Qual IDE usar?

4 respostas
D

Bom dia, galera. eu sou programador Delphi a quase dois anos e resolvi agora aprender java tambem, pelos simples motivos : é uma linguagem multiplataforma, me permitindo fazer aplicaçoes até para celulares, roda em mac, roda na web com applets e essas coisas que todos voces ja sabem.
como eu nao sei exatamente nada, eu queria perguntar aos mais experientes, qual ide usar, eu ja dei uma olhada no jbuilder da borland, mas detestei, pelo fato dele ser lento, nao ter muita opçao de componentes e nao ser de facilidade para movimentar os componentes(visuais) na tela. eu gostaria de algo que fosse tipo o delphi, ou até mesmo o visualbasic, pois estou interessado em programaçao visual assim como delphi e vb, sabe? poe o componente na tela(nao sei como vcs chamam a tela em java, em delphi é form) e clica duas vezes no componente e coloca o comando que for (isso para um botao).
s
e alguem puder me indicar um IDE desse tipo ou quase assim, ficarei agradecido. ah, por favor tentem indicar algo barato.

4 Respostas

Rafael_Steil

Bom, antes de mais nada voce vai precisar se acostumar com o formato do Java. Desenhar aplicacoes graficas eh rlativamente difernete de fazer do delphi ou vb.
O fato de voce ter tido problemas com o JBuilder eh nao ter selecionado o chamdo “layout manager” correto, mas nao cabe explicar aqui o funcionamento dos layout managers.
O JBuilder contem uma enorme quantidade de componentes, mas somente na versao Enterprise, que custa alguns milharesd de reais.

Ferramentas RAD conhecidas sao o JBuilder, Forte, Netbeans e o Sun One Studio, e nenhum vai rodar direito em um P2 400 com 128 de ram, por exemplo. Sim, sera necessario muita memoria RAM e processamento para rodar adequadamente tais ferramentas, por serem bastante completas e grandes.

Enfim, recomendo aprender a linguagem Java em si ( o funcionamento da orientacao a objetos, sintaxe, tipos de componentes graficos ) antes de sair mexendo com uma ferramenta visual.
Aqui no GUJ ha varios tutoriais que irao lhe ser muito uteis.

Rafael

D

Olha, eu sei que muitas pessoas aqui no GUJ nao concordam, mas se vc esta comecando, entao eu sugiro que voce nao utilize (pelo menos no inicio) uma IDE. Entenda os pormenores da linguagem – principalmente no que diz respeito a interface grafica… entenda primeiro como a magica eh feita; isso vai te deixar ate mais seguro se quiser usar uma IDE depois.

Eu, particularmente, nao gostei de nenhuma IDE (eu tentei usar, eclipse e NetBeans).
Prefiro usar o jEdit e alguns plug-ins que dao conta direitinho do recado (mesmo para grandes projetos).

Entretanto, isso eh uma escolha particular.
Se vc esta usando uma maquina nem tao robusta… esquece… a demora vai te deixar louco.

Alexandre

Eu tb recomendo, pra quem esta começando na linguagem,
a nao usar uma IDE, justamente pq seria bom vc primeiro
aprender a linguagem, para depois sim usar uma IDE, mas não
gosto dakelas que facilitam muito o trabalho, tipo JBuilder, o bom
é vc fazer na mão, te aconselharia o Eclipse…

N

Se você está começando a programar Java, você realmente não deveria começar com uma IDE (opinião pessoal).

Aconselho a você aprender os conceitos da linguagem, como já foi comentado, e direcionar seu aprendizado para aplicações Web, uma tendência natural de qualquer desenvolvedor Java de hoje.

Após trabalhar com algumas IDE’s como JBuilder, JDeveloper, optei por utilizar um editores de texto como o EditPlus, buscando até um aperfeiçoamento de meus conhecimentos, deixando as facilidades das IDE’s de lado.

Tendo investido um bom tempo em aprendizado, refazendo tarefas que as IDE’s proporcionam, resolvi procurar uma IDE que me facilitasse o trabalho. Através do GUJ, conheci o Eclipse, e de cara ele resolveu um problema que eu nem sabia que existia em meu projeto, devido ao seu recurso de manter as classes compiladas; parabéns Eclipse.

Para um iniciante, eu aconselharia a utilização do Eclipse. Mas para desenvolvimento de aplicações profissionais, uma IDE mais completa se faz necessário quando tempo custar dinheiro.

Tenho uma certa frustração quando vejo que o Eclipse não tem (ainda, ou desconheço) facilidades para manipulação de EJB’s, deployment descriptors, entre outros. O seu layout é bem bonitinho, e seu conceito de interface beira a perfeição, mas suas funcionalidades ainda são restritas.

Criado 25 de março de 2003
Ultima resposta 25 de mar. de 2003
Respostas 4
Participantes 5