Qual é a diferença de homologação , produção e desenvolvimento?

13 respostas
wladyband

Fiz a pouco tempo atras participei de um processo seletivo para desenvolvimento de software em Java, e nisso tinha 3 etapas, entrevista técnica, entrevista com o RH, e prova técnica.

1. A entrevista técnica era para saber se eu tinha o perfil como programador.
  2. A entrevista com RH era somente para saber como eu sou, o que gosto de fazer, aonde moro, se sou casado, essas coisas.
  3. A prova técnica era 60 questões de perguntas objetivas sobre algoritmo, que depois a moça do RH disse para mim que era uma replica da prova de certificação Java.

Hoje ela me ligou e me informou que a vaga foi congelada, e me perguntou se gostaria de trabalhar na parte operacional, eu disse que sim.

Minha duvida;

O que seria vaga operacional?

Conversei com um amigo meu e me disse que seria possível que pudesse trabalhar na parte de homologação ou produção, sendo que eu não sei o que seria trabalhar na área de homologação e nem produção.

trabalhar na área de homologação e produção são classificados como área operacional?

13 Respostas

igor_ks

Vaga operacional: Isso é muito genérico. O certo era ter perguntado pra entrevistadora no momento… só a empresa vai poder responder com exatidão o que é a vaga operacional…

Sobre as diferencas, é:
Desenvolvimento: Etapa onde o produto está sendo desenvolvido
Homologação: Etapa onde foi terminada o desenvolvimento, instalada no cliente, porém ele ainda está usando como teste. Ou seja, uma pré-produção.
Produção: é quando começam a utilizar o sistema pra valer…

Ruttmann

Você se candidatou a uma vaga de programador e estão te oferecendo uma vaga de suporte. Simples assim.

Desenvolvimento: Parte onde acontece o desenvolvimento (vai dizê!). Basicamente onde mais se empregam programadores.

Homologação: Parte onde, após o desenvolvimento e testes, o software é validado pra saber se está atendendo todos os requisitos, se faz tudo conforme encomendado pelo cliente.

Produção: Após a homologação, tudo vai pra produção, que seria a entrega ao cliente, produto pronto, rodando e entregando o resultado que o cliente precisa. Aí trabalha o pessoal do suporte.

Depende do seu foco. Se você realmente quer trabalhar só programando, tem que se focar na área de desenvolvimento. Suporte raramente trabalha com desenvolvimento.

Eu trabalho com suporte, mas aqui lidamos bastante com desenvolvimento de software, só que pra nós mesmos. Automatizamos tarefas e desenvolvemos soluções pra agilizar nosso trabalho, mas isso é exceção, pois a maioria das equipes de suporte é formada por leigos com documentação na mão seguindo passo do mesmo jeito que uma pessoa que nunca cozinhou segue os passos da embalagem da lasanha pra fazer no microondas.

Isso é o que eu vejo. Em outras empresas a história pode ser diferente.

As únicas área que vejo procurando gente especializada e com formação ou experiência comprovada são programação e testes. De resto, pegam qualquer gaiato que tá estudando administração, contábeis, psicologia (sim, já vi) e até biologia (pior ainda) pra fazer isso.

Um caso clássico de suporte é você ligando pra operadora de Internet, explicando que já verificou DNS, usuário e senha, e todas configurações do modem, e mesmo assim não consegue se conectar e o “técnico de suporte” do outro lado perguntando se você já tentou reiniciar o modem. ¬¬’

wladyband

Ruttmann:
Você se candidatou a uma vaga de programador e estão te oferecendo uma vaga de suporte. Simples assim.

Desenvolvimento: Parte onde acontece o desenvolvimento (vai dizê!). Basicamente onde mais se empregam programadores.

Homologação: Parte onde, após o desenvolvimento e testes, o software é validado pra saber se está atendendo todos os requisitos, se faz tudo conforme encomendado pelo cliente.

Produção: Após a homologação, tudo vai pra produção, que seria a entrega ao cliente, produto pronto, rodando e entregando o resultado que o cliente precisa. Aí trabalha o pessoal do suporte.

Depende do seu foco. Se você realmente quer trabalhar só programando, tem que se focar na área de desenvolvimento. Suporte raramente trabalha com desenvolvimento.

Eu trabalho com suporte, mas aqui lidamos bastante com desenvolvimento de software, só que pra nós mesmos. Automatizamos tarefas e desenvolvemos soluções pra agilizar nosso trabalho, mas isso é exceção, pois a maioria das equipes de suporte é formada por leigos com documentação na mão seguindo passo do mesmo jeito que uma pessoa que nunca cozinhou segue os passos da embalagem da lasanha pra fazer no microondas.

As únicas área que vejo procurando gente especializada e com formação ou experiência comprovada são programação e testes. De resto, pegam qualquer gaiato que tá estudando administração, contábeis, psicologia (sim, já vi) e até biologia (pior ainda) pra fazer isso.

Um caso clássico de suporte é você ligando pra operadora de Internet, explicando que já verificou DNS, usuário e senha, e todas configurações do modem, e mesmo assim não consegue se conectar e o “técnico de suporte” do outro lado perguntando se você já tentou reiniciar o modem. ¬¬’

rsrs, eu achei isso um pouco ofensivo, mas infelizmente eu concordo.

Ruttmann

wladyband:
Ruttmann:

A realidade ofende as vezes mesmo…

Eu só aceitei trabalhar em suporte por estar em uma equipe de segundo/terceiro nível que trabalha com investigação e desenvolvimento de soluções pra prevenção de erros.

Se fosse pra ficar pendurado no telefone o dia todo falando baboseira pra usuário, teria pedido a conta… :slight_smile:

wladyband

Ruttmann:
wladyband:
Ruttmann:

A realidade ofende as vezes mesmo…

Eu só aceitei trabalhar em suporte por estar em uma equipe de segundo/terceiro nível que trabalha com investigação e desenvolvimento de soluções pra prevenção de erros.

Se fosse pra ficar pendurado no telefone o dia todo falando baboseira pra usuário, teria pedido a conta… :)

Alguém algum dia vai ler essa postagem, então eu penso da seguinte forma;

Eu não sei se realmente iram me chamar para trabalhar como suporte técnico, mas se me chamarei eu aceitarei.
A pessoa nunca deve perder o foco, a área que tanto quero trabalhar é desenvolvimento, se no momento não apareceu oportunidade para trabalhar na área que desejo, o que tenho que fazer é pegar o dinheiro do meu suor do meu mais novo trabalho e tentar me qualificar, como?

Exitem tantas instituições Americanas, Alemães e Canadenses que fornecem um curso a distancia de alto nível, eu conheço algumas, e através delas obter mais conhecimento e tentar sempre que for possível continuando á realizar os trabalhos de Open Sources a noite.

E posso até mesmo me prepara para fazer concurso publico na área de desenvolvimento.

O objetivo e nunca perder o foco.

Tenho uma família para sustentar, estou com compromisso com algumas pessoas financeiramente, e isso que será minha alavanca para persistir no meu objetivo.

Dizem que o curso do alura é muito bom, mas ainda não tive oportunidade de experimentar.

Ruttmann

Não sei em que ponto meus posts foram ofensivos pra você, sendo que eu nem citei seu nome em nenhum deles, apenas descrevi situações que vivi.

Enfim, cada um sabe o que é melhor pra si, você não precisa ficar se explicando pra mim…

wladyband

Ruttmann:
Não sei em que ponto meus posts foram ofensivos pra você, sendo que eu nem citei seu nome em nenhum deles, apenas descrevi situações que vivi.

Enfim, cada um sabe o que é melhor pra si, você não precisa ficar se explicando pra mim…

O que você falou foi bem impactante.

wladyband

Acabei de falar com a moça do RH, ela sim confirmou que era área operacional, mas também confirmou que não era suporte técnico, ela falou que atividade atribuída é suporte a Java.

Então fiquei sem entender, quem dá suporte a Java faz o que? Ainda chega a trabalhar com linhas de código?

adriano_si

É possível que você seja o cara que recebe o problema que o Software deu e faça uma análise até mesmo no código-fonte do Sistema pra tentar descobrir o problema, o que você não vai poder fazer é tocar no código e mandar pra produção, provavelmente vai mandar uma análise da situação que descobriu e alguém na fábrica da empresa é quem vai fazer a correção.

Tive um conhecido que o primeiro emprego dele em Java foi assim.

Abraços e sucesso na nova fase :wink:

wladyband

adriano_si:
É possível que você seja o cara que recebe o problema que o Software deu e faça uma análise até mesmo no código-fonte do Sistema pra tentar descobrir o problema, o que você não vai poder fazer é tocar no código e mandar pra produção, provavelmente vai mandar uma análise da situação que descobriu e alguém na fábrica da empresa é quem vai fazer a correção.

Tive um conhecido que o primeiro emprego dele em Java foi assim.

Abraços e sucesso na nova fase ;)

Isso que você me falou foi extremamente confortante, mas ainda não é o fim, ainda tenho que faze a ultima entrevista para ter a certeza que irei trabalhar, mas se for isso vai ser o dia mais feliz da minha vida.

wladyband

fui contratado para trabalhar, o salário é muito bom. quero agradecer a todos que me ajudaram nesse foram e agradecer a todos que tem me ajudaram no fórum do GUJ. estou muito feliz.

igor_ks

Aeeeww! Parabéns cara, fico feliz por você… sei pelos teus posts o quanto voce lutou e se esforçou pra ir atrás. Congrats!

wladyband

obrigado.

Criado 4 de dezembro de 2015
Ultima resposta 15 de dez. de 2015
Respostas 13
Participantes 4