Oi pessoal, boa tarde… comecei um projeto freelancer e ainda estou pensando em quais tecnlogias utilizar.
Indo direto ao ponto, meu problema é a view. No meu projeto não preciso de layouts e componentes complexos, são basicamente forms, tabelas com CRUD mas estou enferrujado em estilos(css)/html, nunca trabalhei com design.
Tem algum framework que ja vem com templates para que eu altere apenas as cores sem precisar de mexer me preocupar com outros detalhes ?
Pensei em toolkits JSF e AJAX, ja trabalharam com eles ?
Tente richfaces ou primefaces, são tanto para jsf 1.2 quanto para 2.0
S
skyblue
Obrigado pelas sugestões, mas quando à performance das aplicações utilizando componentes JSF. Não fica muito ‘pesado’ ?
Eu não vou encher forms em uma pagina cheia de componentes mas mesmo assim ainda me preocupo com isso.
Att.
Hebert_Coelho
skyblue:
Obrigado pelas sugestões, mas quando à performance das aplicações utilizando componentes JSF. Não fica muito ‘pesado’ ?
Eu não vou encher forms em uma pagina cheia de componentes mas mesmo assim ainda me preocupo com isso.
Att.
Já ouvi algumas pessoas falarem que fica pesado, mas depende de como você faz.
Pq teria milhares de forms? Não vejo motivo para isso.
S
skyblue
jakefrog:
skyblue:
Att.
Oi, não seria esse o caso. São forms relativamente simples.
O que me da um certo medo é de mexer com layout e CSS, mas pelo que estou vendo vou ter que me virar um pouco no Dreamweaver pelo menos para desenvolver a parte estrutural do site.
Os componentes bonitinhos ja é trabalhos dos Faces certo ?!
Conhecem alguma boa ferramenta visual que me permita fazer o layout dos forms, posicionamento dos textfields ? ou tenho que mexer direto no html ?
Att
maior_abandonado
skyblue:
jakefrog:
skyblue:
Att.
Oi, não seria esse o caso. São forms relativamente simples.
O que me da um certo medo é de mexer com layout e CSS, mas pelo que estou vendo vou ter que me virar um pouco no Dreamweaver pelo menos para desenvolver a parte estrutural do site.
Os componentes bonitinhos ja é trabalhos dos Faces certo ?!
Conhecem alguma boa ferramenta visual que me permita fazer o layout dos forms, posicionamento dos textfields ? ou tenho que mexer direto no html ?
Att
com adds do jsf como o rich faces ou o primefaces você consegue configurar de forma bem simples (com um parâmetro no web.xml) o padrão de cores que os componentes ficam (algo mais prateado, masi vermelho, verde, etc). É tranquilo de desenvolver com estes componentes sem usar quase nada de css/javascript e da pra usar uns recursos do jquery junto.
outra alternativa que eu te indicaria seria usar o jquery, mais especificamente o jquery ui mas ai você ainda vai usar bastante js e css…
com jsf fica um pouco mais pesado sim, mas se você não fizer um monte de cagada é pouquíssima coisa, o peso maior acaba ficando no modelo mesmo, em especial como você lhe da com grandes volumes de dados na base.
S
skyblue
Oi cara, valeu pela dica… eu gostaria de tentar usando o jquery mas no momento como sou so eu o desenvolvedor e o prazo ta apertado preciso de produtividade máxima… sem sacrificar a qualidade claro.
Estou pensando em usar Richfaces, Seam 3, Drools e Hibernate. Ja trabalharam com estes ?