Qual é o melhor driver?

Bom dia a todos

Eu estou acutumado a fazer conexão com banco de dados à partir do jdbc:odbc … lah eu escolho o tipo de banco e crio a fonte de dodos … blablabla …

só que agora eu estou fazendo conexão com mysql … tenho 2 opções

1º insntalar o driver do mysql daquele jeito q quado eu for criar a fonte de dados do usuário … eu tenha a opção MYSQL e set o banco de dados normalmente usando o mesmo codigo para conectar … como todos os outros banco q faço.
2º posso baixar uma serie de JARs do site do mysql … colar na pasta do java e usar alguns comandos especiais para conectar ao mysql (quem conhece sabe o que estou falando)

MUITO BEM …
QUAL É A MELHOR MANEIRA??
uma coisa jah percebi … que a primeira é a mais facil … e se eu mudar o banco de dados nun vou mudar nada … jah na segunda terei q mudar os codigos da conexao … mas existe algum problema de compatibilidade se eu usar a maneira 1? … bom confio em vcs … 1º ou 2º ?? pq?

[[[]]]sss

A 2ª com certeza, a 1ª opção só para bancos sem driver JDBC.

E para usar um driver JDBC você não precisa necessariamente mudar código quando for mudar de banco de dados, basta mudar a String de conexão e o nome do driver, o que pode ser colocado em um arquivo de configuração. Se quer independência de banco, use algum framework ORM, como Hibernate, JPA, etc.