Qual framework usar ? Struts, JSF ou WebWork

Olá!!!

Minha vivência não vem de muito tempo no Java, mas pelo tempo que venho trabalhando, passei pelo Struts, Webwork e atualmente JSF.

De longe prefiro Webwork, simples, direto e sem burocracia!!!

As experiências que tive com Struts foram legais no início, mas depois tudo se tornou o caos… configurações e mais configurações, um pé no saco…

O JSF anda pelo mesmo caminho… isso dá muita dor de cabeça…

Em casa, tenho a oportunidade de tocar meus projetos com Webwork em conjunto com o Velocity, um casamento show de bola.

Mas como foi dito, vai de cada um… então analise cada umas das opções e faça a sua escolha…

[quote]Qual a diferença entre ter muita gente no mercado que sabe Struts e ter pouca gente no mercado que não sabe XXXXXXXX, se é fácil dominar XXXXXXXX ???

Não é fácil dominar Struts.

Não é fácil dominar WebWork.

Não é fácil dominar JSF.
[/quote]

putz, saoj, se fosse pra dominar tudo eu ja estava em outro planeta…

Marte?.. brincaderinha…

:mrgreen:

Concordo contigo. Mas facilidade não é algo subjetivo.

É de aceitação geral que C++ é 10 vezes mais difícil que Java. O fato de haver pessoas que dominem C++ não influi nessa questão.

Quando a coisa é difícil, as pessoas são obrigadas a investir tempo para dominá-las, o que cria uma simbiose.

Chegar para um cara que investiu tempo para dominar o Struts e falar mude para XXXXXX é difícil!

Quanto menor a curva de aprendizado das coisas, mais liberdade as pessoas têm.

Vejo muita gente (mesmo!) reclamando do Struts. Não sei se porque o Struts é ruim ou porque é difícil de dominar. Eu acho C++ um lixo, mas tenho ciência que isso se deve simplesmente ao fato de eu não dominar C++.

Para concluir: se é simples o risco é baixo, não há simbiose e eu tenho a liberdade de abandonar aquilo se assim eu desejar. Criar padrões de mercado vai contra a evolução natural das coisas. Tudo que é padrão é perigoso, pois força as pessoas a utilizá-los em qualquer situação, mesmo que aquilo já esteja ultrapassado.

Se é simples demais termina não fazendo nada…

(OBS: Maurício, apaguei sem querer tua mensagem. Se quiser edite isso e ajeite essa minha cagada. :oops: )

saoj,

liberdade de mudanças e ir contra os padrões para “melhorar” issu é muito bomm, é d+

Marcelo Linhares,

Vero… conheço casos de pessoas q se assustaram por casa isso…

:-o

Marcelo Linhares,

:-o [/quote]

Cara, já é a segunda vez…

é Maurício Linhares :mrgreen:

Maurício Linhares,

Desculpa … cismei com Marcelo…sorry

Posso chama-lo de Linhares… sou limitado

:cry:

Discordo totalmente nesse ponto! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Java é uma linguagem simples demais e consegue fazer tudo, não é ??? Como ???

Ser simples não é necessariamente pouco poderoso. E nem tudo que é poderoso é necessariamente complexo !!!

A beleza está na simplicidade!

saoj,

Por isso q eu uso…

[quote=saoj][quote=“Maurício”]
Se é simples demais termina não fazendo nada…
[/quote]

Discordo totalmente nesse ponto! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Java é uma linguagem simples demais e consegue fazer tudo, não é ??? Como ???

Ser simples não é necessariamente pouco poderoso. E nem tudo que é poderoso é necessariamente complexo !!!

A beleza está na simplicidade!
[/quote]

Tanto não fazia tudo que colocaram Generics… e os aspectos trazem a famosa “herança múltipla”… e mais algumas coisinhas que eu gostaria que Java tivesse e ainda não tem (como as properties…).

Mas toda generalização é burra e eu generalizei -1 pra mim :mrgreen:

PS: o do post é normal, é porque o botão de editar fica do lado do de citar, já passei por isso uma vez, você se acostuma :lol:

[quote=Kleber Santos]Maurício Linhares,

Desculpa … cismei com Marcelo…sorry

Posso chama-lo de Linhares… sou limitado

:cry: [/quote]

Pode, só não chame de Marcelo, porque eu to com um problema (eu e o resto da minha sala) com um professor que se chama Marcelo, aí já viu né… :smiley:

ok, amigão, beleza…

Sobrenome é mais facil

Marcelo Linhares,

é Maurício Linhares :mrgreen: [/quote]

Java eh case sensitive e os que trabalham com ele tb :mrgreen:

Xandu,

coisas faceis nao consigo fazer
coisas dificies piorou ainda

:roll:

brincadeirinha… vamos postar soluçõessss :mrgreen:

Marcelo Linhares,

é Maurício Linhares :mrgreen: [/quote]

Java eh case sensitive e os que trabalham com ele tb :mrgreen: [/quote]

Nossa… nessa você foi profundo!!!

Tem razão nesse ponto!

Mas veja que colocaram isso sem te obrigar a usar, ou seja, não necessariamente complicaram a linguagem.

Imagina se vc fosse iniciante em Java e te apresentassem um código de Generics !!!

Vc ia dar mais uma olhada no C++. :slight_smile:

foi mesmo, dentro da alma…

solucões povo… :evil:

Voltando ao assunto original, se o colega estiver analisando seriamente o JSF, de uma olhadinha tambem no Tapestry. Parece que esta maduro e tem um povo usando. No TheServerSide sempre rola umas discussoes/comparacoes sobre ambos (procure por noticias/artigos sobre JSF). Tem tambem o Wicket que (dizem), segue a linha do Tapestry. Nao fiz nada decente com nenhum deles, entao nao posso opinar - quis apenas chamar atencao as outras opcoes.

Marcio Kuchma

O Howard Lewis (criador do Tapestry) fez uma breve avaliação do Wicket e comentou sobre os planos futuros de criar um novo framework e deixou claro que se ele fizer isso, não vai ser em Java e sim em Ruby. Pelo jeito que ele falou do Tapestry e da incapacidade de fazer mudanças mais sérias no framework, eu acho que ele não está mais tão empolgado com isso não, eu não apostaria mais no Tapestry.

http://howardlewisship.com/blog/2005/06/wicket-10.html