Qual forma de persistência usar?

Qual forma de persistência usar para J2SE e para EJB?

  • JDBC
  • JDO
  • Hibernate
  • Prevayler
  • CMP

Eu já trabalhei com JDBC, CMP, Prevayler e Hibernate. Sem dúvida nenhuma, o Hibernate (agora comandado pelo JBoss Group) foi o mais fácil de trabalhar e o que me deu maior performance. Todo mundo sabe o trabalho que dá mexer com JDBC e ficar escrevendo os selects, inserts e updates. Eu não gostei muito da parafernália xml para configurar os CMP’s. O Prevayler não gostei muito da filosofia dele de como trabalhar em memória etc.
A documentação do Hibernate está muito boa e foi muito fácil trabalhar com ele, medir performance etc.
Bem, essa é somente minha opinião, mas se você quiser tem uma edição da Mundo Java que compara eles. Seria um bom material para você avaliar melhor.

Boa sorte.

Hibernate ainda não utilizei, mas ouvi falar muito bem dele. Lá utilizamos o OC4J com Oracle. E roda bem legal.

Lá onde? :lol:
OC4J é o Application Server, e Oracle o banco de dados. Mas você não disse qual é o mecanismo de persistência utilizado… :wink:

[]'s

Mal, fiquei desatento, JDBC, sendo que com o Prevayler, apenas um pessoal do nosso grupo fez alguns testes.

Tem um mecanismo de persistencia da Oracle chamado BC4J. Talvez voce esteja confundindo? :smiley:

Eu já fiz algumas coisas usando o BC4J e o OC4J. Apesar de ter tido uma performance razoável (não fiz nenhum tuning), não gosto de entregar todo o meu sistema nas mãos da Oracle. Além de tudo ser proprietário, quem sabe o que o Ellison vai fazer amanhã !?!

BC4J não faz persistência. Quem faz é o TopLink.

TopLink é mais uma boa ferramenta proprietária da Oracle. Não vale a pena pagar o que eles querem a não ser q vc compre o Application Server inteiro. O Hibernate é a melhor alternativa nesse caso.

Qual a melhor alternativa para persistencia em JAVA Swing e PostgreSQL?

Obrigado.

:twisted:

jpa sobre o hibernate

Ok, então vou subistituir meu JDBC pelo hibernate…

estou meio sem saber por onde começar…

algum de vcs que são mais experientes q eu no JAVA pode me dar uma luz?

Muito Obrigado.

Na minha opinião: Hibernate. Faz tudo e ainda lhe oferece poderosos recursos, como annotations, e a api de criterios (Criteria)… não há pq usar jdbc na mão…

[quote=srpantano]Qual forma de persistência usar para J2SE e para EJB?

  • JDBC
  • JDO
  • Hibernate
  • Prevayler
  • CMP[/quote]

Prevayler não é persistencia, é prevalencia.
CMP já morreu
JDO nunca nasceu
JDBC é o pilar solido de todos os mecanismos de persistencia em banco. VC pode dar as voltar que quiser, no fim,
vc precisa do driver JDBC.
Hibernate é famoso, so isso.

Uma forma de persistencia para usar com j2SE e EJB ? : não tem. Isso pede muito pesar e pensar
sobre as consequencias. Mas vc pode sempre usar um DAO ou um Domain Store para encapsular o seu mecanismo de persitencia
qualquer que seja, e mudar conforme necessário.

Para usar só com J2SE ? JPA para algo simples ou use um DAO ou um Domain Store baseado em JDBC. Pode usar hibernate tb, se quiser.

Para usar só com EJB ? JPA.