Qual IDE utilizar ?!?!?

19 respostas
J

aew galera como devem ter percebido em outros topicos que criei estou iniciando no java por agora!! mas não pretendo desistir e futuramente me tornar um programador de verdade!

tipo estou com a seguinte duvida! qual IDE eu devo utilizar para criar a parte grafica!??? vcs recomendam ou não recomendam eu usar editores graficos ?

eu devo criar a parte grafica manualmente ou usando editores?

vlw
t+

19 Respostas

rissato

pra desktop, use o netbeans…

nbluis

Use o bloco de notas.

homisinho

Cara, eu sou iniciante tbm… e o netbeans ta me dando uma ajuda e tanto…

_Renatu

Enquanto se considerar iniciante, use editores simples como bloco de notas e o TextPad. Parta para IDE’s quando já tiver firmeza com a programação, e pode esperar que isso demora um pouco.

Ratao

Use todas que puder, depois veja em qual melhor se adaptou e comece a trabalhar com essa.

raci0nal

Creio que o caminho que eu fiz foi bom e recomendo.

Comecei programando 100% na mão, as telas e tudo mais.
Isso me permitiu entender como as coisas realmente funcionam.

Hoje, utilizo o Matisse no NetBeans para desenhar as telas, mas em qualquer ocasião tenho o conhecimento de saber o que arrumar, ou o que alterar.

Começar direto com um “desenhista” de janelas, pode te privar de saber várias coisas…
Um exemplo comum são programadores que fazem “eventos” em suas telas e eles funcionam!!.. mas não sabem se quer o que é um ActionListener.

Abraços,

Marcos A. C. Jordão’’

vanzella

hauahuah, muito boa, se usar vai aprender bem mesmo. :lol:

jurunaloco

use o NetBeans ;D

também recomendo o JCreator para estudo , leve e rapido :slight_smile:

Andre_Brito

Apoiado.

filipeandrep

Para começar somente o bloco de notas, javac e olhe lá… depois vai de acordo com o gosto e gosto é igual a pescoço cada um tem o seu. Eu gosto muito do NetBeans.

raci0nal

No ditado que eu conhecia, o membro do corpo utilizado não era pescoço hehehehehehe
Muito bem substituido por sinal… afinal aqui é um fórum de respeito! rs

Falow

J

po vlw mesmo galera!! ja tinha pensado nisso pq as IDE fazem tudo pra vc e vc acaba não sabendo o principal da programação !

mas alguem ai poderia me indicar um bom tutorial sobre swing ou awt?!?!

pq tipo quero fazer algunas janelas mais bem elaboradas e não consigo pois não conheço os metodos para incrementar atribuições aos campos, por exemplo localidades mais especificas!

flw
vlw

J

ah outra duvida!!

o JCreato não da suporta para edição grafica não néh ?

flw
t+

neohacker

Pode começar usando o JCreator ou tem também o JEdit, é importante porque você vai entender bem como funciona o Layout Manager.

Bons estudos kra … 8)

maior_abandonado

apostilazinha legal pra começa a cria suas janelas, de quebra um poco de banco de dados no final…

http://www.apostilando.com/download.php?cod=2547&categoria=Java

como tb so iniciante, de vez em quando recorro a ela,

aconselho tb vc usa o editor grafico la, só no começinhu assim pra começo pra ver as coisa funcionando, tipo, vc ve la de adiciona os evento, ve la uma lista enorme, adiciona um, ve o q q ele faz (esses eventos vao te da um metodo criado, ai nele vc coloca um JOptionPane pra vc ver o q q disparo o evento, mexe o mouse, clica, etc), isso com varios deles, ai depois de vc ja saber alguns, tipo, liga o nome do evento a funcionalidade dele, parte pro codigo e começa a fazer digitando o comando mesmo (ve la o codigo gerado anteriormente, procura entende-lo e fazer ± igual, e procura deixa algumas modificações suas…)

com o tempo vc nao vai ta mais precisano consulta apostila…

maior_abandonado

kkkkk

a proposito…esse editorzinho grafico q eu to falando, é akele editor la do net beans…

o problema dessa ide é q vc precisa de uma memoria ram consideravel…

fabiel

100% eclipse

ckitano

Net Beans!
A parte de swing dele eh muito interessante…
abraço

jurunaloco

o JCreator é uma boa ferramenta, simples para trabalhar com JARs externos (classpath)
mas se for mecher na parte gráfica tem que ser no braço
recomendo para estudo!

NetBeans pra swing é muito bom, teste o matisse pra vc ver :wink:
o JDeveloper da Oracle também é “bonzin”

Criado 17 de setembro de 2007
Ultima resposta 19 de set. de 2007
Respostas 19
Participantes 15