Qual dessas é a melhor forma de armazenar muitas informações em um banco de dados?

Olá a todos!

Estou criando um bot do Discord, porém “travei” em uma questão de armazenamento…

Preciso salvar e ler muitos dados de forma rápida, pensei em quando o bot ligar e alguém executar um comando ele copiaria temporariamente todas as configurações da guild na ram para deixar as coisas mais rápidas e quando salvar alguma coisa ela ser salva na ram e no banco de dados ao mesmo tempo de forma async. Não sei se assim é a melhor forma, aceito recomendações aqui também…

Porém chega na parte de salvar esses dados, digamos que eu tenho um Objeto chamado GuildData que nele teria as coisas que seriam salvas na db entre elas id, prefixo, linguagem, comandos, agumas arrays e hashmaps e muitas outras coisas em um sistema simples de Getters And Setters. Eu pensei em duas formas de salvar essas informações no banco de dados, que no caso seria:

-Transformar esse Objeto em um array de bytes e salvar em uma tabela com 2 colunas, Id e Data, depois ler e transformar em um Objeto novamente.

-Criar várias colunas uma para cada coisa que seria salva e salva-las, depois ler cada uma e converter para um Objeto.

Nesse caso qual seria a melhor opção? Existe uma forma melhor de se fazer isso? Eu gostaria de uma opção que fosse o mais rápido possível e que gastasse menos recursos, pois lembrando, é um bot e vários comandos podem estar sendo executados ao mesmo tempo e a resposta precisa ser a mais rápida possível.

Aceito recomendações em tudo, obrigado por ler até aqui e tentar me ajudar! <3

Você pode armazenar essas informações num banco NoSql (pesquise por mongoDB e Hadoop).

1 curtida