Qual configuração necessaria para desenvolver jogos?

Primeiramente não sei bem onde poderia postar isto, me desculpem qualquer coisa.
Mas por fim já que estão no avançado, podem me dar um bom conselho.

O que um pc deve ter pra desenvolver jogos em java, para celulares e tabletes;
Qual melhor configuração de pc devo comprar, se puderem me ajudar agradeço.
Por favor nada de computador com exageros absurdos, não sou rico.

Até onde sei qualquer configuração serve, não precisa ser uma específica.

Suas opções pra desenvolver pra tablets e celulares são ios e android. No android você pode desenvolver jogos simples em java, mas jogos mais complexos precisa usar linguagem de desenvolvimento nativa. ios não é possivel desenvolver em java.

Com relação ao custos do desenvolvimento, não há muito diferença entre os dois. Sim, na apple você precisa de um mac (além de um iphone e ipad pra teste) que apesar de ser de qualidade superior, é mais caro que um pc. Em compensação as ferramentas de desenvolvimento são todas gratuitas.

No android as melhores ferramentas de desenvolvimento são pagas e existem centenas de aparelhos android de modelos diferentes que precisam ser testado pra saber se seu jogo funciona direito, o que pode aumentar os custos do desenvolvimento, mas o computador pode ser um pc, que é mais acessivel que um mac.

Bem eu pesquisei e há emulador pra testar os jogos sem precisar ter o celular, no caso com Android, agora se funciona perfeitamente e se é de graça não sei.
Bem eu perguntei a respeito do pc porque o meu é muito lento e trava muito. Ja que vou ser obrigado a comprar um novo. Não quero errar, quanto a placa de video, memoria,hd. Que estou totalmente por fora de requisitos.

eu não tenho experiencia, mas acredito que não precise de grandes recursos de hardware para desenvolver jogos ou aplicativos para celulares. Um computador “normal” 4gb de ram, processador da intel I3 ou I5, mesmo sem placa de vídeo deve ta tranquilo. se eu tiver errado me corrijam.

Não é preciso ter uma super máquina. Melhor é ter boas ferramentas como a Unity, ou o IntelliJ, ou ainda, guardar o dinheiro para investir em assets.

Bem obrigado pelas dicas. Vou ter que comprar rapidamente um pc que o meu ja ta na puberdade, tens uns 12 anos. Logo ele vira homem e sai de casa.