Qual é o melhor para começar?

Qual é o melhor para começar? NetBeans ou Eclipse?

resumidamente, qual é a vantagem de um e qual é a do outro?

agradeço a todos

Olá

Para começar o melhor é NÃO usar IDE nenhuma porque pode dificultar o entendimento sobre como configurar um ambiente de desenvolvimento Java.

Foi o que escrevi em http://www.guj.com.br/posts/list/43031.java#227860

[]s
Luca

para começar é melhor o eclipse…pois você fará tudo no código…no netbeans você pode quere fazer telinhas se botões e ele colocará codigo que vc pode ainda não estar familiarizado, confundindo-o.

Qto as vantagens…para montar janelas o netbeans é excelente e ele faz algumas coisas a mais que o eclipse sem necessidade de plug-ins (pois ja estão inclusos na IDE) … mas nada que o eclipse não faça sem os plugins corretos.

To com Luca, tem que começar pelo notepad!!!

Os ide chega até atrapalhar o aprendizado!
É como aprender html pelo dreamweaver… o cara tem que aprender html pelo notepad… ou seja depois que tive entendendo legal ai procura uma IDE que melhor lhe atende… e como IDE vai muito de cada um o melhor é exprimentar e aos poucos acabara achando a melhor de seu interesse!

Eu por exemplo não sou expert ainda… mas até hoje uso um pouco de eclipse e netbeans tmb… eu gosto do eclipse pra desktop e prefiro o netbeans pra web mas acho que vai de cada um!

Ponto final.
Pra comecar pegue bons livros… tipo Java core
Aprenda java em 21 dias
e como programar em Java

e faca tuto no Bloco de notas… tire muito tempo… e tome muito calmante, pra nao quebrar esse seu computador…
Depois que sofrer muito ai sim… use Eclipse e NetBeans… vai por mim
quando fizer isso… se precisar posso ajudar.;.

è duro… mais eu passei por isso e todos passaram e muito vao passar

Baixa o TextPad, porque é igual o notepad, mas, pelo menos, ajuda na identação e colore as palavras reservadas e algumas classes. Ajuda bastante na visualização do código.

[]'s

Olá,

Concordo com o pessoal. O melhor no início é não usar nenhuma IDE… Eu comecei usando IDEs e depois sofri muuuito pra entender como as coisas funcionavam…

Sugiro o Notepad++, que é uma versão free do EditPlus, que colore o código, trabalha com tabulação, e outros recursos.

[]´s
Tatiana

eu sugiro se tiver com $$ comprar um bom livro, e usar o notepad!! e o melhor de tudo, tempo e dedicação suficiente para estudo hehe! pois muito tem material, e n se dedica o suficiente e n tem tempo… antes de iniciar veja se realmente vai ter tempo hehe!

[color=violet]Ah, porque v6 não usam o Dr. Java!? É mto legal![/color]