Qual IDE usar?

4 respostas
D

Bom dia, galera. eu sou programador Delphi a quase dois anos e resolvi agora aprender java tambem, pelos simples motivos : é uma linguagem multiplataforma, me permitindo fazer aplicaçoes até para celulares, roda em mac, roda na web com applets e essas coisas que todos voces ja sabem.
como eu nao sei exatamente nada, eu queria perguntar aos mais experientes, qual ide usar, eu ja dei uma olhada no jbuilder da borland, mas detestei, pelo fato dele ser lento, nao ter muita opçao de componentes e nao ser de facilidade para movimentar os componentes(visuais) na tela. eu gostaria de algo que fosse tipo o delphi, ou até mesmo o visualbasic, pois estou interessado em programaçao visual assim como delphi e vb, sabe? poe o componente na tela(nao sei como vcs chamam a tela em java, em delphi é form) e clica duas vezes no componente e coloca o comando que for (isso para um botao).
s
e alguem puder me indicar um IDE desse tipo ou quase assim, ficarei agradecido. ah, por favor tentem indicar algo barato.

4 Respostas

Rafael_Steil

Bom, antes de mais nada voce vai precisar se acostumar com o formato do Java. Desenhar aplicacoes graficas eh rlativamente difernete de fazer do delphi ou vb.
O fato de voce ter tido problemas com o JBuilder eh nao ter selecionado o chamdo “layout manager” correto, mas nao cabe explicar aqui o funcionamento dos layout managers.
O JBuilder contem uma enorme quantidade de componentes, mas somente na versao Enterprise, que custa alguns milharesd de reais.

Ferramentas RAD conhecidas sao o JBuilder, Forte, Netbeans e o Sun One Studio, e nenhum vai rodar direito em um P2 400 com 128 de ram, por exemplo. Sim, sera necessario muita memoria RAM e processamento para rodar adequadamente tais ferramentas, por serem bastante completas e grandes.

Enfim, recomendo aprender a linguagem Java em si ( o funcionamento da orientacao a objetos, sintaxe, tipos de componentes graficos ) antes de sair mexendo com uma ferramenta visual.