Tenho uma aplicação que permite anexar varios arquivos diferentes por objeto gerado no banco, portanto estou procurando saber a melhor forma de “estocar” esses arquivos… em banco (blob) ou em sistema de arquivo referenciando apenas por caminho no banco.
Bem… já procurei um pouco sobre isso no forum e vi que a discussão é longa… e confesso que preferia o modo de sistema de arquivo, porém, qual seria a melhor forma de fazer isso? Tem alguma biblioteca para coordenar o save desses arquivos?
Se o servidor de aquivos for em Linux e possuir um sistema de backup legal, acho melhor o sistema de arquivo,… sobre salvar estes, aquivos, voce quer dizer um biblioteca que edite e salve, ou um Gerenciador de Upload de Arquivos ?
Se fosse pra palpitar sobre o assunto eu diria que tem que ver o tamanho dos arquivos… Se forem arquivos grandes então salva-se no file system mesmo, mas se forem arquivos pequenos, no banco.
tamano dos arquvios (se forem muito grande eh melhor ficar em file system)
backup (se tiver como ter os arquivos um bom backup e eles forem grandes, file system mesmo)
Agora os SGBD de hoje gerenciam os arquivos (blob, image bytea…) de uma forma bem otimizada…
Eu inicialmente prefiro salvar tudo no banco, por comodidade e facilidade de gerenicar tudo em um lugar só, a depender da proporção dos arquivos, penso se irei salvar em uma pasta a parte…
Banco de dados em clientes que não possuem uma boa gerencia, ou então que seu sistema não é o mais utilizado por eles eu acho melhor você salvar no banco, porque futuramente poderá lhe causar uma dor de cabeça muito grande se esses arquivos sumirem, e nada que um backup não resolva