Qual é a finalidade de uma interface

3 respostas
E

Olá !!!

Interface não é o molde do sistema?

Pensando em orientação a objeto o desenvolvimento do sistema deveria começar pelas interfaces ?

Obrigado pela atenção

3 Respostas

S

Olá eusoufeioedai,

você está se referindo à interface(OO) ou interface(GUI) ?

Explique melhor para que possamos entender e depois ajudar.

Um abraço!

C

“eusoufeioedai”:
Olá !!!

Interface não é o molde do sistema?

Pensando em orientação a objeto o desenvolvimento do sistema deveria começar pelas interfaces ?

Obrigado pela atenção

nao diria um molde, com uma interface voce consegue pre-definir alguns metodos que podem vir a ser comuns para as classes que a implementem.
O molde como um todo se daria com todo o seu diagrama de classes do modelo de negocio, modelo da camada de persistencia, camada visual, etc;

L

E eu diria que a interface é… a interface heheh
uma forma de diminuir o acoplamento das coisas, de criar e separar as camadas do seu sistema, de definir mais comportamentos para uma classe, etc

Pensa assim, o que seria uma interface de alguma coisa?! por exemplo quando vc dirige um carro, vc interage com o carro através de uma interface (volante, marcha, pedais), vc não quer saber (na maioria das vezes heheh) o que há por baixo dessa interface nos carros da GM, FORD, VW etc para vc interessa que a montadora seguiu uma interface que vc sabe usar. A GM pode pegar o carro, mudar completamente o funcionamento por tras do volante, fazendo com que ele fique muito melhor implementado, mas ele continua sendo um volante e vc vai poder continuar usando sem que tenha que fazer um curso para isso.

Se uma fabricante de carro GM dizer: “olha, criamos uma nova interface de direção, vc vai dirigir com um controle de playstation”. Vc ia gostar?! acho que não, por isso que vc naum tem uma forma de dirigir um VW e outra forma um FORD, no geral a interface é a mesma.

Na computação é identico, vc quer que seus objetos acessem outros objetos através de uma interface ou direto na implementação?! o acesso aos dados (exemplo mais classico hehe), vc quer usar aquela classe que le de um arquivo, ou vc quer usar uma interface que “acessa dados” e a implementação dela é dada por uma configuração (podendo ser uma implementação que acessa BD, arquivo, ou até uma mulherzinha que fica digitando os dados)?

Enfim, uma das funcionalidades da interface é essa, além disso ela possibilita implementar herança multipla (que não existe no java) e seila la mais o que ehheh enfim, interface é muito bom e util.

Respondendo sua pergunta, o desenvolvimento deveria começar pela analise de requisitos, modelagem UML, ali vc vai sentir a necessidade das interfaces e classes, quando começar a programar vc teoricamente saberá quais interfaces vai precisar e tal. Mas sim, geralmente quando eu penso em criar algo, eu penso na interface que quero que esse “algo” tenha, crio ela, uso (crio o algoritmo que vai usar essa interface, sem uma implementação) e depois penso em como implementar isso.

Ps: se vc estava querendo saber sobre interface GUI, ai… considera essa post tb heheh :stuck_out_tongue:

Espero ter ajudado.

flws

Criado 31 de agosto de 2007
Ultima resposta 31 de ago. de 2007
Respostas 3
Participantes 4