Qual IDE e Frameworks usar para Desktop

Sempre programei para a web utilizando IDE’s e frameworks para tal desenvolvimento, como o Struts, Mentawai, Vraptor, Flex, Eclipse, e etc…

Só que agora surgiu a necessidade de desenvolver também aplicações desktop em grande escala, alguns projetos grandes que só podem ser desenvolvidos para Desktop (por que controlam periféricos e coisas do tipo)…

Gostaria que vocês compartilhassem conosco a experiência que tiveram com desenvolvimento para Desktop. Qual framework utilizaram… qual IDE e qualquer dica a mais que possa ser útil para todos que como eu estão iniciando no mundo Desktop (não no mundo Java , pois já tenho alguma experiência)…

Desde já agradeço…

Cara particularmente para este tipo de desenvolvimento eu prefiro o netbeans, para web o eclipse e dependendo se o banco for oracle prefiro o Jdeveloper, mas enfim netbens na minha opinião.

Para persistencia pelo que tenho visto no forum tu já tem conhecimento em Hibernate com JPA que particularmente é o que eu uso e o que eu recomendaria. :stuck_out_tongue:

Agora mvc fica a teu critério ja que temos muitos. Uma dica tem um framework bem legal para manipulação de Looks, da um bom diferencial na aplicação final.

Da uma olhada aqui.

http://www.jgoodies.com/freeware/forms/

Flw.

Você pode usar qualquer IDE (Eclipse ou NetBeans). O NetBeans é interessante pra quem usa o NetBeans (derrrrrr) e pra quem curte o Matisse. O EasyEclipse também deve ter Matisse. Falando por mim, não gosto do Matisse, uso o Eclipse com o JGoodies Forms como gerenciador de layout.

Outros frameworks que você pode achar úteis:
-> todos os free do JGoodies: além do forms, validador e de binding
-> Genesis
-> Swing Application Framework (esse ficou muito bom, sou fã!).

Com isso já dá pra brincar bastante.

T+!

PS: Graças a Deus eu peguei essa thread no começo :smiley: e não deu tempo de ninguém escrever algo do tipo "usa Delphi!", "Java é ruim pra desktop", "usa delphi", "desktop em Java é feio e lento", nhénhénhé, "uSa DelphI"… :shock: :twisted:

[i]Cara eu gosto muito do NetBeans…

mais também recomendo o Eclipse e o JBuilder.[/i]