Qual ferramenta usar?

7 respostas
Schoker

Galera…

Eu gostaria de saber se quando vcs fazem algum projeto em java vcs fazem a parte grafica na mao ou vcs usam alguma ferramenta?
Se usam, qual? E quais sao as melhores?
Isso para quem usa o eclipse…

Porque eu uso um plugin no eclipse chamado Jigloo…ele é muito bom porem as vezes da uns bug nele q pelo amor shuahsua…

Desde já agradeço!

7 Respostas

Luca

Olá

As primeiras ferramentas que voce deve usar em um projeto swing são:

1. Um documento padronizando as telas. Precisa especificar os tamanhos padrões (máximo de 2 ou 3 para o projeto inteiro), os tamanhos dos botões, os ícones, as figurinhas dos botões, as distâncias às bordas, etc. Este documento deve ser seguido no projeto inteiro. Dica: leia http://java.sun.com/products/jlf/ed2/book/

2. Um documento para cada tela que pode ser feito à lápis em papel ou com canetinha na lousa. No documento vai a foto de cada esboço. Estas telas fictícias podem ser feitas também com qualquer programá gráfico ou mesmo com Visual Studio.

3. Defina componentes gráficos padronizados para os botões e eventualmente outros componentes que povoarão suas telas.

Depois que você definiu o que vai em cada tela e já tem tamanho, botões, distâncias, etc., é só escolher o que vai em cada tela e escrever os comandos manualmente.

Em projetos decentes a gente não usa plugins do Netbeans, Eclise ou sei lá o quê para desenhar as telas porque geralmente ficam uma bagunça com cada tela diferente da outra ficando com aquela cara de programinha VB sem consistência gráfica feito por garotinho imbecil que mal aprendeu a clicar next next e a fazer copy&paste.

[]s
Luca

Schoker

mas eu por exemplo uso o GridBagLayout para fazer minhas telas…e comm o jigloo eh muito facil de fazer…
e outra…o tempo perdido para montar na mao uma tela com esse gerenciador de layout eh muito grande do q fazer com alguma ferramenta…

Nao tem algum programa tipo o guigenie(esse eh o basico dos basicos) mas que vc monte soh a tela e eele gera o codigo pra vc?

Luca

Olá

Schoker:
mas eu por exemplo uso o GridBagLayout para fazer minhas telas…e comm o jigloo eh muito facil de fazer…
e outra…o tempo perdido para montar na mao uma tela com esse gerenciador de layout eh muito grande do q fazer com alguma ferramenta…

Nao tem algum programa tipo o guigenie(esse eh o basico dos basicos) mas que vc monte soh a tela e eele gera o codigo pra vc?

Concordo, é muito fácil de fazer… porcaria. Se seu sisteminha é coisa interna sem valor, use. Mas se pretende uma coisa com aspecto profissional, tem que seguir padrões gráficos. Os melhores projetos Swing que participei contaram com ajuda de designer gráfico para definir a estética das telas. Quanto a padronização do tamanho das telas passe nos Correios e olhe as telas do banco postal. São bem mais de 100 telas. Só existem 2 tamanhos de telas para o sistema inteiro.

E é como eu escrevi, depois que a gente já sabe a que distância o botão fica da borda, já tem botões, caixas de texto e tudo mais padronizado e componentizado, colocar no código é brincadeira de criança. Na 2a tela já se pode fazer copy&paste.

[]s
Luca

Schoker

Ah tahh

Vlw pela ajuda e sugestões!

:smiley:

Ironlynx

Schoker, siga com carinho as dicas do Luca.
As dicas 1 e 2 estão particularmente no meu dia-a-dia há 7 anos.
Ah, e quando ele fala “documento”, não se atenha a algo totalmente formal com 200 páginas de explicações.Em geral, em poucas páginas vc consegue definir o que quer.Em geral, meus projetos tem 3 tamanhos definidos de tela.Uma principal(com menus,barras,etc),uma tela padrão de consulta(para listagens,edição/deleção) e as telas de aviso ao usuário.

Schoker

Com certeza…vou começar a seguir essas dicas…tenho 17 anos e consegui um emprego na area de programação em java…por isso resolvi pesquisar sobre o assunto…pois quero começar desde já aa desenvolver os sistemas de maneira correta…com certeza essas dicas irão me ajudar e muito no começo da minha carreira como programador!

Obrigado a todos ae pelas respostas! :wink:

S

Olá amigo

dê uma olhada neste link:

http://oswing.sourceforge.net/

Silvio Guedes

Criado 3 de junho de 2010
Ultima resposta 4 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 4