nenhuma certificação, mas as considero muito importantes para um profissional… O único problema é que realmente não dá pra saber o nível de conhecimento pela certificação.

Eu sinceramente se fosse contratar o primeiro critério a ser avaliado seria a experiencia profissional, depois formação acadêmica, depois certificações.

Uh?

Ueh e “nao prova nada a ninguem”? :roll:

Chegamos ao exato ponto de toda a discussao. :smiley:
Concordo, a certificacao nao diz o nivel de conhecimento do profissional/candidato/etc.

Tambem concordo com o s4nchez quando ele diz que descarta os profissionais
que colocam em destaque no curriculo as certificacoes e deixam a experiencia em 2nd plano,
alguma coisa de errado tem, pode ter certeza…

[quote=g4j][quote=Andre Brito]Quase 1 ano depois e minha opinião mudou completamente. É incrível ver o que acontece com as pessoas, com o passar do tempo :slight_smile:

Abraço![/quote]

e qual a sua opinião agora? [/quote]
Eu colocava as certificações em um pedestal, pensando que com uma (ou algumas) eu teria o melhor emprego que poderia imaginar.
Hoje, depois de conversar com diversas pessoas, penso da mesma maneira que o s4nchez e com o keller. Infelizmente, ninguém dos meus amigos pensam assim, mas fazer o que né :stuck_out_tongue:

Abraço.

Desculpem,

eu sei que não é o foco da thread… mas, segue a minha contribuição:

Eu tirei a certificação, estudando sozinho, apenas por questões de EGO*. Não parei para pensar em qual certificação farei depois… na minha frente eu tinha duas opções SCJD e SCWCD.

até

“Cogito, ergo sum” - Descartes

"

[quote=Andre Brito]

Eu colocava as certificações em um pedestal, pensando que com uma (ou algumas) eu teria o melhor emprego que poderia imaginar.
Hoje, depois de conversar com diversas pessoas, penso da mesma maneira que o s4nchez e com o keller. Infelizmente, ninguém dos meus amigos pensam assim, mas fazer o que né :stuck_out_tongue:

Abraço.[/quote]

Infelizmente muita gente ainda pensa assim. Penso que uma certificação serve principalmente pra comprovar experiência.

!

[quote=marcosalex][quote=g4j]
Penso que uma certificação serve principalmente pra comprovar experiência. [/quote]

Aí é que está, é justamente o contrário. Ela serve pra comprovar conhecimento teórico,que não deixa de ser importante. Experiência é o que você adquire na prática, e essa é o mais difícil, já que mesmo que o cara ponha no currículo, é difícil saber se ele já trabalhou e o que exatamente ele fazia.[/quote]

Hmm, é verdade.

Eu quiz dizer que a certificação vem a ser melhor vista quando é consequência da experiência. Não vejo motivos pra tirar uma certificação sem ter experiência suficiente para tal. Minha opinião, é óbvio.

Concordo com s4nchez, uma certificação não pode substituir a experiência. Eu mesmo depois de 3 anos trabalhando com java, ano passado, tirei minhas duas certificações SCJP e SCWCD, detalhe na primeira foi 1 mês de estudo e a segunda 3 semanas.

Ai vem um kara que terminou a facu nunca trabalhou na área, estuda 1 ano ferrada tira 3 certificações e quer ser mais que um kara que tem 3 ou 4 anos de experiência, lamentável…

"

A minha experiência foi semelhante. Entre indas e vindas, eu tenho 5 anos de Java. No ano passado, resolvi tirar as minhas certificações SCJP e SCWCD; foi muito bom pra dar uma atualizada em alguns conceitos que estavam meio defasados e aprender outros que eu não tinha usado no dia a dia. Se eu tivesse pago um curso, não teria aprendido tanto.

"

Se sua empresa participa de licitações uma certificação substitui a experiência, já que vale mais pontos (hauahuHAUHAUhauhau).

Eu não julgo ngm, já que cada empresa contrata quem quiser. Eu só acho que contratar um profissional certificado é muito mais vantágem, já que quanto mais certificados vc tiver, mais licitações vc tem chances de ganhar. Já existem cliente grandes que exigem que seus terceiros tenham certificação.

Atualizado em 19/06/2013 - Nossa, como eu era idiota. Tenho vergonha disso que escrevi…

[quote=edgarberlinck]Se sua empresa participa de licitações uma certificação substitui a experiência, já que vale mais pontos (hauahuHAUHAUhauhau).

Eu não julgo ngm, já que cada empresa contrata quem quiser. Eu só acho que contratar um profissional certificado é muito mais vantágem, já que quanto mais certificados vc tiver, mais licitações vc tem chances de ganhar. Já existem cliente grandes que exigem que seus terceiros tenham certificação.[/quote]

Realmente, uma certificação vale mais que 10 anos de experiência em uma licitação.

Tem consultoria que até paga para pessoas certificadas para atender os requisitos de licitação. Sendo que o cara nem trabalha no projeto.

Certificação é mais um modo de filtrar os canditatos, assim como faculdade, pós, mestrado, MBA e etc.

Pode ser que o cara não entenda nada… mas se o mesmo tem um MBA ou certificações, os olhos do entrevistador chegam a brilhar…

Por isso que fiz faculdade e tirei um monte de certificações… para os olhos do entrevistador brilhar… rs… estou até pensando em fazer uma pós-graduação… sei que se estudar por livros vou aprender “bem mais além de custar bem menos”… mas o que importa é o certificado de conclusão da pós no currículo… assim como uma consultoria o que vale mesmo é o selo CMMI 5…