Qual escolher heim: ext2, icefaces, flex,

15 respostas
farnetani

Pessoal…preciso traçar um caminho meio longo num
projeto bem grande…e pra isto conto com algumas
opiniões de vcs, pois neste ponto a escolha do que
usar para a apresentação do software será vital
no futuro…então visando manutenção, qualidade,
agilidade e um ótimo visual, o que vcs me recomendam
usar para a parte de interface com o usuário (web) e
favor dizer o porque vcs me recomendam…

Valew…

15 Respostas

Rapapel

Respondendo com base no que eu passei, conheço o Ext2, pouco do icefaces e nada de flex. Gostei muito de ext2, aprendi do zero no projeto que estou trabalhando, levou cerca de umas 2 a 3 semanas para o desenvolvimento fluir bem, quando se pega o jeito fica muito facil montar componentes e existem muitos componentes já prontos. A documentação é diferente dos docs em java, mas é ótima e existem muitos bons exemplos na internet. A integração com java é facil usando actions do struts2 e na resposta existe uma tag lib que “converte” objetos java em objetos json, o que facilita muito.

Só tome cuidado para não carregar d+ os componentes com muitos dados do banco, eles podem ficar um pouco pesados, tente sempre fazer consultas sob demanda.

Espero ter ajudado e boa sorte.

antoniopopete

E ae Rapapel, tudo beleza?
Cara você poderia me auxiliar na integração do EXT2 com o struts.
O exemplo usando o plugin não consegui desenvolver legal.
Eu vi algo usando gwt-ext2, mas não consegui configurar, o que você usa para integrar essas tecnologias?
Estou usando struts 2.
Para lhe situar sobre minha situação, quero construir uma ferramenta e para isso preciso fornecer ao usuário uma forma dele definir uma estrutura de diretórios.
Ai queria usar uma árvore para isso onde tivesse um ícone que o usuário pudesse clicar e colocar o nome do nó já na posição correta dele (se possível, quando ele clicasse, abrisse um popup modal para ele digitar o nome do nó).
Depois quero pegar essa estrutura de diretórios, gerar um xml e tratar essas informações na Action que encaminhará para uma outra aplicação realizar o devido tratamento.
Poderia me auxiliar, mostrando algum exmplo ou até contando como foi sa experiência, eu particulamente achei complexo a tarefa da integração.

MauNunes

E ai farnetani, beleza ?
Olha vou dar minha opnião. Eu se tivesse no seu lugar com certeza usaria o Icefaces. Eu não conheço o Ext2, mas posso imaginar que seja um biblioteca javascript.Na minha opnião java script é chato, e é difícil, poucas pessoas mexem com esse tipo de tecnologia. Já o flex, eu tenho uma noção porque ja mexi um pouco com open lazslo e posso te afirma que é o mesmo caso do EXT2, a única diferença é que se cria a interface usando xml. ja o Icefaces é java, segue a especificação JSF, apoiada pela sun. Alem do icefaces existem outros componetes muito bom que seguem essa linha, como é o caso do ADF, tomahawk entre outros. A e tem mais posso te afirma que muitas pessoas usam e livro para aprender basta ler alo relacionado a JSF.

Abraços

antoniopopete

Javascript é o erro…
Para rodar, e chegar na hora ele dá um erro que agente nem sabe o que é!
Se ao menos aquele console dos browser dessem uma mensagem mais clara, ficaria melhor…

Luiz_Aguiar

Dê uma olhada sobre a licença do ExtJS para ver certo se aplica ao seu caso:

http://www.extjs.com/products/license.php

Se quer componentes prontos, eu ainda recomendo o uso do Richfaces, se precisa de mais “riqueza” ainda, Flex.

antoniopopete

Não se aplica porque não é um software com fins comerciais.
É um software acadêmico.
Não quero componentes prontos.
Tenho cmo misturar o jsf com struts??Você trabalha com trees?

Luiz_Aguiar

e por que vc precisaria misturar isso?
são coisas diferentes, não consigo pensar numa necessidade dessa…

Se seu projeto for fechado, não pode usar ExtJS, GLP EXIGE que os fontes sejam abertos.

antoniopopete

Meu projeto é aberto.
A necessidade de misturar jsf com struts talvez não exista.
Só que estou tendo sérios problemas para fazer um componente tree funcionar usando struts 2.
E não estou sabendo como fazer de verdade.
Tentei usar ext js , mas não coonsegui botar a coisa para andar.
Então,…enfim…é isso.
Você já teve alguma experi~encia com tree view?

Luiz_Aguiar

Talvez não, não existe, vc esta procurando pêlo em ovo.

Já utilizei tree com o Richfaces, meio chatinho mas não tive problemas.

antoniopopete

O lance é esse, tenho que usar só que estou com o struts no projeto…
Struts 2.
Não estou sabendo fazer.Jpa tentei com gwt,gwt-ext,ext,exttld,jquery e até o momento nada, continuo tentando , mas está dificil fazer a coisa funcionar, não achei legal adocumentação…Confusa…

bbmany

Acredito que o framework mais fácil de utilizar para web quando está iniciando é o JSF. Dá pra integrar o RichFaces rapidamente. Você TEM que utilizar o Struts???

antoniopopete

Tenho porque o projeto já está andando e dar rollback é um pouco (muito) complicado.Esses componentes do jsf não são tão customizáveis assim, eles funcionam daquele jeito, se quiser adcionar uma nova funcionalidade , tem que construir um novo componenote, não é?

bbmany

Não sei lhe dizer o quanto o JSF é customizável. Até hoje não precisei construir um novo componente.

antoniopopete

É isso.A arvore que eu preciso ela tem que ser criada pelo usuário.
Quando o usário criar ela, ele submete apra minha aplicação gerar um xml e fazer outra tarefa.
Mas não estou sabendo cmoo fazer.

muriloagu

Bom eu to usando :
JSF + facelets(Templating)
JPA - persistencia
richfaces e ajax4jsf - AJAX para JSF bem produtivo

:lol:

Criado 1 de maio de 2008
Ultima resposta 2 de mai. de 2008
Respostas 15
Participantes 7