Qual é o melhor: estudar por apostila ou pelo livro do Deitel

Amigos, ultimamente eu tenho me perguntado qual seria a melhor forma de estudo para a prática de aprendizado da linguagem java.

Será que o livro do Deitel é muito bom mesmo ou apostilas com vários exemplos seriam melhores.

Gosto de estudar pelo livro do Deitel, mas quero saber se vcs podem me dar umas informações.

Agradeço a todos.

[quote=Godoi_TF]Amigos, ultimamente eu tenho me perguntado qual seria a melhor forma de estudo para a prática de aprendizado da linguagem java.

Será que o livro do Deitel é muito bom mesmo ou apostilas com vários exemplos seriam melhores.

Gosto de estudar pelo livro do Deitel, mas quero saber se vcs podem me dar umas informações.

Agradeço a todos.

[/quote]
Head First Java é o mais indicado. O da Deitel é muito bom, porém cansativo e será uma boa fonte de consulta se estiver em PDF. A apostila da Caelum também é referência, de resumo muito bom, focando diretamente no que interessa para uma pessoa aprender na linguagem.

Pq não os dois ?..

Eu quando iniciei na linguagem via os assuntos com meu professor e a medida que surgia as duvidas consultava o livro da Deitel. O head First é ótimo para iniciar porém não serve para consulta, a apostila da Caelum é muito boa mas muito resumida, o livro da formiguinha “Deitel” é muito bom como fonte de consulta porém para estudar Java pra valer não indico ele.

Qualquer coisa é só perguntar.

=]

Bom já que vc vai começar.
Não deixe de ler esse:
http://www.guj.com.br/posts/list/73123.java

Ps.: Nunca pare de ler livros.

O livro do Deitel é muito bom, mas as apostilas são excelentes também.
Eu te aconselho pegar o livro e complementar pelas apostilas.
Abraço.

Leia todos e finish.
Conhecimento nunca é demais.

No começo eu estudava pelo Deitel, mas logo vi que nao era uma boa ideia.
Entao começei a estudar por outros livros e por apostilas(da Caelum,por exemplo).
Acho que é muito bom voce ter outras fontes de estudo.

Abraaaaço

Eu gosto muito do livro do Deitel, tem muita informação, mas a leitura é muito pesada. Prefiro estudar por apostilas (ou outros livros mais didáticos, como Java em 21 Dias, cujo autor não me lembro), e usar o do Deitel para referência.

eu trocaria o livro deitel pelo da kathy… apostila é um bom estudo… mais algumas sao bem superficiais ja um livro como da kathy e deitel… aborda de forma mais profundo… com mais exemplos e exericicios…

Se vc tem pressa de aprender o livro do Deitel não seria uma boa opção, pois ele explica de maneira muito detalhada cada passo do código, cada detalhe da linguagem.
Mas se vc quer ter um embasamento teorico bom vai pelo Deitel msm.
Mas se puder usa os dois meios, o livro e as apostilas. Um irá complementar o outro nos seus estudos =)

Até \o/

[color=green]Olá.

Se você tiver um conhecimento em inglês, a própria sun disponibiliza materiais para estudo, os quais são muito bons, te explicam os conceitos, como e onde usá-los. Vale a pena conferir:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/TOC.html

Como já foi dito, conhecimento nunca é demais.
Acredito que a melhor forma de aprender é diversificar as fontes de informação, pois sempre trazem um ponto de vista diferente.

Até.[/color]

[quote=Godoi_TF]Amigos, ultimamente eu tenho me perguntado qual seria a melhor forma de estudo para a prática de aprendizado da linguagem java.

Agradeço a todos.

[/quote]

rapaz vou lhe dizer. eu comecei com apostilas do site apostilando. depois peguei o Deitel e complementava o q via nas apostilas.
O Deitel eh muito bom. mas se vc kr comecar, comece com apostilas e complemente com os livros Deitel.

[quote=Adriano F. Ronszcka][color=green]Olá.

Se você tiver um conhecimento em inglês, a própria sun disponibiliza materiais para estudo, os quais são muito bons, te explicam os conceitos, como e onde usá-los. Vale a pena conferir:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/TOC.html

Como já foi dito, conhecimento nunca é demais.
Acredito que a melhor forma de aprender é diversificar as fontes de informação, pois sempre trazem um ponto de vista diferente.

Até.[/color][/quote]

Concordo! Só mudaria um pouco a primeira frase: “Mesmo se você não tiver muito conhecimento em inglês, a própria sun…”

Não adianta fugir, inglês é obrigatório. E para que melhor oportunidade de aprender do que ser forçado a ler? Hoje já existe muito material bom em português, mas para se manter atualizado é preciso saber inglês.

deitel rules

Ahuahuahuahua

Kathy rules…

:stuck_out_tongue:

Pois é pessoal eu comecei a estudar forte mesmo pelo livro do Deitel, mas na faculdade as apostilas estavam melhores e mais práticas no aprendizado.
No site do apostilando achei uma apostila muito boa, tem muitos exemplos e uma boa explicação. Só não sei se engloba tudo, comecei a vê-la faz dois dias. Se alguém quiser a apostila está no link: http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=6

ahh, esqueci de mensionar, comecei a fazer um curso aqui em Brasília pela Blue Star, não sei se alguém conhece: Olhem ai o sitio www.bluestar.inf.br . Muito bom por sinal!!

Eu entrei no site do Caelum e achei um conteúdo muito bom, vi o livro kathy que vcs também me indicaram.

Eu vou começar a mudar de estratégia e vou estudar agora por algumas apostlilas que vi no site do Caelum e a do Apostilando. Mas não vou deixar o livro do Deitel de lado, vou lendo ele aos poucos. Bom falar no livro do Deitel, eu leio e faço os exercícios e também copio os códigos para o meu note.

Os livros que vcs indicaram vou ver nas livrarias os melhores preços, até porque são bem caros.

Acho que vou estudando assim.

Se vcs acharem que posso melhorar, estarei aqui.

Agradeço a todos. KassiPretti, LPJava, lgmhorus, alanmateus, Javabuntu, rmalati, leofernandesmo, anderson.bonavides, djemacao.

T+

Godoi_TF

Realmente o inglês é obrigatório, concordo com vcs!!!

Mas por agora, até por uma questão de apredizado mesmo, como não conheço muito a sintaxe vou começar pelos produtos em português, com o tempo pego o material em inglês e mando brasa no estudo.

T+

Eu realmente estou satisfeito com o GUJ, um site que me ajuda mesmo a tornar os meus estudos na programação Java um grande sucesso.

Valeu pela ajuda de todos.

T+

Godoi_TF,
quando comecei no Java há + ou - 6 anos, não haviam apostilas da qualidade que são apresentadas hoje, e ler Deitel/CoreJava eram obrigatórios.Hoje temos apostilas com alto padrão técnico e direcionadas(poderíamos dizer até “mastigadas”) para o usuário.A Caelum é uma delas.
Se eu estivesse começando hoje, leria as apostilas da Caelum + os tutoriais da Sun, ou seja, realmente não dá para do inglês.Bom estudo. :wink: