Qual framework usar ? Struts, JSF ou WebWork

Bom dia pessoal,
Até o presente momento eu ainda estou usando struts para o meu projeto, e sei q o struts foi um dos primeiros frameworks e é um dos mais populares no mercados. Porém, sei q existe diversas falhas e beneficios…
A minha dúvida é q hj esta aparecendo diversos frameworks no mercado, livre e pagos e todos prometem resolver todos os problemas…
O q eu andei observando em alguns foruns foi q existe uma grandes criticas sobre o struts devido ao grande numero de problemas q ele acaba gerando e ao inves de ajudar acaba atrapalhando…
A grande dúvida seria sobre 2 frameworks q tenho notado um grande crescimento (jsf e webwork). No momento estou dando uma olhada no jsf para ver seu comportamento e posso dizer q gostei bastande pois consigo ver as coisas com bastante clareza. Claro q vi apenas o básico, naum sei dizer como ele funcionaria com o tiles, se existe algo semelhante ao validator do struts q na minha opinião deixou bastante a desejar… Notei q da pra fazer um grande reuso de código inclusive criar diversas tags personalizadas mas o problema real é quando eu tiver alguma dúvida, pois comparado ao struts existe muito poucas referencias para consultas na web…
Quanto ao webwork naum sei nada a respeito, sei q existe alguns materiais na web e mais nada…
O problema todos é que preciso de algo bastante completo, naum quero ficar perdendo muito tempo refazendo as coisas sem necessidade e criar tags q possam ser usadas por mim e pelos as outras pessoas q desenvolvem comigo, preciso de algo q realmente seja util para projetos pequenos e grades…
Fico muito grato pela atenção e aguardo algumas opiniões a respeito do assunto…
Atenciosamente,

Marco Paradiso

Olá, Marco,

Esse assunto já foi discutido ad nauseum aqui, tetna fazer uma busca :wink:

Dá uma olhada descomprometida no Mentawai (http://mentawai.lohis.com.br/) e veja se te agrada…

Realmente eu sei q já foi bastante discutido, mas a questão q naum se chegou a nenhuma conclusão comcreta as coisa foram ditas na minha opinião q é ruim e é bom pq é…
A questão seria o diferencial q cada um possui q o torne algo q faça a diferença na hora de desenvolver…

Tem um livro que diz mais ou menos assim…

Se você estiver em um projeto comercial, utilize Struts, pois ele possui uma documentação bastante completa, é mais fácil achar mão de obra, e muitas empresas o usam!

Se é um projeto que vc quer aprender, fazer bém feito, usando boas práticas de programação, onde não existe um compromisso comercial, use WebWork!

Antes que me venham com pauladas, quero dizer que não concordo com esta colocação. É chato a forma como as empresas tem medo de arriscar com o webwork, por isso optam por Struts. Na maioria das vezes o pessoal nem conhece o webwork.

Bom, é um tema difícil, mas boa sorte!

Thiago Senna

[quote=paradiso]Realmente eu sei q já foi bastante discutido, mas a questão q naum se chegou a nenhuma conclusão comcreta as coisa foram ditas na minha opinião q é ruim e é bom pq é…
A questão seria o diferencial q cada um possui q o torne algo q faça a diferença na hora de desenvolver…[/quote]

Acho que você poderia testar todos e tirar sua própria conclusão :wink: . Se você já conhece o Struts, aprender o Webwork é fácil fácil, porque a idéia do WW é tornar um framework mais simples e flexivel. Realmente a parte de documentação dele nao é tão extensa como do Struts, mas qualquer dúvida mais “cabulosa” você pode postar no fórum do WW e na grande maioria dos casos os próprios desenvolvedores irão responder pra voce (e de forma muito rapida). Só mais uma coisa para a suas pesquisas. Se você quer tentar substituir o conjunto Struts/Tiles, você deve testar o conjunto Webwork/Sitemash

Está ae uma dica :wink:

[quote=paradiso]Realmente eu sei q já foi bastante discutido, mas a questão q naum se chegou a nenhuma conclusão comcreta as coisa foram ditas na minha opinião q é ruim e é bom pq é…
A questão seria o diferencial q cada um possui q o torne algo q faça a diferença na hora de desenvolver…[/quote]

Já pensou que pode nãoe xistir nenhuma conclusão a ser tomada? :wink:

Bem, experimente todos, escolha o que gostar.

Shoes

Nesse ponto concordo com vc… as pessoas fazem muita resistencia ao q é novo… até hj naum sei dizer como o hibernate foi bem aceito…
Sobre a documentação, realmente o struts naum deixa nada a desejar (tb ele está acho q a 5 anos no mercado…), mas quando algo é bastante completo e claro na forma de usar naum precisa ficar quebrando muito a cabeça…
Ainda naum tive tempo pra olhar o webwork, mas li algumas coisa a respeito e só ouvi elogios… o jsf é ainda uma questão a ser levantada, achei bacana, clarona usabilidade e fácil, porém a parte de componentes ainda naum vi… espero q todos os recursos ele possui sejam realmente util…
Caso vc tenha algum link com um bom material sobre webwork, me disponibiliza para q eu possa dar uma olhada…

Página oficial http://www.opensymphony.com/webwork/

Artigos em Portugues voce pode achar aqui no prórpio GUJ.

AHHH, o SiteMesh tb é do mesmo grupo do Webwork http://www.opensymphony.com/sitemesh/

Sei q é dificil tomar uma decisão para terceiros mas se alguem q já tenha usado outros frameworks me passarem as vantagem e benficios fico bastante grato…

webwork \o/

Poxa pessoal, pelo o q estou vendo realmente o webwork é bastante simples e completo… fico até feliz pelas resposta postadas…
Mas enquanto ao jsf ??? alguem teria alguma opinião a respeito ??? tem uns 2 dias q estou mechendo e achei muito simples comparado ao strus, mas naum sei como ele vai se comportar qdo houver necessidade de fazer coisas muito pequenas e muito grandes…

É Thiago Senna, verdade, o povo desconhece o webwork pq ninguem usa “modo de dizer”.
As empresas não arriscam pq a certeza de vai dar certo é vaga na visão deles.

:frowning:

Ou que tal Webwork/Freemarker… show! :smiley:

Ou que tal Webwork/Freemarker… show! :smiley: [/quote]

É que o sitemesh tem um propósito parecido com o Tiles… O Freemaker tem um propósito de templates, mais parecido com o Velocity, mas foi bem lembrado (apesar de eu gostar mais do Velocity)

Você pode estudar o conjunto, Webwork/Freemaker ou Velocity/Sitemesh :wink:

Olá Paradiso!

Quanto ao JSF, confesso que não conheço bém essa coisa! :mrgreen:

Mas viu, a esolha é sua. A quem aposte em JSF. Pode ser até que ele venha realmente a substituir o Struts, mas e daí???

Veja bém, se existe algo mais simples q você possa utilizar e que resolvar o seu problema, para quê JSF??? A proposta do JSF é de certa forma ser meio bombril, faz de tudo. E provavelmente vc não precisa de tudo que ele oferece.

Como citado pelos GUJ’s nos tópicos acima, WebWork e Sitemesh já são ferramentas para pau a toda obra.

Não se deixe influenciar por esse monte de perfumaria que eles colocar dentros destas tecnologias. Opte por algo simples, suficiente e fácil de testar!

Já que é para puxar sardinha para um framework, vou puxar para o webwork. É simples, fácil de aprender e fácil de se criar testes.

Abraços!
Thiago

Eu uso e adoro o Struts, estou tentando começar a usar o WebWork (mas a documentação não ajuda nem um pouco), mas se eu fosse começar uma nova aplicação web hoje, nem pensaria duas vezes, usaria o Spring MVC na cabeça.

Primeiro porque ele vem com o Spring, que já vai trazer integração com uma dúzia de coisas como aspectos, acesso a bancos de dados e mapeamento objeto/relacional, documentação nota 10 (só não é melhor do que a do Struts), controle declarativo de transações, e é claro, o mais importante, o container de inversão de controle que o Spring é.

A comunidade já é muito grande e ele já está mostrando a que veio, é só dar uma olhada nessa notícia no TheServerSide:

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=33576

Sobre JSF concordo com quase tudo isso aqui

Quando eu tiver tempo quero dar uma olhada nisso pra ver se presta.

Pra estudar, dá uma olhada no AppFuse. É um mesmo projeto implementado várias vezes com combinações de frameworks diferentes.

Eu continou achando o Spring o melhor, seguido de perto pelo WebWork.

[]'s

Qual a diferença entre ter muita gente no mercado que sabe Struts e ter pouca gente no mercado que não sabe XXXXXXXX, se é fácil dominar XXXXXXXX ???

Não é fácil dominar Struts.

Não é fácil dominar WebWork.

Não é fácil dominar JSF.

[color=blue]É fácil dominar XXXXXXXX!

Então eu prefiro o XXXXXXXX !!![/color]

Se programar fosse fácil Sérgio, todo mundo programava.

Acho que cada um se identifica com o que gosta, tem um amigo meu que adora programar em assembly e C, eu tenho horror até a C++, imagina C!

Acho que saber é mais uma questão de gosto do que de qualquer outra coisa.