Qual é mais rapido?

Qual seria mais rapido (nao em questao de desenvolvimento, mas de processamento), fazer o meu programa editar e ler um txt ou editar e ler um banco de dados?

Qual é o volume de informação?

Num volume ridículamente pequeno, o .txt provavelmente é mais rápido, embora, nesse caso, você não terá uma diferença visivel no seu programa.
Para os demais casos, o banco de dados. Como o próprio nome já diz, ele foi criado exclusivamente para manipular dados.

Depende do que você quer fazer.
Certas coisas são mais rápidas usando um banco de dados, outras com um arquivo-texto.
Por exemplo, digamos que você tenha 1 MB de dados ou mais e você precisa pegar 10 registros dele. Nesse caso, um banco de dados costuma ser mais rápido.

Depende do volume de dados, mas via de regra evite os arquivos texto, seja no servidor ou no cliente…

Abs,

E a propósito, arquivos-texto não são bons para serem editados. Normalmente eles devem ser só escritos (arquivos de logs) ou só lidos (arquivos de configuração ou entrada de dados). Mas para você editar um arquivo-texto, precisa ler o arquivo na memória e gravá-lo do jeito que você precisa, em outro arquivo de preferência (não no mesmo, para evitar choro e ranger de dentes).

No meu caso vai ser uma grande quantidade de dados, porem eu vou usar todos os dados sempre… nao vai ter alguma vez que eu vou usar so algum deles. eu vou tar sempre usando todos…

Usar tudo sempre é realizar procuras dentro desses dados?

Bem, em todo o caso vá de banco mesmo.

Tem também a idéia de tentar usar um banco de dados “embarcado” ou “embutido” como o H2, que para as coisas que precisei foi excelente.
http://www.h2database.com
Inté.

Entao … eh que no meu caso nao vahaver procura… meus dados vao tar ordenados , ou seja eu vou puxar eles nao ordem em que estiverem… vo dar uma olhada com esse h2

Lembre-te da recomendação de colocar índices usando as colunas que serão usadas para fazer a ordenação caso você opte por usar banco de dados.

Inté.

Se forem exatamente os mesmos dados sempre, crie um programa separado que serializa a estrutura de dados que você vai usar em um arquivo binário (ObjectOutputStream), e no seu programa leia esses dados serializados.

Entao eh que na verdade no meu caso quem vai ler o txt e puxar tudo de dentro dele eh um prgrama em C por que pelo que eu sei o proecessamento para contas dele é beeem mais rapido que o java, dai ele vai devolver um outro txt bem pqueno que um outro programa em C vai ler e vai devolver um txt com poca coisa que dai sim o programa em java vai ler… eu quero usar os txt pq mesmo se algum dos programas parar a iformacao fica gravada … Esse seria o melhor modo? Pelo mnoes o mais rapido? Pq para mim tempo em processamento é bem importante

Ah, seu programa em Java simplesmente lê um arquivo texto e por sua vez faz alguma transformação sobre ele? Então não há motivo para usar um banco de dados, se você simplesmente quer mostrar os dados lidos.