Qual é a melhor maneira de usar a conexao de dados no JSP?

Olá galera, duvida de noob :oops: , mas vamos lá… eu até programo um tempinho em java, mas to começando agora no JSP… e tenho meu jsp onde conecto no banco (ok), e vou fazer uma consulta…

aqui tenho a classe Banco, onde tem o metodo conectarBanco, que ta conectando ok… e fiz 2 possibilidades para usar a conexao que eu criei… tornei a variavel de conexão publica (até coloquei static pra ver meu desespero :oops: ), e tambem um metodo que retornaria essa conexão… enfim, dos dois jeitos não consigo =/

public static Connection conexao = null;

public void conectarBanco(){
           //aqui ta o codigo pra conectar no banco, funfando beleza
        }

public Connection getConexao(){
            return conexao;
        }

no JSP eu consigo usar o metodo conectarBanco da classe Banco normalmente…

JSP:

<%@page import="bancoDados.Banco"%>
<%@page import="java.sql.Statement"%>
<%@page import="java.sql.ResultSet"%>
<%@page import="java.sql.SQLException"%>
<%@page import="java.sql.Connection"%>

<%
     Banco banco = new Banco();
     banco.conectarBanco();

Connection cn = null;
     Statement st = null;
     ResultSet rs = null;
%>

mas se eu tentar usar a variavel publica da classe banco:

Statement st = banco.conexao.createStatement();

ou usar o metodo que retorna a conexao

Statement = banco.getConexao().createStatement();

ambos não funcionam =/ , tambem atribui a conexao ao Connection cn do JSP mas nada tambem, essa seria a forma ideal de trabalhar com a conexão?

Você não deve conectar no banco através do JSP

Estude o padrão MVC e você irá entender melhor, assim como organizar melhor, os sistemas web.

(Antes que alguém venha citar um monte de framework MVC, eu aconselho você estudar o conceito do padrão, como implementá-lo usando JSP/Servlet, para depois partir para algum framework).

[quote=ManchesteR]Você não deve conectar no banco através do JSP

Estude o padrão MVC e você irá entender melhor, assim como organizar melhor, os sistemas web.

(Antes que alguém venha citar um monte de framework MVC, eu aconselho você estudar o conceito do padrão, como implementá-lo usando JSP/Servlet, para depois partir para algum framework).[/quote]

Concordo plenamente… acho que ninguém discordaria! :lol:

Mas se vc quer fazer funcionar desse jeito ae… manda os erros!

Você tá marcando a variável conexao com o modificador static, porém em nenhum momento você usou isso:

Statement st = NomeDaClasse.conexao.createStatement();

também não sei se isso resolve! :shock: