Sempre programei para a web utilizando IDE’s e frameworks para tal desenvolvimento, como o Struts, Mentawai, Vraptor, Flex, Eclipse, e etc…
Só que agora surgiu a necessidade de desenvolver também aplicações desktop em grande escala, alguns projetos grandes que só podem ser desenvolvidos para Desktop (por que controlam periféricos e coisas do tipo)…
Gostaria que vocês compartilhassem conosco a experiência que tiveram com desenvolvimento para Desktop. Qual framework utilizaram… qual IDE e qualquer dica a mais que possa ser útil para todos que como eu estão iniciando no mundo Desktop (não no mundo Java , pois já tenho alguma experiência)…
Cara particularmente para este tipo de desenvolvimento eu prefiro o netbeans, para web o eclipse e dependendo se o banco for oracle prefiro o Jdeveloper, mas enfim netbens na minha opinião.
Para persistencia pelo que tenho visto no forum tu já tem conhecimento em Hibernate com JPA que particularmente é o que eu uso e o que eu recomendaria.
Agora mvc fica a teu critério ja que temos muitos. Uma dica tem um framework bem legal para manipulação de Looks, da um bom diferencial na aplicação final.
Você pode usar qualquer IDE (Eclipse ou NetBeans). O NetBeans é interessante pra quem usa o NetBeans (derrrrrr) e pra quem curte o Matisse. O EasyEclipse também deve ter Matisse. Falando por mim, não gosto do Matisse, uso o Eclipse com o JGoodies Forms como gerenciador de layout.
Outros frameworks que você pode achar úteis:
-> todos os free do JGoodies: além do forms, validador e de binding
-> Genesis
-> Swing Application Framework (esse ficou muito bom, sou fã!).
Com isso já dá pra brincar bastante.
T+!
PS: Graças a Deus eu peguei essa thread no começo e não deu tempo de ninguém escrever algo do tipo "usa Delphi!", "Java é ruim pra desktop", "usa delphi", "desktop em Java é feio e lento", nhénhénhé, "uSa DelphI"… :shock: :twisted: