Qual faculdade fazer?

Olá, sou recém-formado no ensino médio e decidi que quero fazer Ciências da Computação. Sei muito bem que é o aluno quem faz a faculdade e que para entrar no mercado de trabalho devo estudar além do curso e me atualizar sobre as ferramentas e tecnologias que estão em alta. Porém, eu estou com uma dúvida sobre a instituição para fazer o curso: é melhor eu me formar em uma faculdade federal ou particular? Sobre as federais, acho que tenho grandes chances de ser aprovado na UFSCar, e nas particulares, faria ou no Mackenzie ou na PUC-SP. Me graduar em uma universidade federal é tão bom assim ao ponto de valer a pena a mudança de cidade só por conta do curso?

O nome do curso é Ciência (não Ciências) da Computação. Minha graduação é em Sistemas de Informação, em uma faculdade de médio porte e realmente, quem faz a faculdade é o aluno. Fiz mestrado em Ciência da Computação na UFSCar entre 2008 e 2010. Na época, a universidade tinha bastante verba, o departamento de computação estava em um prédio recém inaugurado, tudo novo, laboratórios novos… O câmpus estava super bem cuidado. Dava gosto de ver. Frequentei o câmpus São Carlos até 2013, época que fiz algumas disciplinas como aluno especial para o doutorado, mas acabei fazendo o doutorado na UNAERP, pois na UFSCar não havia quem quisesse me orientar nos meus temas de interesse e eu não estava mais disposto a sacrificar a minha vida para ser “funcionário” de orientador. Hoje em dia, até onde eu sei, parece que estão tendo um certo problema com verba (todas as instituições de ensino federal estão na verdade). A rede federal cresceu demais e a fonte secou, vide os inúmeros escândalos de corrupção. Eu inclusive sou professor do IFSP e no câmpus que estou lotado (São João da Boa Vista) temos o curso de Ciência da Computação. Recebemos nota 5 (máxima) na avaliação do curso esse ano. O diferencial de uma universidade federal grande e de renome é que você vai vivenciar o mundo da pesquisa mais de perto e empresas grandes normalmente vão recrutar de forma mais direta os alunos. Do ponto de vista de ensino, o curso que dou aula não fica devendo em nada para qualquer universidade grande, entretanto, como falei, a infraestrutura para pesquisa é melhor na UFSCar, Unicamp, USP, UNESP etc. Se você tem dinheiro para pagar uma particular e não quer sair do conforto da sua casa ou região, vai de particular mesmo e se dedique mais. Se quer ter uma experiência mais legal, de viver fora do conforto, se virar mais, aprender a viver sozinho e começar a cuidar da sua própria vida, vai pra fora, particular ou federal. Aproveite que serão os últimos anos mais lights da sua vida, pq depois disso, a não ser que sua família seja uma família abastada, vc vai cair na realidade e é aí que o bicho pega. Boa sorte!

3 curtidas

Não atuo na área acadêmica mas compartilho da mesma opinião/conclusão que o professor David, o que me deixa até feliz, pois reinforça o que penso a respeito.

Isso resume toda a ópera.

Agora sendo bem direto e pensando somente na questão do prestígio do diploma: com certeza seria maior na pública, mas você pode resolver isso com trabalho sério, projetos na área profissional ou acadêmica. Existem muitas vagas de emprego, mais do que número de alunos que universidade pública pode oferecer. Se o seu diploma não te der o prestígio, você pode criá-lo de outras formas.

1 curtida