Alow’s…galera…!!!
Estou iniciando esta parte de interfaces graficas(java) na faculdade, la utilizamos o netbeans, só que percebir que o eclipse é muito + utilizado(isso é verdade?).
qual a diferênça entre os dois???
qual é o melhor???
um abraço Fabricio Boaventura
Nunca usei o NetBeans não, mas sei que o Eclipse é muito mais usado pois tem uma capacidade enorme de customização, através da adição de puglins, que ajudam a tornar a ferramenta muito mais completa e aumenta a produtividade.
Melhor? bem…não sei… depende…
eu considero uma ferramenta MELHOR se ela resolver meu problema e tiver bastante gente utilizando, para que eu possa discutir algumas questões e obter ajuda nos problemas que aparecem!
[]`s
e aí, blz?
bem, eu também estou começando a estudar interfaces gráficas.
Eu estou usando o Eclipse com o plugin Visual Editor, fica bem mais facil de programar, tipo arrasta e solta (delphi).
mas para issu vc precisa ter uma noção basica da estrutura da linguagem. (swing, awt, etc…)
Aqui segue os passos para a instalação do VE no eclipse.
http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2928&sid=8d32b99abea0721878020817ec1ba654
Qualquer coisa posta aí…
Olá, bom ferramentas para trabalhar interfaces tem bastante, mas um dos mais usados é o eclipse… apesar de eu não gostar de usar ides pra fazer nada grafico, eu programo swing aqui no trampo na mão… mas eu aconselho a fazer na mão, pois em muitos lugares que trabalhei ja se tem as proprias maneiras de programar interface, e pelo menos ate agora eu não participei de nenhum projeto que usasse ide pra isto.
Olá,
Uma das melhores smaneiras para se desenhar formulários profissionalmente é utilizar um plugin como o VEP ou mesmo um aplicativo separado (cafeteira, abeille…).
A única maneira de aprender a programar realmente formulários é estudar swing e seguir os conselhor do Plucy.
A pior cosia que alguém pode fazer é começar manter a sagrada tradição Delphi e começar a programar utilizando um editor gráfico de formulários e terminar assim. Geralmente este código fede.
PS.: Plucky, tira essa procaria de assinatura porque eu não posso beber.
PS2: essa foto do meu avatar é no sítio 
Olha cara, eu uso o Netbeans e não tenho problema.
Sobre customização, no Netbeans você retira (desativa) o que não quer usar, mas plugins “particulares” confesso que são muito poucos.
Já usei o Eclipse e o JBuilder, agora estou num projeto com o Netbeans e estou gostando muito, principalmente da versão 4.0
Abraços!!! :roll: