Qual devo aprender primeiro: ASP.NET WebForms ou ASP.NET MVC?

Olá pessoal, gostaria de saber qual a indicação de vocês para aprender ASP.NET. Já pesquisei sobre as vantagens e desvantagens de ambas as formas de desenvolvimento web com ASP.NET. Sei que o padrão MVC é a forma mais usada, mas gostaria de saber se para aprender ASP.NET MVC preciso aprender ASP.NET WebForms ou posso passar direto para o ASP.NET MVC!

Pode ir direto para o Microsoft MVC 3.0 ou 4.0.

O WebForms é recomendado apenas para protótipos e pequenos sistemas.
E ele não é requisito para se aprender o MVC.

[quote=ViniGodoy]Pode ir direto para o Microsoft MVC 3.0 ou 4.0.

E ele não é requisito para se aprender o MVC.[/quote]

tava dando uma olhada no MVC 5…deu vontade de montar um projeto com ele.

[quote=douglaskd][quote=ViniGodoy]Pode ir direto para o Microsoft MVC 3.0 ou 4.0.

tava dando uma olhada no MVC 5…deu vontade de montar um projeto com ele.[/quote]

Sim, a frase devia incluir “ou superior”. O MVC é bem bacana, apesar de não ser muito usado no mercado hoje em dia.

[quote=ViniGodoy][quote=douglaskd][quote=ViniGodoy]Pode ir direto para o Microsoft MVC 3.0 ou 4.0.

tava dando uma olhada no MVC 5…deu vontade de montar um projeto com ele.[/quote]

Sim, a frase devia incluir “ou superior”. O MVC é bem bacana, apesar de não ser muito usado no mercado hoje em dia.[/quote]

é uma pena, sei que o 3 tem algumas empresas maiores que usam, o 4 é raridade, o 5 ainda não vi nenhuma no brasil, ja tem uns tutoriais bacanas no site asp.net mas a galera esta resistindo.

e o acho fantastico. principalmente a facilidade que ele te da para integrar ajax, json, html5, ou até mesmo para criar aplicativos para o Facebook, o próprio new Project do VS tem la: Facebook Application

pouco código, muita organização, coesão…

Pode ir direto para o MVC. Um não é pré-requisito para o outro.

O webforms na minha opnião é horrível, mas infelizmente ainda é o mais usado principalmente por grandes empresas e consultorias de 3 letrinhas. Fora que tem muito código legado.

O asp.net MVC por sua vez é o futuro. Na minha opnião ao aprender MVC ainda tem uma grande outra vantagem, você estará trabalhando de forma mais parecida a outros vários frameworks de diversas linguagens, como rails por exemplo.

Meus 2 cents.
Abs!

Já trabalhei com WebForms pois era a única opção na época para .NET. Acho horrível também, assim como qualquer solução component based. Vá direto para action based ASP.NET MVC que hoje em dia é mais usado e adequado para atender as grandes exigências de usabilidade atual web. WebForms é mais para dar manutenção em projetos legados (se for ser entrevistado se liga nisso pra não cair em furada). ASP.NET MVC e WebApi são presente e futuro na plataforma .NET.