Qual framework estudar para entrar no mercado de Java?

9 respostas
Marcelo_de_Assis

[color=green][ Imaginei que fosse uma dúvida comum, mas fiz a busca e não encontrei nada parecido ][/color]

Senhores,

Vim do mundo do PHP (MVC) e do ActionScript (fortemente OO, usando Design Patterns), trabalhando com ambos há mais de 5 anos e agora decidi cair de cabeça no Java.
Atualmente estou fazendo a formação Java da Caelum, iniciando agora a parte de Web, mas já estou adiantando meus estudos e queria um caminho por onde seguir, saber qual framework devo dominar primeiro, entre outras coisas pra aumentar minhas chances de ser contratado e o que mais de informação puder ser dada.

Ter a SCJA ou SCJP ajuda?

Valeu!

9 Respostas

FernandoFranzini

Não existe tal tipo de afirmação, uma vez que diferentes empresas usam os mais variados diferentes framework. Da mesma forma as certificações.
Procure começar pelo começo!!! Aprenda java, seus conceitos, entrando pelo JSE e depois partindo para JEE.

Marcelo_de_Assis

Mas então Fernando, meu maior problema é começar a trabalhar com Java, ainda não tenho experiência profissional na área, por isso quero me antecipar ao que for pedido nas vagas.

Meu objetivo inicial é desenvolver um projeto “fictício” pra eu demonstrar meu conhecimento ao contratante, mas usando os frameworks e modelos de trabalho mais comuns ao mercado, por isso a pergunta.
Andei lendo em blogs gringos que JSF é o framework mais usado no mundo, mas não tenho a certeza dele ser usado por aqui.

satangoss

realmente JSF é utilizado na maioria das empresas, em todas que trabalhei era utilizado JSF.
Porém como o FernandoFranzini falou é necessário saber os conceitos principais do Java como orientação a objetos, a utilização dos principais designs patterns (DAO, Singleton, Factory), a implementação de algum framework de segurança (Spring ou JAAS), Framwork de persistência(hibernate ou JPA )e o conhecimento de algum framework de implementação ( RichFaces ou PrimeFaces).

Hebert_Coelho

Cara, estude, rache a cara e aceite a primeira vaga junior com salário baixo que vier.

Depois de 6 meses você consegue escolher emprego. Mas no começo vai ter que ralar.

Se você quer mesmo estudar pro mercado, pegue Struts 1, JSF 1.2 e 2. JDBC na unha mesmo, hibernate.

Utilize mais o JBoss 5 ou 4 para seus estudos também.

A tecnologia no mercado se meche bem devagar.

Marcelo_de_Assis

satangoss, conceitos de OO, Engenharia de Software e alguns Design Patterns já domino, isso não será problema.
Valeu pelas dicas de frameworks!

jakefrog, a intenção é essa mesmo, começar de baixo, mas o mais rápido possível.

Já debulhei os Head First! Java e o Head First! Design Patterns.
Agora dei uma pesquisada por aqui mesmo e vi que recomendam bem esse livro aqui pra JEE: Desenvolvendo Aplicações Web [size=9]com Jsp, Servlets, Javaserver Faces, Hibernate, Ejb 3 Persistence e Ajax.[/size]
Vou lê-lo, e somado ao curso, deve me ser o suficiente, não?

Hebert_Coelho

Se tu gostou do HeadFirst, leia o de servlet. É muito bom mesmo.

Tu ja pode começar a mandar teu cv para vagas de junior em Java.

Coloque nele esse estudo massivo que você está a fazer. [=

Thiago_Senna

Olá,

vc pode se adiantar e estudar a apostila FJ-28 da Caelum. Nesta apostila eles desenvolvem um sisteminha do zero. A dica que eu daria é você estudar e implementar este sisteminha de ponta a ponta.

Mas o mais importante, na minha opinião, é em paralelo criar um sisteminha seu, que você possa colocar online e sugerir ao contratante dar uma olhada, ou seja, sugira a ele navegar e brincar um pouco no sistema e ofereca o codigo fonte. Pra isso, você pode usar por exemplo o GitHub, depois vc pensa em um bom host.

Procure algum exemplo de aplicativo q vc já domine ou que já tenha pronto por aí. Por exemplo, no site do playframework tem um totorial para criar um blog, muito legal (http://www.playframework.org/documentation/1.2.3/guide1). Tente usar ele como base para o seu proprio projetinho, adaptando os conceitos para a nova combinacao de frameworks q vc estiver usando no seu projeto.

Isso por si só, creio que já seja um bom atrativo para abrir algumas portas. O framework web nao vai fazer diferenca, mas por ser seu primeiro projeto sugiro algo como o VRaptor mesmo, não precisa ser o JSF. Também é bom usar algum framework ORM como o hibernate ou JPA.

Enfim, acho que isso já tá bom pra começar. :wink:

Roger75

Faça uma pesquisa sobre as empresas em que deseja trabalhar, e veja que tecnologias (seja Java ou não) elas usam. Com base nesse estudo você então pode se direcionar melhor nos seus estudos.

jaissonduarte

se tu dominar PHP e Java para Web meu preferido
tu vai se dar bem aqui na minha cidade eles dão preferência para PHP mas os desenvolvedores java ganham mais
um Framework para ti
VRAPTOR

Criado 25 de novembro de 2011
Ultima resposta 28 de nov. de 2011
Respostas 9
Participantes 7