Qual framework escolher?

14 respostas
Mariana.Vecci

Oiii gente! Estou fazendo um trabalho com java web que envolve cadastros (banco de dados) só que me disseram que a interface do site vai ficar meio “pobrinha” rs rs
o trabalho irá ter servlets, e me disseram para escolher um framework para melhorar, como o Spring, GWT ou o JSF.
Gostaria da ajuda de vocês para escolher um, mas que não seja muito complicado, pois não terei muito tempo para aprender.

beijokas!
Obrigadinha!!

14 Respostas

dtxk

oii

procure por Struts e Hibernate, são os mais usados!

rsantik

Para a cama de apresentação eu escolheria:

1º JQuery e seus plugins - tem que saber javascript - http://jquery.com/
2º ZKOSS - http://www.zkoss.org/zkdemo/chart
3º JSF

Markus_Alemao

Eu sugiro JSF já que é relativamente simples e rápido de desenvolver um CRUD e você pode usar junto com o PrimeFaces que possui componentes bem atrativos visualmente, além de bastante material na internet, segue alguns links para ir começando :
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java (apostilas sobre JSF).
http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf (showcase do PrimeFaces).

edsonmartins

Boa noite,

Acho que vale a pena testar o GWT. Vai aqui alguns dicas para sua avaliação.

Espero que as dicas possam ajudar.

Edson Martins
Gerente de Tecnlogia
A.J.Rorato

drsmachado

Bom, primeiramente, gostaria de entender qual a relação entre o Spring, Hibernate, Struts e JSF com interface…

Outra coisa, o que o windowbuilder pode auxiliar em termos de páginas web???

Não sei se eu parei no tempo ou o pessoal tá respondendo ser ler e compreender a questão.

O rsantik foi o único que deu uma solução mais adequada, com certeza, se a questão for apenas as telas, jquery resolve, mas não será preciso saber apenas javascript, precisa (e muito) saber da sintaxe do jquery.

Antes que me crucifiquem, sim, eu sei que os frameworks que encapsulam JSF (prime, ice e richfaces) podem dar uma aparencia mais bonitinha, mas a nossa colega foi bem clara ao dizer que irá utilizar servlets.

Eu sugiro estudar e aplicar muito css (procura no google o site do maujor, o dinossauro do style sheet), seja com javascript puro ou com o jquery ou prototype…

saoj

http://www.mentaframework.org

edsonmartins

Bom acho que vc está precisando mesmo se inteirar um pouco mais sobre o que anda acontecendo em termos de tecnologia. Para o seu conhecimento o WindowBuilder é plugin
do google para Eclipse que permite a criação de telas GWT que provavelmente vc deve saber que é JavaScript o que é usado para fazer páginas na internet juntamente com HTML. Com GWT ela também pode usar servlets, etc. Tudo o que citei está baseado no GWT. Veja também uma matéria que saiu na Java Magazine falando de Vaadin, acho que vai ajudar.

Edson

Mariana.Vecci

Gente, obrigada pelas dicas!
já utilizei o plugin da google para o swing, com o eclipse.
Obrigada!
beijokas!

rsantik

Então você pode utilizar diversos frameworks para camada de apresentação ZKOSS, JSF, GWT, EXTJS, JQUERY e etc…

Mas assim, já que vc tem pressa para fazer o cadastro, e vejo que é um negócio bem simples, e não tem muito tempo para estudar uma tecnologia complexa e etc… Acho que se você usar CSS, HTML e imagens nos formulários de cadastro da JSP, já está bom, utiliza imagens para dar uma boa impressão e entrega o trabalho para o professor. rs rs rs.

Assim tecnologicamente você está fazendo um negócio simples, um formulário que dá um POST ou GET para o Servlet , este captura os dados, validar e depois grava no banco. Só vai deixar o JSP mais bonito. (Se você tem pressa para entregar o trabalho, eu faria isso)

Agora se você realmente quer aprender um framework para usar na camada de apresentação de um projeto… aí sim corre atrás do JSF, GWT, saiba bem javascript e JQUERY (pois ninguém escapa disso), alguns frameworks que estão crescendo no mercado, são o ZKOSS e EXTJS (são ótimos, porém requer mais estudo para aprende-los), saiba HTML e tenha noções de CSS.

Mariana.Vecci

Certo! Uma dúvida: o GWT é aquele da google que integra com o eclipse? Pois já utilizei ele (se for esse) para o swing em JavaSE.
Poderiam me recomendar uma apostila sobre servlets? Pois ainda é meio complexo rs rs (sou burrinha gente)

Obrigada!

edsonmartins

GWT é um framework do Google para gerar paginas JavaScript. O que vc instala no Eclipse é o WindowBuilder que é um plugin do Google que permite
fazer projetos GWT, SWT e Swing.

Quanto a servlets pra quem está começando sugiro o livro Use a Cabeça Servlets & JSP.

Você encontra para comprar em http://www.submarino.com.br/produto/1/21489846/use+a+cabeca!+servlets+e+jsp

Edson

A

Já que não tem experiência/conhecimento recomendo:

  • Esqueça frameworks
  • Leia o livro que o edsonmartins recomendou. Vale muito a pena.
  • Construa seu sistema enquanto lê o livro.

Se tentar ver GWT, JSF, ou qualquer outra coisa agora, vai estar atropelando tudo.

Quando terminar esse livro, e APENAS depois de terminar esse livro, dá uma pesquisada em CSS para deixar seus sistema mais bonitinho

LPJava

edsonmartins:
GWT é um framework do Google para gerar paginas JavaScript. O que vc instala no Eclipse é o WindowBuilder que é um plugin do Google que permite
fazer projetos GWT, SWT e Swing.

Quanto a servlets pra quem está começando sugiro o livro Use a Cabeça Servlets & JSP.

Você encontra para comprar em http://www.submarino.com.br/produto/1/21489846/use+a+cabeca!+servlets+e+jsp

Ou se preferir no mercado paralelo [EDITADO]

Ai a decisão é sua. heheheh

Edson

edson, por favor não colocar link de mercado paralelo.http://guj.com.br/java/21516-regras-do-forum

a respeito do tópico, eu recomendaria o Vraptor ou JSF, alta curva de aprendizado. Para descobrir qual é o melhor para vc e seu projeto, só colocando mão na massa, mesmo com cada um.

edsonmartins

Me desculpem a falha. Corrigido.

Criado 16 de setembro de 2011
Ultima resposta 17 de set. de 2011
Respostas 14
Participantes 9