Qual faculdade cursar para se tornar um Pentester?

Além de programação, sempre tive muito gosto de abrir meu Kali e ficar estudando, criando scripts e etc. Queria saber ao certo qual a faculdade que forma um Pentester, achei que poderia ser “Segurança da informação” mas não sei ao certo se estuda especificamente isso.

Olá Hermeson, tudo bem?

Toda questão que envolve escolhas profissionais devem ser debatidas com cautela, então, na minha opinião em todas as profissões existem a expectativa e a realidade, esta podendo ser bem diferente do esperado podendo levar o profissional a frustrações, mas okay isso não era a questão inicial.

Você poderia iniciar respondendo a você mesmo as famosas perguntas;
Já estou atuando nessa área?
Existem demanda/oportunidades para iniciar nessa área onde estou ou pretendo estar?
Disponibilidade para mudança de região, cidade?
Vou trabalhar exclusivamente com isso?
Como é o mercado e o que ele espera de um profissional de segurança da informação?

Penso que respondendo a estas perguntas você consegue eliminar um pouco da fumaça em seu horizonte, mas vamos continuar.

Em minha opinião, quando não se tem certeza do que cursar na universidade eu usaria a regra de estudar o curso mais generalista possível para a área escolhida.

Os cursos de graduação mais especializados como os tecnológicos podem ser uma ótima alternativa para profissionais que já atuam na área e querem se especializar mais em uma área de estudo/atuação ou para quem tem certeza do que quer estudar e trabalhar pois sendo um curso com um foco específico ele não abre opções de estudo sendo restrito aos assuntos da área escolhida.

Devemos compreender que atuar como Pentester é na grande maioria das vezes, usar ferramentas e frameworks específicos sendo uma pequena área dentro do universo da segurança da informação e dificilmente um curso superior vai focar em apenas uma área de atuação ou em como usar apenas as ferramentas disponíveis no momento, se isso for verdade desconfie da representividade do mesmo.

A área de segurança da informação é uma sub área muito grande dentro da ciência da computação que cobre muitas tecnologias e métodos e acho válido que mesmo você tendo foco em trabalhar com pentest tenha o interese por conhcere as demais áreas.

Em termos de curso eu vejo duas opções;

1. Ciência da Computação:
    Como comentado, não tendo certeza do que estudar em TI, este curso na minha opinião é a melhor escolha, o curso é na maioria das vezes mal interpretado pelos calouros, mas veja, é um curso muito generalista e de cunho científico com muitas matérias de exatas mas é um curso que te forma para todas as áreas em que a computação pode estar, acho válido pois mesmo atuando em segurança você vai fazer um ótimo uso das exatas em áreas como a criptografia, enteder como funciona protocolos de rede, comunicação de dados e claro, aprender programação de baixo nível ajuda muito a entender o universo da computação.
    Então você poderia cursar CC mas direcionar a sua especialização/carreira para a área de segurança.

2. Curso tecnológico em Segurança da Informação:
    Seria uma opção válida pois você consegue um bom network com pessoas que atuam ou estão interessadas na mesma área, tendo uma formação mais especializada na área de segurança e talvêz sendo absorvido mais rápido no mercado de trabalho, mas lembre-se nem sempre o caminho mais rápido é sinônimo de melhor escolha.

Eu ecolheria ciência da computação pois toda a bagagem de conhecimento que ela nos fornece são fundamentais para o entendimendo do nosso mundo tecnológico no presente, passado e futuro mas não deixaria de realizar especializações na área alvo fazendo cursos presenciais ou on line, certificações específicas para a área, comprando e lendo livros específicos, participando de canais sérios da área e se possível participar de eventos na área pois é super importante para networking e troca de conhecimento.

Não preciso lembrar da importância do Inglês em TI certo?

Em suma para se tornar um pentester não busque universidade, busque conhecimento e vivência no mercado de trabalho, mas busque uma formação acadêmica que complemente suas habilidades e conhecimento de forma sólida “knowledge is power”.

Bom, espero não ter complicado ainda mais a sua mente, lembrando que não sou detentor da razão então posso ter e possívelmente tenha escrito alguma bobagem.

Boa sorte.

Obrigado pela resposta, meus planos já eram de cursar Ciências da Computação, para exercer a função de programador. Entretanto queria estudar Pentesting também, só para ter o conhecimento. Agora que eu sei que basta fazer um curso além da faculdade de CC, fica mais fácil.