Qual framework usar?

Pessoal,

já venho estudando JAVA há algum tempo…
agora estou querendo estudar um framework, WEB, para poder praticar o q venho estudando ao longo desse tempo…

qual framework WEB vcs me aconselham a utilizar?! o q o mercado está pedindo mais?!

vlw

Primeiro de tudo você deve conhecer o verdadeiro conceito do MVC.
Segundo, implementar esse conceito através de JSP e Servlet.

Após isso realmente você pode partir para um Framework.
Como o pessoal sempre diz, testa eles e vê qual você se adapta mais. Porém você pode dizer “Porra meu, eu não tenho tempo para estudar todos”. Concordo que tempo na nossa área é precioso, mas se você conhecer bem o conceito MVC, certamente você não irá levar mais que 1 dia para estudar cada framework.

O mais utilizado no mercado é o Struts 1, principalmente pelo fato dele ter sido o primeiro do ramo e existem VÁRIOS sistemas legados ainda utilizando ele. Se você quiser tirar 1 dia para olhar ele, acho que vale a pena, principalmente para ter base e comparar com os frameworks mais atuais.

Dentro os novos, eu aconselho você estudar o Struts 2 e JSF, o segundo é o “oficial” da SUN e que na minha opinião vem sendo o com maior crescimento nos últimos tempos (não se esqueça de olhar os frameworks brazucas: VRaptor e Mentawai).

Espero ter ajudado

Alguns frameworks bastante utilizados nesta vertente:

Hibernate
Struts
JSF
Seam
Spring

Existem muitos outros ainda, mas…
Qualquer um que vc queira estudar será de certa forma bastante interessante, pesquise um pouco sobre cada um deles e opte por um.

Como foi indicado já tbem te digo, conheça mesmo o modelo MVC para não ter seu entendimento prejudicado posteriormente!

abraço!

A escolha de um framework pra aprendizado é bastante dificil. MAs eu considero um ponto que é um diferencial e tanto nessa escolha: vc quer aprender pro aprender ou quer aprender pra trabalhar?!?

Se for somente para estudo, pra aprender como o Java funciona em ambiente Web e tal, sugiro partir inicialmente pra um servlet com JSP pra aprender como a tecnologia funciona (afinal, tudo se baseia em servlet). Depois, faça um HelloWorld em cada framework que vc acha que pode ser util pra vc no futuro… não adianta vc estudar um Seam agora se nem o básico de Servlet vc sabe… ainda mais quando vc pegar os frameworks com conceitos diferentes, como o JSF e e o Struts…

Se vc quer trabalhar em um lugar que, por exemplo, desenvolva em Struts, não adianta aprender JSF agora…

Já, se vc já estiver trabalhando em algum lugar que desenvolva aplicações Web, ai sim vale vc correr pro que eles usam, claro, aprendendo a base de tudo, que é o Servlet… Já imaginou se vc aprende um Spring MVC, depois parte pro Seam, depois pra algum outro e na hora de trabalhar na sua empresa vc tem que utilizar aquele framework todo baseado em Commands e Servlets espalhados por todos os lados?!?

Resumindo: defina o seu proximo marco e estude servlet! Pense nisso!!!

[quote=JavaSplinter]Alguns frameworks bastante utilizados nesta vertente:

Hibernate
Struts
JSF
Seam
Spring
[/quote]

Lembrando que desenvolvimento Web e Hibernate são coisas totalmente diferentes.
Hibernate é uma tecnologia ORM para acesso a bancos mapeando objetos…
Vc pode ter Hibernate sem ser Web!!!

Verdade…
Eu realmente me equivoquei nesta resposta, talvez por tanto ver e utilizar o Hibernate com web tenha relacionado ele.
Mas em todo caso é um framework que dever ser estudado com certeza, embora eu acredite que soluções como banco de dados OO sejam mais vantajosas e venham a ser mais utilizadas a partir de agora…

vlw pela observação!!