Qual componente usar

4 respostas
F

Bom to criando uma aplicação onde o usuario teria que fazer uma escolha
por exemplo amarelo,preto,verde,vermelho queria que o usuario escolhece a cor e somente depois que ele clicasse no botão por exemplo (botão ok) que fosse exibido uma menssagem em um JoptionPaneShowDialog de a cordo com a opção que ele escolher.

como faço as comparações tipo

se usuario selecionou amarelo faça tal coisa ou se não se ele selecionou preto exiba tal menssagem.
resumindo como o programa vai identifica qual cor foi selecionada???

4 Respostas

GiancarloBraga

Se eu fosse você faria o uso do JOptionPane com o InputDialog. A idéia é simples: o InputDialog receberá o nome da cor e então um if com múltiplas escolhas tratará cada uma dessas cores e irá executando a ação, mas agora em cada ação você pode exibir tudo em um MessageDialog.

É importante frisar, também, que a classe JOptionPane tem 4 tipos de diálogo:

• OptionDialog
  • MessageDialog
  • InputDialog
  • ConfirmDialog

Você, sabendo disso, poderia fazer a utilização do OptionDialog(o mais complexo pois associa os outros três) que recebe uma array de Strings por parâmetro junto com alguns outros detalhes e te permite mostrar vários botões nessa caixa de diálogo. É uma outra opção das muitas para pegar e tratar algo que o usuário digitou.

Outro ponto que eu gostaria de citar, é que você pode usar esse método da classe java.lang.String no seu if:
equalsIgnoreCase(String anotherString)
Compares this String to another String, ignoring case considerations.

Ele irá comparar sem se preocupar se a String digitada pelo usuário é maiúscula ou não em comparação ao que você colocou…isso pode poupar uma quantidade boa de código.
O uso seria algo do tipo:
nomeDaStringDeEntrada.equalsIgnoreCase(“string que você quer comparar”)…E como isso retorna um boolean poderia colocar direto no espaço da condição dentro de um if.

F

sim concordo mas esteticamente não fica mto legal o JOptionPane para o meu mini projeto!!!
no caso teria que ser o JComboBox mesmo valew

fabiel

Daew filipibh blz,

Inton brother para vc usar o JComboBox tbm eh simples.
Basta que quando o usuario pressionar o botao ok, este dispare
um evento que identifique qual o JComboBoxCor foi selecionado
dew vc envia uma mensagem na tela.

Esse link segue um tutorial muito bom e facil de uma olhadinha
:arrow: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=3099

F

valew amigo mas o tutorial ai esta baseado no net beans e como to aprendendo to usando uma IDE basicona o JCreator será que vc não teria o codigo pronto pra min estudar e entender como funciona não??
de qualquer forma mto obrigado pela força ai!!!se tiver mais alguem que possa me dar uma dica vai ser mto bem vinda!!

Criado 3 de setembro de 2007
Ultima resposta 5 de set. de 2007
Respostas 4
Participantes 3