Olá amigos do fórum!
Gostaria de saber uma opinião de vcs com relação sobre qual IDE a utilizar para quem está iniciando em java, como eu. Tenho o NetBeans e o Eclipse e ainda não instalei nenhum pela dúvida. Aceito sugestões tb para outros IDE´s.
Desde já agradeço a colaboração.
Sem dúvida…
Bloco de Notas…
depois q aprendeu bem os conceitos da linguagem… parte para eclipse ou netbeans…
Eu faria o primeiro hello world e desenvolvimento de classes sem uma IDE, só para aprender como funciona o PATH e CLASSPATH do sistema. Depois disso eu partiria p/ uma IDE.
Eu recomendo o Netbeans, somente por que gostei mais dele. Para estudar, todas as boas IDEs do mercado atendem as necessidades do principiante.
Um eclipse bem configurado é otimo pra quem esta começando e não consegue configurar o CLASSPATH.
Mas uma hora temos q tomar vergonha na cara e fazer um “hello world” na mão 
Concordo com a resposta do guilherme.cq a IDE é pra facilitar o desenvolvimento e vc nao deve deixa-la fazer o trabalho por voce. recomendo o uso apenas quando tiver o dominio do funcionamento da linguagem
comece com a GEL… só pra vc se ambientar…depois vai pra uma decente…
O JCreator é ótimo para quem ta começando
Caro furutani!
Vou seguir o seu conselho, mas ainda persiste uma dúvida: Versão Pro ou LE?
Abraços!
p.s: engraçado sua foto, parece que tirou somente para postar no guj. uhauha!
flw! seja bem vindo!
Eclipse?
Dae Marco blz?
Tenho várias…
Windows:
Edit
Bloco de Notas
GNU/Linux
Kate
KWrite
VIM
No caso do KWrite e Kate eles te dão a opção de realçar o código no estilo Java.
Não inicie por uma IDE como NetBeans, Eclipse ou JCreator, primeiro elas são pesadas, pra criar poucas classe e testá-las a linha de comando se torna uma ferramenta muito útil, e segundo falo por experiência própria se você for mexer direto no NetBeans por exemplo ele te da muita coisa pronta, como completar e indentar o código, ai você não se acostuma a digitar por preguiça já que em java os comandos são ENORMES exemplo: getContentPane().getMaximumSize();, e isso vc tem que aprender não decorar.
Abraço!!
A IDE mais apropriada até você virar um Java Guru é o papel.
Depois que virou um Guru, dê-se o prazer de usar um eclipse da vida, ou netBeans.