Cara, eu acho melhor pra aprender usar um editor de texto + compilar plor linha de comando mesmo…
Acho importante primeiro aprender como funciona pra depois usar uma ide que te ajuda saca… Tem hora que aparecem problemas que se vc não souber a base você não resolve. Utilizar só IDE o tempo todo sem saber o que está por trás de tudo aquilo te deixa meio bitolado, pra não dizer burro…
Um bom editor pra windows é o NotePad++
Pra linux qualquer um serve, eu uso o kate.
IDE eu prefiro o Eclipse ao NetBeans, mas isso é querstão de gosto.
Quanto ao que as empresas adotam, acho que isso depende. Aqui no meu trabalho eu uso o eclipse, mas por que eu gosto dele mesmo, porque ninguém me obriga a nada, uso o que eu quiser…
Mas uma coisa importante que ninguém pode negar é que programar com ide em muitos casos é bem mais produtivo do que apenas no bloco de notas, principalmente para fazer as interfaces gráficas com o usuário. Mas é legal aprender a fazer “na unha” primeiro…
Abraço!
Ricardo_Siqueira
Cara aqui todo mundo usava o Eclipse eu entrei na onda pq sou estagiário.
Mas acho que normalmente eles te deixam escolher qual IDE usar.
Sobre o netbeans…eu acho legal sim vc primeiro aprender a fazer uma GUI manualmente, na raça mesmo. Daí depois vc começa a usar netbeans ou qualquer outra IDE pra se fazer interface.
Por hora acho legal vc continuar no JCreator. Quem aprende no fusquinha não passa vergonha no Audi.
Roger75
Se você está aprendendo o importante é saber utilizar apenas o notepad e compilar pelo DOS, mesmo, porque se você ficar preso a uma IDE, e algum dia mudar para outra, vai falar:“Ué, aqui não tem aquele menu para criar o pacote que nem no NetBeans…”.
Aqui no meu trabalho uso Eclipse, acredito ser a IDE mais utilizada no mercado.
akumaldo
Eclipse!!!
uso aqui e acho ele bastante completo…
peczenyj
Eclipse -> Textpad -> vim
chicocx
Eu não recomendo, mesmo que seja para aprender, o uso do bloco de notas. Seria como aprender a dirigir em um carro do início do século passado para depois pegar um Pálio ou um Gol. Não agregará nada.
Agora sobre um bom IDE eu recomendo o netbeans já que, percebe-se, você está iniciando.
Para quem está iniciando, é bem legal utliza o bloco de notas pra acostumar com a sintaxe, compilacao, verificar erros de sintaxe … essas coisa …
mas assim o boloco de notas eh muito podre … na faculdade a gente utiliza o JCreator, q pelos ele descata as palavras reservadas do java, e para descobrir se tem alguma coisa errada, vc precisa compilar para ver. Ja com o Eclipse(eu uso) uma coisinha errada, ponto e virgula ele ja reclama e vc ja ve onde tah o erro …
Your choice !
J
julianostr
Comece usando o JDeveloper. Com ele você terá certeza de qual IDE não utilizar.